ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer

Bem-vindos ao portal do Secretariado para América do Sul do ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade

Edital de Convocação da Assembléia Geral Oordinária
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Ibiraçu, 226 – Vila Madalena, CEP 05451-040, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral ordinária, que será realizada na sede do Iclei-Brasil, no dia 18 de março de 2014, no horário e Ordem do Dia, conforme segue abaixo:

Primeira chamada às 17:30 hrs, e/ou em Segunda Chamada às 18:00 hrs, com a seguinte ordem do dia:

a)  Planejamento e cronograma para 2014
b)  Análise prévia do exercício fiscal de 2013
c)  Prospecções e perspectivas
d) Informes gerais

Veja Edital de Convocação.
Processo Seletivo - Contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos” - Encerrado
O ICLEI - Secretariado para América do Sul anuncia o encerramento do Processo Seletivo nº02/2014 para contratação de consultoria técnica para o Projeto “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos”.

Após as análises das propostas recebidas, de acordo com os procedimentos descritos no Termo de Referência 02/2014, comunicamos que a consultoria selecionada para a prestação dos serviços foi a Pangea Capital.

Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e envio das propostas.
Processo Seletivo - Contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva”
Está aberto processo de concorrência para contratação de serviços técnicos para desenvolvimento de plataforma eletrônica (website) sobre compras públicas sustentáveis e inovação.

A empresa/consultor trabalhará no âmbito do Projeto Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva, sendo os Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) os principais beneficiários.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa/consultor estarão relacionadas ao desenvolvimento de uma plataforma online colaborativa sobre compras sustentáveis e inovação em parceria com o MP, para disseminação de boas práticas, ferramentas, metodologias e promoção de aprendizado e diálogo entre atores relevantes.

Para mais informações consulte o Termo de Referência. As propostas deverão ser enviadas até às 18:00 horas, do dia 24 de março de 2014, de acordo com o Termo de Referência.
Processo Seletivo - Contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos”
O ICLEI- Secretariado para América do Sul- anuncia o início do processo seletivo para prestação de consultoria técnica para Revisão técnica da metodologia de estimativa de emissões de gases de efeito estufa desenvolvidas para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo pela Useful Simple Projects que constituirá parte do apoio técnico dados às cidade participantes do Projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivo. Detalhes sobre o conteúdo e o processo de seleção seguem no Termo de Referência.

O metodologia de estimativa de emissões auxiliará as cidades a terem mais mecanismos para elaborar cenários e compor o quadro de ferramentas do projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos, que ambiciona promover estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa e a adoção de tecnologias de baixo carbono através da gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos usando eventos, jogos da Copa de 2014 e Olimpíadas 2016 como catalisadores de resultados.  O projeto está sendo implementado pelo ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade- Secretariado para América do Sul, tendo a Useful Simple Projects como parceiro e contando com o apoio financeiro da Embaixada Britânica em Brasília.

As propostas deverão ser enviadas até às 18:00 horas, do dia 10 de Março de 2014.
Processo Seletivo Consultor Resíduos Sólidos - Encerrado
O ICLEI - Secretariado para América do Sul anuncia o encerramento do Processo Seletivo nº01/2014 para contratação de consultoria técnica para o Projeto “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos”.

Após as análises das propostas recebidas, de acordo com os procedimentos descritos no Termo de Referência 01/2014, comunicamos que a consultoria selecionada para a prestação dos serviços foi a Giral Desenvolvimento de Projetos Ltda.

Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e envio das propostas.
Visita Técnica sobre Compras Sustentáveis e Inovação – Reino Unido
Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2014, o ICLEI realizou uma visita técnica ao Reino Unido no âmbito do Projeto “Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva”, que conta com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília.

A visita teve como principal objetivo apoiar a melhoria da capacidade técnica e institucional de representantes do governo brasileiro, com foco na inserção de atributos de sustentabilidade nas compras públicas para promover a eficiência econômica, inovação e também reduzirem impactos ambientais e sociais. Além de representantes dos Ministérios beneficiários do Projeto, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Correios também participaram da visita.

Leia a notícia completa.
PROCESSO SELETIVO - Consultor para Relatório Técnico em Resíduos Sólidos
O ICLEI- Secretariado para América do Sul- anuncia o início do processo seletivo para prestação de consultoria técnica para elaboração de relatório técnico que constituirá a base de Manual sobre Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos. Detalhes sobre o conteúdo e o processo de seleção seguem no Termo de Referência.

O manual faz parte do projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos, ambiciona promover estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa e a adoção de tecnologias de baixo carbono através da gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos usando eventos, jogos da Copa de 2014 e Olimpíadas 2016 como catalisadores de resultados.  O projeto está sendo implementado pelo ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade- Secretariado para América do Sul, tendo a Useful Simple Projects como parceiro e contando com o apoio financeiro da Embaixada Britânica em Brasília.

As propostas deverão ser enviadas até às 18:00 horas, do dia 06 de Fevereiro de 2014.
DECLARAÇÃO DE SOLIDARIEDADE A BOGOTÁ
Nos manifestamos frente à recente destituição do Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, expressando nossa solidariedade a este mandatário, e nosso apoio à população bogotana, que o elegeu por voto popular.

Veja aqui a Declaração do ICLEI
Sorocaba conquista o 1° lugar no Programa Município VerdeAzul
Crédito: Zaqueu Proença
No dia 10 de dezembro, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo, o lançamento do Ranking Ambiental Paulista 2013, no 6º ano do Programa Município VerdeAzul, que celebrou avanços consideráveis na política ambiental do Estado de São Paulo. O Programa analisou atividades realizadas na área ambiental pelos munícipios durante o ano de 2013, e concedeu a 67 entre os 489 municípios participantes, o selo ambiental por atingirem uma nota mínima de 80 (0 a 100).

Confira notícia completa.
Primeiro Seminário Internacional de Networking Urban LEDS

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a cidade de Nelson Mandela Bay, África do Sul, sediou o primeiro Seminário Internacional de Networking Urban LEDS, reunindo representantes de 17 cidades envolvidas no programa. O Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS) é realizado pelo ICLEI em parceria com a ONU-Habitat e tem como objetivo realizar ações que reduzam a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas.

Leia notícia completa.

Confira alguma fotos do evento.
Varsóvia abre caminho para o engajamento de governos locais e subnacionais nas negociações de 2015, em Paris
Na recém-terminada Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, os países decidiram avançar no engajamento dos governos locais no regime climático global.
As decisões incluem (1) a facilitação do intercâmbio de experiências e boas práticas entre as autoridades locais e subnacionais, identificando e implementando oportunidades de mitigação das emissões de GEE e adaptação aos impactos adversos das mudanças climáticas, e (2) a organização de um fórum específico no âmbito da Conferência Climática das Nações Unidas em Bonn, que se realizará em Junho de 2014.

Leia notícia completa da COP19/CMP9.
Seminário "Compras Públicas Sustentáveis: Metodologias e Práticas"
Clique para abrir o banner.
À convite da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o ICLEI irá realizar de forma conjunta, o Seminário ''Compras Públicas Sustentáveis: Metodologias e Práticas", com palestra da consultora do ICLEI, Fabiana Barbi.

O seminário faz parte da Agenda Municipal de Sustentabilidade anunciada pela Prefeitura, em setembro, que tem como objetivo dar continuidade nas atividades relacionadas à compras públicas sustentáveis na cidade.
Ban Ki-Moon: “Precisamos que os prefeitos nos tragam as soluções”

No dia 21 de novembro, foi inaugurado o primeiro Dia das Cidades no Segmento de Alto Nível da 19° Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Entre líderes, Ministros Nacionais e Prefeitos, estiveram presentes, Marcin Korolec, Presidente da COP19/MOP9, Ban Ki-Moon, Secretário Geral das Nações Unidas, Christiana Figueres, Secretária Executiva da UNFCCC, David Cadman, Presidente do ICLEI, Geraldo Júlio de Mello Filho, Prefeito de Recife e Gustavo Petro, Prefeito de Bogotá.

Saiba mais.
Transmissão via Webcast do Dia das Cidades na COP-19
A 19° Conferência das Partes da Convenção Quadro das nações Unidas sobre Mudanças Climáticas chega à metade da segunda semana e se aproxima do Dia das Cidades, que ocorre no dia 21 de Novembro.

A iniciação dos eventos do dia 21 será inaugurada com o diálogo entre Ministros e Prefeitos e será transmitido em tempo real via Webcast.

Para ter acesso, entre na sessão Webcast disponível no site oficial da COP19.

Confira programação completa do Dia das Cidades.

Redes de Cidades ICLEI promove diálogos para intensificar a ação local em Varsóvia
Na 19ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19/CMP9), que teve início no dia 11 de novembro em Varsóvia, as cidades estarão no centro das negociações climáticas, ao invés de na periferia - um resultado direto e positivo de anos de defesa dos governos locais.

Com o inédito Dia de Cidades em 21 de Novembro, a inauguração dos diálogos entre Ministros e Prefeitos, a oficina ADP sobre urbanização sustentável e inúmeros outros eventos paralelos sobre cidades, as cidades têm agora firmemente cimentado seu papel como atores governamentais na arena climática global.

Saiba mais sobre a COP19, a participação dos governos locais e do prefeito da cidade Recife.
Lançamento do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG)
Foi lançado no dia 7 de novembro, o SEEG, Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, que permite a consulta de dados sobre diferentes setores, como agropecuária, energia, mudanças de uso da terra, processos industriais, resíduos, e sobre as emissões totais do Brasil, de 1990 a 2012.

O SEEG foi lançado no Seminário Emissões Brasileiras de Gases do Efeito Estufa, realizado pelo Observatório do Clima, que reúne 35 organizações não governamentais e da sociedade civil, o qual o ICLEI é um dos fundadores e foi representado no evento por Florence Laloe, Secretária Executiva do Secretariado para América do Sul.

Saiba mais.
III Seminário de Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente – Prefeitura de Sorocaba
Na primeira semana de novembro, a Prefeitura de Sorocaba, junto a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sindicato Rural e o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), realizam o III Seminário de Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente. O evento terá como tema principal a importância da interação entre agricultura, urbanização e meio ambiente, para o desenvolvimento da cidade.

Confira no site da Prefeitura de Sorocaba.
Programa BH Mais Verde - 3° Módulo
No começo do novembro, domingo (3), o prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, deu início ao terceiro e último módulo do projeto BH Mais Verde, lançado em 2011, que consiste na plantação de 54 mil árvores no período de 3 anos. Até agora, já foram plantadas aproximadamente 33 mil mudas pela capital.

Confira no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Congresso África 2013 - Soluções Climáticas Locais
No dia 30 de outubro, foi dado início, pelo Vice Presidente da Tanzânia, Dr. Mohamed Ghalib, o Congresso África 2013 – Soluções Climáticas Locais. O evento desse ano contou com a presença de 300 governos locais e teve como abordagem principal as possibilidades para um desenvolvimento constante de áreas urbanas resilientes, economia verde e ações inovadoras, como a exploração dos desafios integrados sobre água, energia e saúde alimentar.


O acontecimento foi uma ótima oportunidade para a Tanzânia na sua luta e adaptação em relação às mudanças climáticas. Na ocasião,120 prefeituras assinaram a Carta de Adaptação de Durban e aproximadamente 50 assinaram o Pacto da Cidade do México, sendo a maior parte dos líderes da própria Tanzânia.

O evento foi sediado pela cidade de Dar es Salaam e pelo ICLEI África.

Confira programação completa no site do evento.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA ICLEI - BRASIL
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 21 de Outubro de 2013, às 10:00 horas, em seu escritório situado à Ibiraçu, 226, Vila Madalena  – São Paulo-SP.

A reunião terá como finalidade:

1.  Nomeação e posse da nova diretoria e membros do Conselho;

2.  Outros assuntos de interesse da sociedade
Nos termos do artigo 12, parágrafo 1º do Estatuto Social, as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes ou representados, ressalvadas as previsões específicas contidas no parágrafo único, do artigo 13.


Acesse aqui a convocação
Resultado da Seleção 003/2013 para contratação de consultoria técnica para o Projeto Urban LEDS
Informamos o encerramento do processo de seleção nº 003/2013 para contratação prestação de serviços técnicos em processos de formulação de políticas públicas na área ambiental, mudanças climáticas, para o Projeto Urban LEDS. 

Após as análises das propostas recebidas, de acordo com os itens estabelecidos no Termo de Referência, comunicamos que o vencedor do processo foi a empresa ACJ - Soluções Ambientais. Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e pelo envio de propostas.
Relatório de Diretrizes aos Planos de Gestão de Logística Sustentável
No âmbito do Projeto “Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva”, que conta com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília, o ICLEI elaborou o Relatório de Diretrizes aos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O relatório apresenta boas práticas e diretrizes para apoiar os órgãos públicos no desenvolvimento do seu PLS, conforme determinado pela Instrução Normativa nº10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MP (IN nº10/2012) e legislação correlata. O PLS configura-se como uma importante ferramenta de planejamento com o objetivo de estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos dos órgãos governamentais.

O relatório está disponível para download aqui.
Cidades Brasileiras estão convidadas a participar da Hora do Planeta: O Desafio das Cidades
O Desafio das Cidades 2013/2014 está lançado, convidamos as cidades Brasileiras a tomarem parte nesta jornada inspiradora! 

Hora do Planeta: O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC), da Rede WWF, em parceria com o ICLEI, oferece a cidades a oportunidade de atuar como modelos inspiradores de desenvolvimento urbano sustentável para cidades ao redor do globo. Serão escolhidas três cidades finalistas no Brasil, entre as quais uma será a Capital Nacional da Hora do Planeta e competirá com cidades de outros 16 países pelo título de Capital Global da Hora do Planeta. 

Veja o folder do Desafio das Cidades

Saiba mais aqui
Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas 2013
Com o recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), demonstrando uma situação preocupante sobre às ações humanas relacionadas à mudança climática, o World Mayor Summit on Climate Change, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de Setembro em Nantes, França, uniu cidades e regiões para firmar seu compromisso de incrementar ações contra alterações climáticas.

A Declaração de Nantes foi adotada com o suporte de 50 prefeitos de 30 países e mais de 20 redes regionais e globais de governos locais e subnacionais.


Saiba mais sobre o evento aqui

Veja a Declaração de Prefeitos
IPCC alerta que o mundo precisa agir
O Observatório do Clima divulgou no Estadão nesta sexta-feira um artigo sobre o novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Acesse no site do Estadão ( )

O sumário para Tomadores de Decisão deste primeiro volume já está disponível

O relatório completo será disponibilizado na próxima semana e os três próximos volumes deste 5º relatório (2. Impactos, adaptação, vulnerabilidade, 3. Mitigação, 4. Relatório Síntese) serão lançados no próximo ano, respectivamente em março, abril e outubro.
Realização do V Encontro Internacional da Governança da Água - 2013
Diante da necessidade dos governos locais compreenderem os desafios relacionados à água, o ICLEI  colabora com a divulgação do IV Encontro GovÁgua em 2013, foi realizado entre os dias 24 e 26/09, na Universidade de São Paulo.

O Encontro enfatizou o contexto ibero-americano propondo ampliar o conhecimento sobre as diversas experiências nacionais de governança, abrindo-se um espaço para pensar formas inovadoras de gestão, balanceando os vários interesses e realidades políticas, e colocando a temática das mudanças climáticas como um aspecto que assume crescente relevância em análises transversais e interdisciplinares.

Para mais informações acesse: http://govamb4.wix.com/4govagua
Contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono Urban-LEDS”
O ICLEI contrata prestação de serviços técnicos em processos de formulação de políticas públicas na área ambiental, mudanças climáticas, para o Projeto Urban LEDS.

Acesse o Termo de Referência do trabalho aqui
Congresso Nacional ICLEI México 2013
O Congresso Nacional do ICLEI México 2013, aconteceu em Oaxaca, México, entre os dias 28-30 de agosto de 2013. O evento reuniu diferentes experiências de governos locais relacionadas à Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Resiliência Urbana. Saiba mais sobre o Congresso Nacional do ICLEI México 2013 no website do ICLEI MECS.
RexCom LAC se Reúne na Cidade de Puebla
Entre os dias 25 e 26 de agosto, os membros do Comitê Executivo Regional para América Latina e Caribe do ICLEI (RexCom LAC), se reuniram na Cidade de Puebla, México para discutir as regras de funcionamento, bem como a agenda estratégica para cada um dos portfólios do ICLEI.

Saiba mais sobre a reunião do RexCom aqui
Sorocaba Apresenta Projeto Urban LEDS para População Local
No último dia 10 de setembro, ocorreu na prefeitura de Sorocaba o lançamento do projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes). O evento reuniu representantes da academia, setor privado e sociedade civil interessados no tema do desenvolvimento local de baixo carbono, além de diversas autoridades da Prefeitura como a vice-prefeita e secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), Edith Maria Di Giorgi, o vereador Jessé Loures, os secretários Clébson Ribeiro (Parcerias), José Simões (Educação), Francisco Moko Yabiku (Esporte), Aurílio Caiado (Finanças), Geraldo Almeida (Desenvolvimento Econômico), além do presidente do Parque Tecnológico, Vitor Lippi, e Flaviano Agostinho de Lima, do Núcleo de Planejamento.

Veja mais no site da Prefeitura Municipal de Sorocaba
Projeto Urban LEDS realiza Seminário Nacional em Recife
No dia 03 de setembro de 2013, no âmbito do Projeto Urban-LEDS, o ICLEI realizou em parceria com a Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Seminário Nacional : Desenvolvimento de Baixo Carbono e Cidades Sustentáveis. O seminário reuniu representantes das 8 cidades participantes do projeto Urban-LEDS no Brasil para introduzir os temas mudanças climáticas e desenvolvimento urbano de baixo carbono nos contextos global, nacional, estadual e local. Os participantes puderam ouvir também acadêmicos sobre o tema, além de trocar experiências municipais por meio de apresentações de práticas já implementadas pelas cidades participantes do Projeto.

Veja aqui mais informações, programas, apresentações e fotos.
São Bernardo do Campo Anuncia Adesão ao ICLEI e Lança Agenda Municipal de Sustentabilidade
No último dia 5 de setembro, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo lançou a Agenda Municipal de Sustentabilidade. À ocasião, o Prefeito Luiz Marinho assinou o Decreto nº 18.624, estabelecendo a agenda e uma série de programas que incluem considerar critérios de sustentabilidade nas contratações de serviços, obras e materiais pelo poder público municipal, a Coleta Seletiva Interna, a troca de galões por filtros de água nos prédios públicos e a implantação da Carona Solidária entre os servidores municipais.

Veja mais no site da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Acesse aqui o Decreto Municipal 18.624
Recife cria Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas
No último dia 3 de Setembro, a Prefeitura da Cidade do Recife formalizou a criação do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, que será formado por seis secretarias, e de instituições da sociedade civil a serem convidadas, com a missão de estabelecer metas para o enfrentamento ao aquecimento global. O prefeito Geraldo Julio assinou decreto criando o comitê durante a abertura Seminário Nacional Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e Cidades Brasileiras Sustentáveis, realizado pela Prefeitura em parceria com o ICLEI no âmbito do Projeto Urban LEDS.

Veja mais no site da Prefeitura da Cidade do Recife
Novo Endereço do ICLEI-Brasil
Informamos o novo endereço do escritório do ICLEI - Brasil:
Rua Ibiraçu, 226
Vila Madalena - 05451-040
São Paulo, SP, Brasil
Telefones: (11)50843079 / 50843082
Email: iclei-sams@iclei.org
NOTÍCIAS
Acesse nosso arquivo
spacer
Pesquisar
 

Junte-se ao ICLEI!
Faça parte de nossa rede pioneira de governos locais pela sustentabilidade. Para maiores informações sobre como tornar-se membro do ICLEI entre em contato com membros-sams@iclei.org
Portal sobre Gestão de Resíduos Sólidos

Acesse aqui o Portal do ICLEI sobre Gestão de Resíduos Sólidos: www.iclei.org.br/residuos

Congresso Mundial 2012!
O  primeiro Congresso Mundial ICLEI na América Latina terminou no dia 17 junho em Belo Horizonte, Brasil, com uma forte mensagem à Rio+20. O Congresso recebeu 1664 participantes de mais de 70 países. Recebemos 259 palestrantes e moderadores em 45 sessões. As apresentações, fotos e notícias estão disponíveis no website do Congresso.
spacer