ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Rede Latino Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados
ReLASC é uma iniciativa regional de rede na América Latina, sustentada e apoiada por organizações públicas e privadas, que visa estimular a produção, disseminação e o intercâmbio de conhecimentos e informações sistematizadas no âmbito da gestão e da revitalização de áreas contaminadas e da prevenção da contaminação de solos e águas subterrâneas.

Este projeto que foi iniciado em 2005 com o patrocínio da Cooperação Internacional do Governo Alemão (GTZ) e implementado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) está sendo administrado pelo Escritório de Projetos no Brasil entre 2008 e 2009.  Os participantes do projeto são Argentina, Brasil (por meio da CETESB), Chile, México, e Uruguai.

A rede tem como propósito trazer diversos benefícios para seus membros, como a provisão de informações relevantes e de qualidade, estratégias de promoção da rede, oferta de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e organizacional, facilitação de intercâmbio prático de experiências e facilitação na elaboração e realização de projetos compartilhados.

O ICLEI como gestor da rede, propôs alcançar os seguintes objetivos:

  • Desenvolver ações e promover mudanças que liderem melhorias na prevenção e gerenciamento de áreas contaminadas.
  • Trazer a questão de gerenciamento de áreas contaminadas para os níveis local, estadual e nacional.
  • Suportar a visão que a questão de áreas contaminadas tem o mesmo nível de significância para o desenvolvimento sustentável que a questão climática e de proteção das águas.
  • Levar a questão de áreas contaminadas a ser representada em termos de políticas púbicas em todos os níveis de governo.
  • Suportar decisões e ações em nível local referentes ao assunto.
  • Encorajar e habilitar a troca de experiência e cooperação entre autoridades locais com grupos de stakeholders e com experts no assunto.
  • Fortalecimento e operacionalização do website da ReLASC, providenciando bases para a troca de informações técnicas.
  • Fortalecer a troca de experiências e conhecimentos.
spacer
Pesquisar
 

spacer