ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima – Bali, Poznan, Copenhague
Estratégia de 2 anos dos governos locais de Bali (COP 13) a Poznan (COP14) e Copenhague (COP 15).

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2007 (COP-13) em Bali, Indonésia, determinou um “Mapa do Caminho” para os países rumo a um acordo Pós-Kyoto para o período posterior a 2012. Esse acordo, que vem sendo construído desde a COP-14 em Poznan, deve estar finalizado durante a próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas a ser realizada em Copenhague em dezembro de 2009.

Prefeitos e governos locais, como o nível de governo mais próximo do cidadão, são cruciais no combate aos efeitos causados pelas mudanças climáticas. Os governos locais possuem um alto potencial para atingir substanciais reduções de emissões em suas áreas, desde que providos das ferramentas legais e recursos humanos e financeiros necessários.

Dessa forma, são essenciais para garantir que objetivos internacionais de redução de emissão de gases de efeito estufa sejam atingidos e que medidas efetivas de adaptação às mudanças climáticas sejam tomadas. [Leia mais...]
  
Acesse o link internacional do projeto:
http://www.iclei.org/climate-roadmap


COP Decision
As Sessões de Governos Locais pelo Clima (LGCS) aconteceram em 2008, durante a Conferência Quadro sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, em Poznan, Polônia. As sessões foram organizadas em conjunto com os parceiros do projeto “O Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima”. Com mais de 430 participantes, a delegação de governos locais foi uma das maiores delegações presentes na COP14.

O principal escopo desta sessão foi transmitir a mensagem de que cidades e governos locais do mundo são recordistas em ações voluntárias relacionadas às mudanças climáticas. Assim, as nações devem reconhecer o papel dos governos locais e utilizar estas contribuições para construir, em parceria com os governos locais, suas estratégias para a elaboração de políticas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Durante a Conferência foi proposta uma minuta de texto perante a Plenária da UNFCCC para o reconhecimento do papel das cidades e  autoridades locais na implementação destas Estratégias e Planos Nacionais. Neste documento as organizações de governos locais pleiteiam às Partes e à Conferência das Partes, em nome dos Governos Locais, a inclusão do desenvolvimento e implementação de políticas locais na agenda da UNFCCC, o fortalecimento da cooperação com as cidades e autoridades locais, a facilitação de sua participação nas Conferências, maior capacitação e o reconhecimento de seu papel. (COP Decision em português

O documento está aberto a sugestões através do email clima-roadmapbrasil@iclei.org até 5 de outubro de 2009. Participe, dê sua contribuição! As sugestões serão levadas em consideração para a publicação de um documento final em novembro de 2009.


spacer
Pesquisar
 

spacer