ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Arquivo de Notícias
Lançamento do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG)
Foi lançado ontem, 7 de novembro, o SEEG, Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, que permite a consulta de dados sobre diferentes setores, como agropecuária, energia, mudanças de uso da terra, processos industriais, resíduos, e sobre as emissões totais do Brasil, de 1990 a 2012.

O SEEG foi lançado no Seminário Emissões Brasileiras de Gases do Efeito Estufa, realizado pelo Observatório do Clima, que reúne 35 organizações não governamentais e da sociedade civil, o qual o ICLEI é um dos fundadores e foi representado no evento por Florence Laloe, Secretária Executiva do Secretariado para América do Sul. Na oportunidade, Florence ressaltou a importância de um olhar mais abrangente em relação à forma como trabalhamos com resíduos: “Precisamos pensar a questão dos resíduos não como um problema apenas de limpeza e tratamento, mas sim coma perspectiva para uma gestão integrada, o que permitirá uma maior redução das emissões, como por exemplo, na reciclagem e na cadeia do material”.

Como resultado desses levantamentos, o Observatório identificou uma mudança no perfil das emissões de GEE no Brasil durantes os últimos 12 anos. A redução do desmatamento na Amazônia é um dos principais fatores ligados à diminuição de emissões em relação às mudanças no uso do solo. Em 1990, o país emitiu 815,8 milhões de toneladas referidas ao desmatamento, o que em 2012 representou a emissão de 476,5 milhões de toneladas.

Em contra partida, o setor de energia que em 1990 era responsável por 193,1 milhões de toneladas de gás carbônico, hoje aponta a um número de 436,7 milhões de toneladas, o que deve aumentar nos próximos anos, devido à prioridade do plano do Ministério de Minas e Energia nos investimentos em combustíveis fósseis.

O SEEG será apresentado pelo Observatório do Clima na COP19, Varsóvia, na Polônia, no próximo dia 13 de novembro.
Saiba mais sobre o SEEG no site oficial.
Extensão do prazo para contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono Urban-LEDS”
O ICLEI estende o prazo para a contratação de prestação de serviços técnicos para o desenvolvimento e execução de programa de elaboração de inventários de gases de efeito estufa, para o Projeto "Urban LEDS".

A prestação de serviço tem como objetivo a capacitação das equipes técnicas das cidades selecionadas para o projeto Urban LEDS, prevendo o apoio à elaboração de inventários de gases de efeito estufa, para a implementação de ações de mitigação adequadas a diferentes setores.

Acesse o Termo de Referência do trabalho aqui
Contratação de Consultoria Técnica para o Projeto “Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono Urban-LEDS”
O ICLEI contrata prestação de serviços técnicos para o desenvolvimento e execução de programa de elaboração de inventários de gases de efeito estufa, para o Projeto "Urban LEDS".

A prestação de serviço tem como objetivo a capacitação das equipes técnicas das cidades selecionadas para o projeto Urban LEDS, prevendo o apoio à elaboração de inventários de gases de efeito estufa, para a implementação de ações de mitigação adequadas a diferentes setores.

Acesse o Termo de Referência do trabalho aqui
Apresentação de metodologia para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS
No âmbito do Projeto Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva, que conta com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília, o ICLEI SAMS realizou no dia 08 de agosto, em Brasília, apresentação com orientações práticas para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS.

A capacitação foi organizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), em parceria com o ICLEI. 

Saiba mais aqui
Curso: “Sustentabilidade nas Contratações Públicas”
Diante da necessidade dos governos locais incorporarem à prática das compras públicas sustentáveis, o ICLEI colabora com a divulgação do curso "Sustentabilidade nas Contratações públicas", que será promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) da Paraíba, em João Pessoa, do dia 21 a 23 de Agosto de 2013.

O curso é uma parceria com a Ordem dos Pregoeiros do Brasil Seccional da Paraíba e pretende reduzir a falta de informação sobre o tema, ampliando a promoção da prática de compras sustentáveis, sendo destinado aos gestores públicos que atuam nas áreas de compras e contratações. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e discutir as iniciativas locais de sustentabilidade nas licitações.

O curso também permitirá ampliar o debate do tema com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e com a Advocacia-Geral da União (AGU). Serão abordados os conceitos de sustentabilidade aplicados a compras públicas, aspectos normativos e visão dos órgãos de controle, além de oferecer uma oficina prática.

Acesse o site da OPBSPB com maiores informações sobre o curso aqui
Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva
No dia 08 de agosto de 2013, acontecerá em Brasília o evento de “Apresentação de metodologia para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS".

O ICLEI SAMS, com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília, está implementando o Projeto Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva, sendo os principais beneficiários do Projeto os Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
A capacitação será realizada pelo MPOG – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), em parceria com o ICLEI, no âmbito do projeto.
Saiba mais aqui
O projeto INTEGRATION chega ao fim e traz uma série de resultados
Durante sua duração, O projeto INTEGRATION promoveu a troca de experiências entre os parceiros, a partir de iniciativas de desenvolvimento urbano integrado,  recuperação de áreas degradadas, revisão de uso e ocupação do solo e integração social no processo de gestão dos espaços urbanos.
Diante da possibilidade de prorrogação do Projeto no início do 2013, foi desenvolvido o “Manual: Revitalização de áreas degradadas e contaminadas (brownfields) na América Latina”, que apresenta os principais elementos que devem ser considerados para a revitalização de áreas degradadas e contaminadas no contexto do desenvolvimento urbano e indica as principais ações para implementação de projetos, programas e idealmente políticas de revitalização de brownfields.

Saiba mais sobre o projeto e acesse o material produzido aqui
Encerramento do Programa URB AL III
O ICLEI-SAMS foi um dos parceiros do Projeto INTEGRATION  - Integrated Urban Development, coordenado pela Cidade de Stuttgart, Alemanha, no âmbito do Programa URB AL III.

Com o encerramento do programa, os resultados dos projetos desenvolvidos em parceria com o URB AL III, foram compilados na publicação “Principais resultados dos projetos do Programa URB AL III” e podem ser acessados pelas cidades aqui 

Saiba mais!
Novo site da URBIS
Com satisfação anunciamos o novo site da Iniciativa Biosfera Urbana (URBIS): www.urbis.org 

O novo site é de fácil utilização, traz um mapa interativo, fornecendo uma plataforma de pesquisa online sobre desenvolvimento urbano sustentável e gerenciamento da biodiversidade. Os usuários podem acessar publicações, guias e estudos de caso de todo o mundo (que podem ser procurados pela localização, Meta de Aichi relacionada e e/ou  serviços de ecossistema correspondentes)

Saiba mais sobre o site e sobre como juntar-se à essa iniciativa aqui
Porto Alegre lança blog sobre cooperação internacional descentralizada
A Cidade Membro ICLEI de Porto Alegre, lançou um novo canal sobre cooperação internacional descentralizada. Acompanhe o blog da Coordenação de Relações Internacionais da Secretaria de Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre:
wordpress.procempa.com.br/relacoesinternacionais/
ICLEI e ONU Habitat recebem prêmio pelo Projeto Urban LEDS
Nesta segunda-feira, 22 de julho, ICLEI SAMS e ONU Habitat receberam o Prêmio INOVACIDADE, concedido pela ADVB-PE a iniciativas que colaboram para a construção de cidades inteligentes. O Prêmio foi dado pela Iniciativa do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, Urban LEDS no Brasil. O projeto está indicado para figurar entre os 100 melhores cases brasileiros na próxima edição do Bright Green Book - O Livro Ver de do Século 21, que será lançado no dia 30 de setembro pelo Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais aqui.
Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza lançam seus Planos de Mitigação de GEEs para Copa 2014
As três Cidades Piloto do Projeto Carbon Footprint para Copa do Mundo 2014, divulgaram em junho de 2013 seus Planos de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa para o evento.

Leia mais aqui e acesse aqui os Planos de Mitigação de emissões de GEE
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA ICLEI - BRASIL
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Ibiraçu, 226 – Vila Madalena, CEP 05451-040, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na Av. Nações Unidas, n. 10.989 - 10 andar - Vila Olimpia, no dia 13 de Agosto de 2013, no horário e Ordem do Dia, conforme segue abaixo:

Veja o edital completo aqui
Lançado o Relatório do Forum de Sistemas Alimentares Urbanos Resilientes
Já está disponível o relatório do Fórum de Sistemas Alimentares Urbanos Resilientes, que aconteceu no dia 1º de junho de 2013 no âmbito do Fórum Anual do ICLEI Cidades Resilientes, em Bonn, Alemanha. O relatório traz entre outras, a experiência da Cidade de Belo Horizonte e sua política de segurança alimentar.

Acesse aqui o relatório.
Atores subnacionais e locais pelo desenvolvimento sustentável: avanços e perspectivas
A Secretária Executiva do ICLEI, Florence Laloë, teve publicado na revista Pontes, um artigo que discute a importância da articulação de atores subnacionais na formulação de metas e soluções sustentáveis.

Ela apresenta, nesse contexto, o papel desempenhado pelo ICLEI e analisa as agendas – e os desafios à sua consecução – fomentadas no âmbito da organização.

Veja aqui o artigo completo
Acesse aqui o PDF da revista
ICLEI SAMS assina Memorando de Entendimento com Governo do Estado de São Paulo para Gestão da Biodiversidade
Durante o Seminário Mudanças Climáticas e Biodiversidade: O Diálogo Federativo e a Paradiplomacia, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em 14 de junho, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o ICLEI assinaram um Memorando de Entendimento em biodiversidade para empreender esforços em apoio aos municípios de São Paulo, para que contribuam com a implementação do Plano de Ação Estadual pela Biodiversidade e com o objetivo de que sejam atingidas as Metas de Aichi no estado. O acordo conta ainda com apoio da Convenção das Nações unidas sobre Diversidade Biológica, CDB.

Saiba mais
Dia Internacional do Meio Ambiente
Todo dia 5 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado por todo o mundo para aumentar a consciência global da importância das ações afirmativas e do comprometimento político para proteger o meio ambiente.

Esse ano o tema do Dia Internacional do Meio Ambiente é: ‘Think. Eat. Save – ‘Pense. Coma. Salve.’ De acordo com a UNEP, o desperdício de alimento em uma escala global, chega a 1.3 bilhões de toneladas por ano, o que seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que não tem acesso à comida. Além disso, quantidades significativas de gases de efeito estufa são emitidos através da decomposição de alimentos em aterros, o que contribui para o aquecimento global.

Mais informações
Seja um catalisador de mudanças! Resilient Cities – 2013 termina com o apelo para mudanças que comecem pela base
O presidente do ICLEI, David Cadman observou: “Os próximos três anos, [até o acordo UNFCCC COP-21 e o Pós-2015 Metas de Desenvolvimento Sustentável] são nossa última chance. Vá pra casa e seja um catalisador como você nunca foi antes.”

O Congresso de Cidades Resilientes 2013, terminou no dia 02 de junho com resultados significativos.
Saiba mais aqui 
8 Prefeitos Brasileiros Assumem Compromisso com o Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono
Anúncio da Assinatura dos Memorandos de Entendimento do Projeto Urban LEDS na Abertura do II EMDS
Durante a última semana, prefeitos e gestores públicos de todo país estiveram presentes no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em Brasília. Parceiro da FNP e apoiador do evento, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade promoveu durante o evento a assinatura de Memorandos de Entendimento com as cidades selecionadas para o Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países de Economia Emergente, Urban LEDS: Fortaleza (CE) e Recife (PE) – Cidades Modelo - e Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Betim (MG) – Cidades Satélite. O anúncio ocorreu durante a Cerimônia de Abertura do evento, na presença da Presidenta Dilma Rousseff, e de diversas Autoridades.

Saiba mais, veja fotos e apresentações aqui.
ICLEI Participa de Reunião do Observatório do Clima

A necessidade de tornar públicas as versões finais dos quatro Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas ainda não divulgados pelo governo federal e a atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Esses são os principais temas que serão abordados nos dias 23 e 24 de abril, na reunião anual do Observatório do Clima – rede brasileira que congrega organizações e movimentos da sociedade civil que trabalham na agenda de mudanças climáticas no Brasil. A reunião contará com representantes de 19 instituições, acontecerá em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba (PR), e será promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.


Leia aqui o release completo da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Global Town Hall no evento Metropolitan Solutions, reúne pela primeira vez grupo de SuperCidades
O Global Town Hall@Metropolitan Solutions ,aconteceu entre os dias 08 e 12 de abril de 2013, em Hannover, Alemanha. A parceria estabelecida entre o ICLEI e a Feira Global sobre Soluções Metropolitanas no âmbito da conhecida Hannover Messe, busca construir uma importante plataforma para o diálogo entre cidades e o setor privado. O Global Town Hall será um evento anual e permite que enquanto líderes locais tenham contato com soluções inovadoras e sustentáveis, as empresas presentes possam se aproximar das necessidades e desafios reais que são hoje enfrentados pelas Cidades.

Leia mais.
Selecionadas as Cidades Brasileiras que participarão do Urban-LEDS
Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Betim (MG) são as cidades participantes do Projeto Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes (Urban-LEDS), criado para apoiar iniciativas de baixa emissão de carbono em áreas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.
  •  Saiba mais aqui
  • Veja aqui o Release completo
Lançado o Relatório TEEB para Águas e Zonas Úmidas
O Secretariado da Convenção de Ramsar, sobre Zonas Úmidas, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em conjunto com outras instituições parceiras, lançaram o relatório “A Economia do Ecossistema e da Biodiversidade - The Economics of Ecosystem and Biodiversity (TEEB) - para Águas e Wetlands (zonas úmidas)”.

O relatório evidência a necessidade de mudanças de atitudes em relação às zonas úmidas, reconhecendo a importância para o fornecimento de água, matérias-primas e alimentos, assim como o seu papel na manutenção da qualidade de vida das pessoas e da sustentabilidade das economias mundiais. Acesse aqui o site do TEEB.
Últimos dias para Manifestar seu Interesse: Prazo prorrogado até 6 de fevereiro 2013
O prazo da Chamada para Manifestação de Interesse por Cidades do Brasil em participar do Projeto ‘Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes’ (URBAN LEDS) foi prorrogado até 6 de fevereiro às 18:00

Enfatizamos que não haverá uma nova prorrogação, não deixe de aproveitar esta grande oportunidade!

Clique aqui para saber mais.
Chamada a Manifestação de Interesse: Projeto Urban LEDS


Está aberta até o dia 31 de janeiro de 2013, a Chamada para Manifestação de Interesse por Cidades do Brasil em participar do Projeto ‘Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes’ (URBAN LEDS). 

Clique aqui para saber mais.
Projeto Carbon Footprint aporta experiências e orientações às Sedes da Copa do Mundo 2014
Crédito: Liezio Gomes
O êxito de grandes eventos esportivos, tais como a Copa do Mundo FIFA, não é mais medido apenas pela capacidade do país-sede em preparar a infraestrutura necessária e em garantir uma realização harmoniosa dos jogos. Em tempos de crise ambiental e, em especial, de aquecimento global, a sociedade civil se questiona acerca do impacto ambiental desses eventos e demanda soluções sustentáveis para que eles possam ocorrer, gerando o menor passivo possível. Foi embalado por esse desafio que o Núcleo Temático sobre Mudança do Clima (NTMC) da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), se reuniu em Fortaleza-CE, nos dias 26 e 27 de Novembro. À ocasião, foram apresentados os resultados da cooperação entre o NTMC e a Embaixada do Reino Unido, com apoio do ICLEI SAMS, por meio da qual a consultoria Useful Simple Projects (USP) trouxe ao Brasil sua experiência com ações sustentáveis nos Jogos Olímpicos de 2012.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e o Projeto de Cooperção
Aconteceu em São Paulo, no dia 12 de dezembro, o lançamento da obra: "Compra Sustentável: a força do consumo público e empresarial para uma economia verde e inclusiva". No evento, além da apresentação do livro, palestrantes com experiência nos setores público, empresarial, academia e terceiro setor enriqueceram o debate sobre as oportunidades e encaminhamentos futuros para as compras institucionais sustentáveis.  
Saiba mais sobre o evento e a publicação aqui.
Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas e Comitê Executivo Global do ICLEI se reúnem em Seoul
Fonte: Yonhap News Agency
Entre 18 e 20 de Outubro de 2012, o ICLEI, o Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas e o Governo Metropolitano de Seoul organizaram uma série de eventos. A reunião conjunta do Comitê Executivo Global do ICLEI e do Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas foi concluída com a adoção da Declaração de Seoul dos Governos Locais sobre Energia e Mitigação das Mudanças Climáticas.

Veja os principais resultados:

ICLEI Anuncia suas Futuras Lideranças

Prefeito Park, de Seoul pega o bastão do Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas do Prefeito Ebrard, da Cidade do México

Veja outras notícias sobre as reuniões de Seoul no site do Secretariado Mundial do ICLEI e do Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas.
Cidades do mundo se unem pela biodiversidade no “Cities for Life”
Cerca de 500 participantes representando aproximadamente 120 cidades, de 47 países, participaram do evento para governos subnacionais e cidades: Cities for Life Summit, organizado pelo ICLEI, com apoio do Secretariado da Convenção de Diversidade Biológica (CDB) e do Governo Indiano, nos dias 15 e 16 de outubro. A Cúpula ocorreu paralelamente à 11ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (CDB COP11), realizada entre os dias 08 e 19 de outubro de 2012, na cidade de Hyderabad, Índia.

Clique aqui para saber mais sobre governos locais na CDB COP 11
Declaração de Guadalajara sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável
No início de setembro, a Cidade de Guadalajara, México, sediou a reunião de encerramento do Projeto INTEGRATION. A fim de dar continuidade às ações estabelecidas, manter e expandir a rede de parceiros do Projeto, foi assinada a Declaração de Guadalajara, por meio da qual todos os parceiros reforçaram que o planejamento urbano deve optar por soluções de desenvolvimento eficientes e sustentáveis, que promovam a reutilização de áreas urbanas degradadas e a participação cidadã.

Leia mais sobre o Projeto INTEGRATION e a Declaração de Guadalajara 
América Latina e Caribe formam a região mais urbanizada do mundo
Quase 80% de toda a população da América Latina e do Caribe vivem em áreas urbanas, revelou o relatório “Estado das Cidades da América Latina e Caribe” do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), divulgado no último dia 21 de agosto. No Brasil, o percentual de pessoas vivendo em cidades que é de 85,4 % deve chegar a 90% nos próximos oito anos.
Leia Mais

Fonte: Blog Diálogos Federativos
Foto: Marcelo Mokrejs (Mokra)
Global Town Hall@Metropolitan Solutions
O Global Town Hall@Metropolitan Solutions ,aconteceu entre os dias 08 e 12 de abril de 2013, em Hannove, Alemanha.

Servindo como Uma importante plataforma para o diálogo entre cidades e indústrias, o Global Tonw Hall permitiu que enquanto líderes locais tivessem contato com soluções inovadoras e sustentáveis, as empresas presentes pudessem se aproximar das necessidades e desafios reais que são hoje enfrentados pelas cidades.

Foram abordadas questões como o gerenciamento urbano, energia, água, lixo, construções verdes, mobilidade, segurança e automatização.
Recife e Fortaleza, que são duas cidades modelo do Urban-LEDS, participaram do Global Town Hall e partilharam suas experiências. Recife,assim como outras grandes cidades,enfrenta uma enorme pressão em seu sistema de transporte urbano por conta do grande aumento no número de carros.
As ciclovias existentes na cidade, são usadas apenas para prática esportiva e contam com 20km de extensão. Segundo o secretário executivo de sustentabilidade, Maurício Guerra, a ideia é que Recife tenha 400km de ciclovias nas estradas e que elas conectem pontos específicos da cidade, como o centro às áreas mais afastadas.

Uma série de medidas foram introduzidas pelo governo de Recife para melhorar esse quadro, incluindo a integração do rio no sistema de transporte urbano a construção de linhas de ônibus que liguem o aeroporto ao metrô.
A cidade de Fortaleza será uma das cidade-sede da Copa do Mundo da FIFA em 2014,e é uma supercidade com cerca de 4 milhões de habitantes. A cidade agora desenvolve planos para a construção de uma nova infraestrutura para o transporte público.

As supercidades são um grupo de rápido crescimento caracterizadas por uma população com mais de 1 milhão de habitantes e que estão comprometidas com a sustentabilidade e construção de infraestrutura inteligente em fases de rápida urbanização.

"Nós não podemos nos identificar com as experiências das Megacidades, ela simplesmente não se encaixam. Da mesma forma, não podemos usar as experiências das cidades pequenas.Precisamos explorar soluções de cidades similares, as Supercidades." Disse Diógenes Alexandrino, vice presidente do Instituto de planejamento urbano de Fortaleza.
As SuperCidades estão encontrando meios de identificar essas questões, e promover ações inovadoras relacionadas à sustentabilidade.
Seminário Sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Cidades
Estudantes, especialistas, profissionais e gestores públicos brasileiros estão convidados a participar do Lançamento do Protocolo para Inventários de Cidades GPC, coordenado pela Instituição parceira World Resources Institute – WRI, e pelo o NUPPREC/IEE-USP, e apoiado pelo ICLEI, a realizar-se no dia 23 de maio de 2013, das 08:00h às 18:00h em São Paulo.

Participe! Acesse aqui o site do evento
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA ICLEI - BRASIL
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Ibiraçu, 226 – Vila Madalena, CEP 05451-040, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na Rua Ibiraçu, n. 226, no dia 12 de junho de 2013, no horário e Ordem do Dia, conforme segue abaixo:
1.) ASSEMBLÉIA GERAL Ordinária: Primeira chamada às 16:00 hrs, e/ou em Segunda Chamada às 17:00 hrs, com a seguinte ordem do dia:
a)  Desligamento do Konrad Otto-Zimmermann e posse do Gino Van Begin
b)  Posse do Pedro Pileggi – Conselho Fiscal
c)  Outros assuntos de interesse da entidade

A Assembléia, para a Primeira Chamada, o quorum de instalação é de metade mais um dos associados e, para a segunda chamada com qualquer número de associados, todos, em ambas chamadas em pleno gozo de seus direitos e obrigações.

Acesse o PDF aqui
Edital de convocação da Assembléia Geral Extraordinária e Ordinária
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Ibiraçu, 226 - Vila Madalena, CEP 05451-040, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada na sede do Iclei-Brasil, no dia 17 de maio de 2013.

Veja aqui o edital completo.
ICLEI Prefeitos Conhecerão Oportunidades de Reconhecimento Internacional ao II EMDS

O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e parceiros WWF e ITDP trarão à Praça de Boas Práticas do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 23 a 25 deste mês, no Centro de Eventos do Brasil 21, em Brasíliaoportunidades de reconhecimento, compromisso, ferramentas e parcerias para ação climática local e mobilidade urbana.

Saiba mais aqui
Veja a programação completa aqui

Resultado do processo de contratação dos serviços de design e diagramação – Projeto INTEGRATION
Informamos o encerramento do processo de seleção para contratação dos serviços de projeto gráfico para o Manual do Projeto INTEGRATION, sobre desenvolvimento urbano sustentável na América Latina - identificação, remediação e reutilização segura de brownfields - e a diagramação do conteúdo do mesmo.

Após a analise das propostas recebidas, de acordo com os itens estabelecidos no Termo de Referência, comunicamos que o vencedor do processo foi a empresa Tick Produções e Multimídia.

Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e pelo envio das propostas
ICLEI abre processo para contratação de serviços de comunicação e design para Manual no âmbito do Projeto INTEGRATION
Está aberto processo de concorrência para contratação de empresa / consultor para elaboração de projeto gráfico para o Manual do Projeto INTEGRATION sobre desenvolvimento urbano sustentável na América Latina - identificação, remediação e reutilização segura de brownfields - e a diagramação do conteúdo do mesmo, que terá uma versão em português e outra versão em espanhol.

ENCERRADO
Agradecemos a todos os interessados que enviaram propostas. Após as devidas avaliações, entraremos em contato por e-mail.
Posição de Project Manager - Processo Seletivo Encerrado
Informamos que o processo seletivo para posição de Project Manager no ICLEI - Secretariado para América do Sul foi encerrado e a posição prenchida.
Agradecemos a todos os participantes,
ICLEI - SAMS
ICLEI abre processo para contratação de impressão de Manual e de Publicação Final no âmbito do Projeto INTEGRATION
Está aberto processo de concorrência para contratação de fornecedores para impressão do Manual sobre planejamento urbano, participação social e comunicação de risco e ambiental e da Publicação Final sobre a participação da Cidade de São Paulo no Projeto INTEGRATION.

As propostas deverão ser encaminhadas separadamente para cada material, por email até terça-feira, dia 27 de novembro de 2012, ao meio dia para sophia.picarelli@iclei.org

ENCERRADO

Agradecemos a todos os interessados que apresentaram propostas. Após a avaliação dos documentos recebidos, informamos que a empresa vencedora da concorrência foi a Ville Artes Gráficas.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ICLEI - BRASIL
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Rua Ibiraçu, 226 – Vila Madalena, CEP 05451-040, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada na sede do Iclei-Brasil, no dia 06 de dezembro de 2012, no horário e Ordem do Dia abaixo:
1.) ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA: Primeira chamada às 16:30 hrs, e/ou em Segunda Chamada às 17:00 hrs, com a seguinte ordem do dia:
a) Desligamento do Sr. Konrad Otto-Zimmermann
b) Novos nomes para o Conselho do Iclei
b) Outros assuntos de interesse da entidade

A primeira Chamada da Assembleia, deverá ocorrer com quorum de instalação equivalente a metade e mais um dos associados e, para a segunda chamada com qualquer número de associados, todos, em ambas chamadas em pleno gozo de seus direitos e obrigações.

São Paulo, 22 de novembro de 2012.

PEDRO ROBERTO JACOBI
Diretor Presidente
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade
Cúpula de Bogotá “Cidades e Mudanças Climáticas"
O ICLEI – Secretariado para América do Sul tem a satisfação de anunciar que se tornou parceiro da Cúpula de Bogotá “Cidades e Mudanças Climáticas”, a se realizar entre os dias 19 e 21 de novembro de 2012, na Cidade de Bogotá, Colômbia. O evento visa reunir autoridades locais da América Latina para apresentar e debater ferramentas e práticas adotadas para o desenvolvimento urbano de baixo carbono e baixo risco.  

Convidamos nossos membros e parceiros a participarem! Acesse aqui o site do evento para obter mais informações sobre a programação e inscrições.

11ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica
A 11ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (CDB COP11), iniciou no dia 08/10, e está acontecendo na cidade de Hyderabad, Índia, até o dia 19 de outubro de 2012. O papel indispensável da participação dos governos locais no combate global à perda da biodiversidade e implementação do Plano Estratégico da Convenção de Diversidade Biológica nunca foi tão fortemente reconhecido.

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência e as atividades do ICLEI para Governos Locais em Hyderabad.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ICLEI BRASIL
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Avenida Quarto Centenário, nº 1.268, Portão 7-A, Sala 215, Jardim Luzitania, CEP 04030-000, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se na Av. Nações Unidas, 10989 – 10 andar Vila Olímpia, no dia 01 de Novembro de 2012, no horário e Ordem do Dia abaixo:
1.) ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA: Primeira chamada às 16:30 hrs, e/ou em Segunda Chamada às 17:00 hrs, com a seguinte ordem do dia:
a) Alteração do Endereço da Sede
b) Outros assuntos de interesse da entidade
A primeira Chamada da Assembleia, deverá ocorrer com quorum de instalação equivalente a metade e mais um dos associados e, para a segunda chamada com qualquer número de associados, todos, em ambas chamadas em pleno gozo de seus direitos e obrigações.

São Paulo, 18 de Outubro de 2012.

PEDRO ROBERTO JACOBI
Diretor Presidente
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
ICLEI-BRASIL, com sede na cidade de São Paulo, na Avenida Quarto Centenário, nº 1.268, Portão 7-A, Sala 215, Jardim Luzitania, CEP 04030-000, por meio de sua Diretoria e pelo presente edital, CONVOCA, os associados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se na Av. Nações Unidas, 10989 – 10 andar Vila Olímpia, no dia 27 de Agosto de 2012, no horário e Ordem do Dia abaixo:

1) ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA: Primeira chamada às 15:30 hrs, e/ou em Segunda Chamada às 16:30 hrs, com a seguinte ordem do dia:

a) Reforma do Estatuto Social

b) Criação do Cargo de Secretário(a) Executivo(a)

c) Planejamento 2012-2013

d) Outros assuntos de interesse da entidade

A primeira Chamada da Assembleia, deverá ocorrer com quorum de instalação equivalente a metade e mais um dos associados e, para a segunda chamada com qualquer número de associados, todos, em ambas chamadas em pleno gozo de seus direitos e obrigações.

São Paulo, 10 de Agosto de 2012.

PEDRO ROBERTO JACOBI
Diretor Presidente
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade
ICLEI e FNP promovem reunião entre Redes de Cidades no Brasil
No dia 07 de agosto, representantes de Redes de Autoridades  Locais  no  Brasil se reuniram na sede  do Observatório  dos  Consórcios  Públicos  e  do  Federalismo  –  OCPF para compartilhar agendas e iniciativas advindas da Rio+20 e avaliar oportunidades e possibilidades de articulação entre elas.

A reunião executiva foi promovida pelo ICLEI –  Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, e contou com a participação de 9 redes com atuação no Brasil, representadas por executivos, cidades membro destacadas e acadêmicos. Estiveram presentes pelo ICLEI a Secretária Executiva Interina, Florence Laloe e a Secretária de Meio Ambiente de Sorocaba Jussara Carvalho, representante do RexCom LAC.
Assista reportagem sobre Congresso Mundial do ICLEI
Para compreender melhor os objetivos do Congresso Mundial do ICLEI e a integração dos temas em debate com a Rio+20, assista a reportagem, transmitida pela Rede Globo de Minas Gerais, clicando AQUI.

Para mais informações sobre o Congresso, acesse: www.worldcongress2012.iclei.org
ICLEI abre processo de contratação de especialista para elaboração de Manual sobre Planejamento Urbano, Participação Social, Comunicação de Risco e Ambiental
Está aberto processo de concorrência para contratação de consultoria técnica para elaboração de manual sobre planejamento urbano, participação social e comunicação de risco e ambiental.

A empresa/consultor trabalhará no âmbito do Projeto INTEGRATION, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, em especial a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa/consultor estarão relacionadas à elaboração, produção e edição de textos do Manual e abordarão questões relacionadas à politicas de integração urbana, estratégias de revitalização de brownfields, participação social, comunicação de risco e ambiental, em especial nas Operações Urbanas na Cidade de São Paulo.

ENCERRADO

Agradecemos a todos os interessados que nos enviaram propostas. Após as avaliações dos documentos recebidos, entraremos em contato por e-mail, informando o resultado.
ICLEI abre processo de contratação de especialista para elaboração da publicação final de projeto sobre desenvolvimento urbano integrado
Está aberto processo de concorrência para contratação de consultoria técnica para elaboração  da publicação final sobre o projeto piloto da cidade de São Paulo no âmbito do Projeto INTEGRATION.

A empresa/consultor trabalhará no âmbito do Projeto INTEGRATION, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, em especial a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa/consultor estarão relacionadas à pesquisa básica, coleta e compilação de informações disponíveis sobre o Projeto, assim como a organização e redação do texto para a Publicação Final.

ENCERRADO
Agradecemos a todos os interessados que nos enviaram propostas. Após as devidas avaliações, entraremos em contato por e-mail, informando o resultado.
Resultado do processo de contratação de consultoria técnica para elaboração de manual
Informamos o encerramento do processo de seleção para contratação consultoria técnica para elaboração de manual sobre planejamento urbano, participação social e comunicação de risco e ambiental para o Projeto “INTEGRATION – Integrated Urban Development”.
Após as análises das propostas recebidas, de acordo com os itens estabelecidos no Termo de Referência, comunicamos que o vencedor do processo foi a empresa CWM Comunicação.

Agradecemos a todos os participantes pelo interesse e pelo envio de propostas.
ICLEI abre processo de contratação de especialista para elaboração de Manual sobre Planejamento Urbano, Participação Social, Comunicação de Risco e Ambiental
Está aberto processo de concorrência para contratação de consultoria técnica para elaboração de manual sobre planejamento urbano, participação social e comunicação de risco e ambiental.
A empresa/consultor trabalhará no âmbito do Projeto INTEGRATION, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, em especial a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo.
As atividades a serem desenvolvidas pela empresa/consultor estarão relacionadas à elaboração, produção e edição de textos do Manual e abordarão questões relacionadas à politicas de integração urbana, estratégias de revitalização de brownfields, participação social, comunicação de risco e ambiental, em especial nas Operações Urbanas na Cidade de São Paulo.
As propostas deverão ser encaminhadas por email até segunda-feira, dia 06 de agosto de 2012, ao meio dia para sophia.picarelli@iclei.org
Consulte o Termo de Referência para mais informações
Abertura do Congresso Mundial do ICLEI em BH é um sucesso
Palestras, plenárias e workshops para debater a sustentabilidade mundial. O Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) está a todo vapor em Belo Horizonte. A abertura oficial do evento, realizado pela primeira vez na América Latina, aconteceu na noite de ontem (14/06), no Sesc Palladium, com as presenças do presidente do ICLEI, David Cadman, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do secretário geral da Rede Metropolis, Alain Le Saux, entre outras autoridades.

Antes mesmo da abertura oficial, diversas atividades foram realizadas na sede da Prefeitura e no Othon Palace Hotel, no Centro, reunindo políticos, representantes de organizações não governamentais e renomados profissionais da área ambiental. O atual diretor-executivo da ONG 8-80 Cities, Guillermo Peñalosa, conhecido como Gil Peñalosa, é uma das ilustres presenças que enriquecem os debates do congresso.

Fonte: PBH
Abertura do Congresso Mundial do ICLEI é um sucesso
Palestras, plenárias e workshops para debater a sustentabilidade mundial. O Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) está a todo vapor em Belo Horizonte. A abertura oficial do evento, realizado pela primeira vez na América Latina, aconteceu na noite desta quinta-feira (14/06), no Sesc Palladium, com as presenças do presidente do ICLEI, David Cadman, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do secretário geral da Rede Metropolis, Alain Le Saux, entre outras autoridades. Um show de Milton Nascimento, um dos mais influentes artistas da Música Popular Brasileira (MPB), encerrou a cerimônia.
Antes mesmo da abertura oficial, diversas atividades foram realizadas na sede da Prefeitura e no Othon Palace Hotel, no Centro, reunindo políticos, representantes de organizações não governamentais e renomados profissionais da área ambiental. O atual diretor-executivo da ONG 8-80 Cities, Guillermo Peñalosa, conhecido como Gil Peñalosa, é uma das ilustres presenças que enriquecem os debates do congresso.

O colombiano ministrou nesta quinta-feira um workshop com o tema “Transformar Cidades através de Projetos de Espaços Públicos: Mobilidade Sustentável e Parques Urbanos”, voltado a técnicos da Prefeitura que atuam no planejamento urbano e regional e na elaboração e coordenação de projetos de requalificação de espaços de uso público. O conteúdo da atividade foi baseado na experiência de Peñalosa como comissário de Parques, Esportes e Recreação da Cidade de Bogotá, capital da Colômbia, levando sua equipe a criar um dos parques e sistemas de lazer mais bem sucedidos e renomados do mundo.
Workshop articula ideias para construir cidades focadas nas pessoas

Desenvolver e aplicar projetos que tornam as cidades mais humanas. Foi esse o pensamento que conduziu o workshop do colombiano Guillermo Peñalosa, diretor executivo da ONG canadense 8-80 Cities. O evento, realizado nesta quinta-feira no auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, foi uma das atividades que marcaram a abertura do Congresso Mundial do ICLEI na capital.
Mais de 200 participantes, entre gestores, ativistas e pesquisadores, conheceram diversos sistemas de políticas sustentáveis, que foram instaladas em diferentes cidades do planeta. O encontro contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, da secretária executiva do ICLEI para a América do Sul, Florence Lalöe, do secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco Araújo, e do secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, entre outras autoridades.
Peñalosa convidou a plateia a levantar algumas possibilidades para se construir uma cidade vibrante e uma comunidade mais saudável. Para estimular os participantes, ele compartilhou alguns projetos, que foram desenvolvidos com a consciência de que cidades devem ser criadas pensando, prioritariamente, no público. “O bem estar de um centro urbano, assim como sua dinâmica de sustentabilidade, está relacionado diretamente à qualidade de vida das pessoas que habitam o local”, avaliou o especialista, que também já foi secretário da pasta de Parques, Esportes e Recreação da cidade de Bogotá, capital colombiana.
Uma das razões para o aumento da preocupação com a adoção de gestões sustentáveis foi o aumento da evolução da expectativa de vida no mundo. No Brasil, por exemplo, a média de vida dos cidadãos em 1850 girava em torno de 35 anos. Anos depois, este número praticamente dobrou. Sob essa perspectiva, alguns governos mudaram o foco de suas políticas, priorizando a qualidade de vida da população.
Foi o caso de Amsterdã, na Holanda, que, na década de 1980, incentivou seus habitantes a utilizar a bicicleta, na tentativa de reduzir os problemas de mobilidade urbana em suas ruas. Hoje o veículo alternativo é a opção escolhida por 61% da população na cidade holandesa.

Outra iniciativa visionária foi o projeto Vila Recreativa, que trouxe benefícios para a população mexicana da cidade de Guadalajara. A iniciativa interdita avenidas da cidade aos domingos, as transformando em espaços para atividades físicas, de convivência e lazer. O objetivo principal é combater o sedentarismo e fazer com que a população vivencie mais o espaço urbano.
Vale lembrar que o mesmo já acontece em BH, com o projeto Domingo a Rua é Nossa, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desde 2009. Além desses exemplos, a apresentação incluiu a temática dos passeios públicos e parques. Também foram citados projetos que dão novos significados a áreas comuns, como a recuperação do córrego de Seul, na Coréia do Sul, que se tornou atração turística depois da retirada da via expressa que passava sobre ele.

Fonte: PBH
Publicado em 14/06/2012 20:31:02
PRAZO de inscrições ENCERRADO para o processo de contratação de prestação de serviços de acompanhamento tutorial de Curso de Ensino à Distância sobre Resíduos Sólidos
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de prestação de serviços de acompanhamento tutorial de curso de ensino à
distância (EAD), que será realizado no âmbito do Projeto GeRes.

As atividades a serem desenvolvidas pelo prestador de serviço estarão relacionadas ao acompanhamento tutorial dos alunos, alimentação da plataforma com conteúdo atualizado a cada turma, entre outras.


O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 22/03/2012.

Para mais informações consulte o Termo de Referência.
Manual e EAD são lançados em Brasília para apoiar a elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o ICLEI Brasil e apoio da Embaixada Britânica, lançou durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos em Brasília, a publicação Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação e um curso de ensino à distância, baseado no Manual.

O primeiro anúncio do lançamento aconteceu durante a cerimônia de abertura do evento, no dia 27 de março de 2012, com a presença de grandes autoridades e de um público de quase 2 mil pessoas. No dia seguinte (28), foi realizada, através do Projeto GeRes, a Oficina de Capacitação em Gestão de Resíduos Sólidos, na qual gestores e técnicos envolvidos na elaboração de planos estaduais, intermunicipais e municipais puderam conhecer o conteúdo da publicação e do curso e debater sobre oportunidades, riscos e desafios do processo de elaboração dos planos.

Clique aqui para ter acesso a notícia na íntegra.
Local é igual a Global
“Iniciar um programa ambiental parece ser uma boa ideia. Mas, se você for um prefeito tentando reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, por onde começar? Como saber medir os níveis atuais?”, provocou a revista Newsweek, em sua edição sobre Liderança e Meio Ambiente. “É aí que uma organização denominada Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade pode ajudar.”

Foi assim que a publicação americana destacou, em 2007, quando da divulgação das reportagens especiais, a importância de ter no Iclei um parceiro da gestão municipal.  Criado em 1990 durante uma assembleia geral das Nações Unidas, o Iclei começou a representar os governos locais nas discussões internacionais – uma iniciativa histórica porque esse tipo de representatividade simplesmente não existia. Desde então sua tarefa tem sido a de fomentar ações locais de modo a encontrar soluções globais. Papo de ativista verde? Longe disso. À frente de 1200 governos locais em 70 países, o trabalho dessa associação democrática tem se revelado bastante útil para a gestão municipal alinhada com o planeta sustentável.

Texto de Marion Frank para o site SP2040

Clique aqui para ter acesso a  notícia na íntegra.
Referência no setor, BH debate interação do desenvolvimento sustentável com diversos aspectos
Belo Horizonte recebe, entre os dias 14 e 17 de junho deste ano, o Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), associação internacional de governos locais e organizações governamentais que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável.
E para se preparar para o evento, a capital mineira sediou nesta quarta-feira, dia 8, na sede da Prefeitura, no Centro, um workshop que debateu a questão ambiental e sua interatividade com aspectos políticos, econômicos, urbanos, sociais e culturais. O evento contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo Falhauber, do secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, e da secretária executiva regional interina do Iclei, Florence Laloe, entre outras autoridades.


Fonte: Portal PBH (www.portalpbh.pbh.gov.br)

Clique aqui para ver a notícia completa.

RIO+20
Foi Lançado o site Oficial em português da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento Sustentável que será sediada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de  junho de 2012.
Para informações e atualizações sobre a RIO+20, acesse: www.rio20.info/2012/

O ICLEI é o parceiro organizador do grupo principal de autoridades locais junto a RIO+20, saiba mais pelo site: www.iclei.org/local2012
Aprovada A a lei que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana
A lei nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), foi aprovada no dia 3 de janeiro pela presidente Dilma Roussef e deve entrar em vigor em até 100 dias (abril deste ano). Esta lei traz diversas medidas que incentivam os municípios a elaborarem um planejamento do sistema coletivo de transportes  com capacidade de atender a toda população e colaborar na construção de uma sociedade sustentável.

A lei incentiva claramente a priorização do transporte público/coletivo e dos transportes não motorizados no lugar dos individuais e motorizados. Mesmo que as diretrizes da Política de Mobilidade Urbana não possam ser diretamente impostas aos municípios, uma vez que as cidades têm soberania na decisão sobre o transporte público local, o Governo Federal através da lei poderá condicionar o repasse para cidades que têm planos baseados na PNMU.

Para consultar o texto da PNMU na íntegra, clique aqui.
Prêmio de Transporte Sustentável 2012
A cidade membro do ICLEI na América do Sul, Buenos Aires, Argentina foi indicada ao Prêmio global de Transporte Sustentável 2012. O Plano de Mobilidade da cidade prioriza transportes públicos, mobilidade saudável, fim de engarrafamentos e rodovias seguras, além da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A premiação aconteceu no último dia 24 na cidade de Washington, Estados Unidos.

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio.

Saiba mais sobre o Plano de Mobilidade de Buenos Aires aqui.
Convocação da Assembléia Geral Extraordinária ICLEI-Brasil
Convocamos  os  senhores  membros  do  Conselho  Diretor  e  Conselho Fiscal do ICLEI-Brasil para a Assembléia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 09 de março de 2012, às 16:00 horas, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.

Veja aqui o Edital completo.
Resultados de Durban: nações investem em tempo, o mundo precisa investir em cidades
Durban/África do Sul, 12 de Dezembro de 2011- As  nações alcançaram finalmente um acordo na Cúpula das Nações Unidas para o Clima, as cidades temem que os resultados de Durban sejam insuficientes para diminuir os avanços do aquecimento global, que não prevê recursos adequados para ações de adaptação em nível local.

[SAIBA MAIS]
Novidades de Durban
Cidades de todo o Mundo assinam compromisso histórico sobre ações de adaptação climática

Na Convenção de Durban de Governos Locais: adaptando a mudanças climáticas, em Durban na África do Sul, evento paralelo a COP 17, onde 114 prefeitos e outros líderes locais, representando mais de 950 governos locais de todo o mundo, uniram-se na assinatura da Carta de Adaptação de Durban, um compromisso político com objetivo de fortalecer resiliencia local para mudanças climáticas.

[Saiba Mais]

Primeiro Relatório Anual do Pacto Global das Cidades sobre  Mudaças Climáticas

O Pacto da Cidade do México foi lançado na Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima na Cidade do México em 21 de Novembro de 2010. O Pacto da Cidade do México foi assinado por 207 cidades e governos locais de todo o mundo e o relatório reúne o progresso alcançado por 52 cidades signatárias no último ano.

Para ter acesso ao Relatório (em inglês) acesse: www.mexicocitypact.org/primer-informe-anual-del-pacto-de-la-ciudad-de-mexico/


Registro Climático de Carbono de Cidades (cCCR)

O registro climático de carbono de Cidades também foi lançado na Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima na Cidade do México em 21 de Novembro de 2010, como um resposta local para ações climáticas globais mensuráveis, verificáveis e reportáveis. O Relatório Anual cCCR 2011 é um resumo abrangente e análise de dados a partir de 15 de Novembro de 2011, que cobre 51 cidades e governos locais de 19 países, representando 83 milhões de habitantes relatando anualmente 447 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa, 90 inventários de GEE, 107 acordos de energia e clima e 555 ações. Assim, quando os governos nacionais continuamente não chegarem a um acordo sobre ações conjuntas sobre mudanças climáticas, o cCCR e seu Relatório Anual de 2011 irão demonstrar que cidades e governos locais estão assumindo a liderança na transformação da “fala” do desafio climático global para o “andar” da ação climática.
O Relatório de 2011, é um resumo de 4 páginas e informações atualizadas sobre o Registro Climático de Carbono de Cidades (cCCCR) podem ser encontradas (em inglês) no site:citiesclimateregistry.org/.
Foi Lançado o Livro “Poder Público e Consumo de Madeira: desafios e oportunidades para a gestão responsável da madeira amazônica”
No dia 29 de Novembro de 2011, a FGV-EASP por meio da Rede de Amigos da Amazônia (RAA) lançou o  livro “Poder Público e Consumo de Madeira: desafios e oportunidades para a gestão responsável da madeira amazônica”

O livro traz exemplos práticos, depoimentos de técnicos e gestores públicos, modelos de legislação e editais de compras e contratações públicas envolvendo a madeira amazônica.

A FGV Liberou a versão online do livro, clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo.
Diálogos pelo Brasil: ICLEI lança material do GeRes em Audiência Pública no Nordeste
No dia 13 de outubro o ICLEI participou da audiência da Região Nordeste, em Recife, na qual a diretora Florence Laloe lançou, ao lado de Silvano Silvério, representante do Ministério do Meio Ambiente, o folder do Projeto GeRes com orientações iniciais aos governos sobre a elaboração dos planos, previstos na PNRS (Lei 12.305/10). Em breve, estas orientações serão apresentadas de maneira completa em um Manual, que será lançado no Seminário Nacional, em Brasília, no dia 30 de novembro.

[MAIS]
MMA, ICLEI - Brasil e Embaixada Britânica, anunciam manual e curso de ensino à distância para apoiar governos na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Publicação e curso serão lançados durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, da Frente Nacional de Prefeitos, de 27 a 29 de março de 2012, em Brasília.

Nesta semana, de 27 a 29 de março, acontece em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (SHS), o “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade urbana e erradicação da miséria”, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Durante a cerimônia de abertura do evento, às 19h, com a presença de diversas autoridades, haverá o anúncio do lançamento da publicação ‘Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação’ e do curso de ensino à distância, baseado nela. Ambos, desenvolvidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, têm como objetivo colaborar com as cidades e estados no processo de elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos e, portanto, na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Clique aqui para maiores informações!
Governos Locais na COP17
A COP 17 está acontecendo neste momento em Durban, África do Sul. Governos Locais e o ICLEI, como ponto focal para Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA), estão lá para envolver-se em negociações além de garantir ainda maior reconhecimento e empoderamento das cidades. Fique ligado para atualizações ao vivo! Saiba mais aqui.


Acompanhe as atualizações diárias através do www.iclei.org/climate-roadmap (em inglês).
Votação Popular para o Prêmio Green Building Brasil
A Diretora Regional Interina para América Latina e Caribe do ICLEI, Florence Laloë participou do comitê selecionador para o Prêmio Green Building Brasil, que teve como objetivo reconhecer indivíduos, empresas/ organizações brasileiras por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor. A iniciativa é do Green Building Council Brasil, que tem como principal fim fomentar construções sustentáveis no país.

O comitê selecionador indicou três nomes para cada uma das 10 categorias, a lista com estes nomes que passou por votação popular para escolha dos premiados.

Para saber os resultados acesse o site do Green Building Council Brasil
1º Fórum Mobilize debate a mobilidade sustentável nas cidades brasileiras
O ICLEI está apoiando o Evento que é aberto à participação do público busca estimular a integração inteligente dos vários modos de transporte urbano.

Informações sobre ciclovias, calçadas acessíveis, redes de metrô e trens, corredores de ônibus e outros modos de transporte urbano serão apresentadas e debatidas durante o 1º Fórum Mobilize - Os Desafios da Mobilidade Sustentável nas Cidades Brasileiras, que será realizado no próximo dia 4 de novembro, às 19h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), em São Paulo, por iniciativa do Mobilize Brasil.


Fonte: Portal Mobilize


[MAIS]
ICLEI participa da Audiência Pública ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em São Paulo
Dia 10 de outubro de 2011, o ICLEI – Brasil participou da Audiência Pública ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), realizada em São Paulo (SP) pelo Ministério do Meio Ambiente. O evento faz parte de uma série de consultas a todos os setores da sociedade sobre as metas e diretrizes estabelecidas na versão preliminar do Plano, lançada em setembro de 2011. O documento apresenta um diagnóstico sobre a situação dos resíduos sólidos no Brasil, elaborado pelo IPEA, e indica metas e diretrizes nacionais para o aproveitamento energético, redução de lixões, maneiras de reutilização, reciclagem e redução dos resíduos descartados, formas de gestão regionalizada, entre outras questões.

[MAIS]
Conferência de Governos Locais de Durban: adaptação às mudanças climáticas
Paralelamente à Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CQNUMC COP17/CMP7), o ICLEI, Governos locais para a sustentabilidade em parceria com o Governo Sul africano através da Associação Sul africana de Governos Locais (SALGA), a Rede de cidades Sul Africanas (SACN), a Câmara Municipal eThekwini e o Departamento de Assuntos Ambientais, irão realizar a Conferência de Governos Locais de Durban: adaptação às mudanças climáticas, onde governos locais e parceiros se reunirão para discutir os resultados do Congresso Cidades Resilientes 2011, com foco na compreensão e melhoria do perfil de adaptação como ferramenta fundamental para alcançar objetivos de desenvolvimento local e de sustentabilidade.

Ambas as Conferências serão sediadas este ano na cidade de Durban, África do Sul.


[Veja o Convite e a ficha de Inscrição]
Seminário: “ Sustentabilidade: os desafios do desenvolvimento” promovido pelo jornal Valor Econômico
No dia 22 de Setembro de 2011 aconteceu no Hotel Grand Hyatt o Seminário “Sustentabilidade: os desafios do desenvolvimento”, promovido pelo jornal Valor econômico e apoiado pelas empresas Siemens, AMBEV, SAP e Raízen. A Diretora Regional Interina para América Latina e Caribe do ICLEI, Florence Laloë, palestrou em Painel sobre  o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, no qual também debateu o tema com o vice-presidente de sustentabilidade para as Américas da Siemes, Alison Taylor, e Oded Grajew do Nossa São Paulo.


Clique aqui para saber mais.
II Workshop sobre Compras Públicas Sustentáveis no Estado da Bahia
Foi realizado na cidade de Salvador, no dia 15 de setembro de 2011, o “II Workshop sobre Compras Públicas Sustentáveis no Estado da Bahia”. O evento é parte do resultado de uma parceria firmada entre o ICLEI e o Governo do Estado da Bahia, por meio de sua Secretaria de Administração (SAEB).


Clique aqui para saber mais
ICLEI integra Grupo de Associados Beneméritos do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
O ICLEI apoiou a realização da Carta de Recomendações em Saúde em São Paulo, C40 2011, por isso foi convidado a juntar-se ao Grupo de Associados Beneméritos do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Para maiores informações acesse o site Saúde e Sustentabilidade
Convocação da Assembléia Geral Extraordinária ICLEI-Brasil
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 21 de Outubro de 2011, às 10:00 horas, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.


Veja aqui o Edital completo.
ICLEI LACS apoia o Portal Mobilize
Está no ar o primeiro portal brasileiro voltado exclusivamente a Mobilidade urbana sustentável: mobilize.org.br

Clique aqui para saber mais
Lançamento do Kit de Treinamento SWITCH
No dia 14 de setembro de 2011, o ICLEI, em parceria com a UFMG, lançou a versão em português do Kit de Treinamento SWITCH – Gestão Integrada das Águas na Cidade do Futuro. O lançamento será durante a 12th International Conference of Urban Drainage (ICUD), que aconteceu na cidade de Porto Alegre. O material aborda de forma integrada o gerenciamento dos recursos hídricos em áreas urbanas e visa disseminar boas práticas na gestão desses recursos.

Para mais informações acesse o site.
Diretora do ICLEI irá ministrar aula no Curso "Inventário de Gases de Efeito Estufa: Sustentabilidade Corporativa e Pública"
A CETESB promoveu o curso entre os dias 22 e 23 de Setembro. Objetivo foi que os participantes adquirissem conhecimentos necessários à elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa - GEE e medidas para implantação de políticas para redução das emissões de GEE, baseado nas metodologias desenvolvidas pelo IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change. A Diretora do ICLEI, Florence Laloë, foi uma das professoras convidadas do módulo: Inventários Nacional, Estadual e Municipal de fontes de emissão de gás de efeito estufa.

Mais

Edital de Convocação da Assembléia Geral Extraordinária ICLEI-Brasil
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 12 de setembro de 2011, às 10:00 horas, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.

Veja aqui o edital completo.
ICLEI abre processo de contratação de suporte técnico e manutenção da plataforma Moodle Curso de Ensino à Distância - EAD
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de prestação de serviços de suporte técnico para WEB do Curso de EAD sobre Compras Públicas Sustentáveis na Administração Pública Federal, uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do ICLEI.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa / consultor estarão relacionadas ao auxílio técnico aos professores e aos alunos, inserção e exclusão de alunos na plataforma, atualização do Moodle, inserção e correção de materiais.

Para mais informações consulte o Termo de Referência.
Encerramento da Concorrência para Consultoria Técnica para o Projeto sobre Resíduos Sólidos
O processo de seleção para a contratação de consultoria técnica, no âmbito do projeto “Apoiando a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” (TdR no.001/2011), foi encerrado em 26/08/2011.
Foram recebidas e avaliadas 11 propostas - 2 de pessoas físicas e as demais de empresas privadas. As duas propostas com maior pontuação foram chamadas para entrevistas com o ICLEI. A análise foi feita a partir dos critérios objetivos expressos no termo de referência, considerando-se a qualificação técnica e experiência dos consultores, bem como o preço e regularidade na documentação.

Os vencedores do certame foram as empresas I&T para realização do produto 1, e Arcadis Tetraplan para o produto 2.


O ICLEI, a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU – MMA) e a Embaixada Britânica de Brasília agradecem a participação de todos os interessados.
Governo Federal cria Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
O governo federal publicou no dia 1º de julho, o Decreto Nº 7.513, que cria o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que será comandado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O núcleo inteligente do sistema, responsável por gerenciar as informações emitidas por radares, pluviômetros e previsões climáticas, será instalado em Cachoeira Paulista (SP). A idéia é dar início ao monitoramento em 25 cidades com cartas geotécnicas prontas. A lista dos municípios será definida pelo Ministério das Cidades.

Mais informações
C40 e ICLEI Estabelecem Padrão Global para Emissões de Gases Efeito Estufa das Cidades
O C40 (Cities Climate Leadership Group) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, anunciaram na Cúpula dos Prefeitos das Cidade da C40 em São Paulo que as duas organizações irão estabelecer um padrão global para medir e relatar emissões de gases de efeito estufa (GEE) em escala local. A padronização irá impulsionar a capacidade de acessar financiamentos e implementar ações.


[mais]
Mensagem Importante para a Rede ICLEI e Parceiros
Leia mensagem importante da Laura Valente de Macedo sobre a nova liderança do ICLEI na América Latina e Caribe.

Clique aqui.


Curso de Capacitação do CADES
Neste sábado, dia 27 de agosto, acontecerá o oitavo módulo do Curso de Capacitação "O Papel do Conselheiro na Política Urbana: da Teoria à Prática".
Nesse encontro, que será o encerramento do curso, Waltemir de Melo - consultor ICLEI, irá realizar uma palestra sobre estratégias de comunicação e participação, assim como uma oficina para que os participantes possam colocar em práticas os conhecimentos obtidos durante o Curso.


 Mais informações
ICLEI Realiza Treinamento sobre Compras Públicas Sustentáveis para Câmara dos Deputados e Senado
Nos últimos dias 4 e 5 de agosto, o ICLEI treinou 60 servidores da Câmara dos Deputados e Senado Federal em como realizar as compras das casas de maneira sustentável. O curso, com carga horária de 16 horas, apresentou o estado da arte da prática de compras públicas sustentáveis no Brasil e no mundo, fornecendo uma base sobre as metodologias de implementação de compras sustentáveis em órgãos públicos. Seu objetivo foi capacitar os profissionais que atuam diretamente na área de compras e licitação da Câmara dos Deputados e Senado Federal, para que possam aplicar os conceitos relativos à produção e consumo sustentáveis nos processos de compras públicas.

Para saber mais sobre a iniciativa ICLEI de Compras Públicas Sustentáveis, clique aqui.
ICLEI apoia SUSTENTAR 2011
O Secretariado para América Latina e Caribe do ICLEI será parceiro do 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – SUSTENTAR 2011. O evento será realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, de 23 a 25 de agosto, no Minascento, em Belo Horizonte, com o tema central "Sustentabilidade na prática: tendências globais, inovação, oportunidades e educação”.

Para maiores informações, acesse o site do evento
Resultado do processo de contratação de consultoria em comunicação de risco e participação social
Informamos o encerramento do processo de seleção para contratação de Consultoria Técnica para o Projeto "INTEGRATION - Integrated Urban Development". Após análise das propostas apresentadas, informamos que a empresa vencedora do processo é a empresa CWM Comunicação. Conforme exigências do processo indicadas no Termo de Referência, a CWM obteve melhor pontuação e apresentou melhor proposta orçamentária.

Agradecemos a todos os participantes o interesse e o envio de propostas.
Curso de Capacitação do CADES
Neste sábado, dia 30 de julho, acontecerá o sexto módulo do Curso de Capacitação "O Papel do Conselheiro na Política Urbana: da Teoria à Prática".

Os temas deste encontro serão Conceito de cidade compacta, instrumentos legais, instâncias de participação e Programa INTEGRATION ministrado por Lisandro Frigério, do depto. de Operação Urbana da SMDU e Milton Tadeu Motta, do DECONT-2 da SVMA, e abordarão assuntos como o levantamento de "Brownfields" e a integração da coesão social e territorial agregada às políticas públicas.

Mais informações
ICLEI abre processo para contratação de especialista em comunicação de risco e participação social
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de consultoria técnica em comunicação de risco e participação social. O consultor trabalhará no âmbito do projeto INTEGRATION, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e com o Núcleo Centro Oeste 2.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa/consultor estarão relacionadas às estratégias de comunicação de risco e participação social nas operações urbanas, a fim de capacitar a equipe da Prefeitura e os Conselheiros Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz envolvidos na quarta etapa do projeto Integration – “Integração dos agentes no processo de planejamento”.


ENCERRADO

Agradecemos a todos os interessados que nos enviaram propostas. Após avaliação dos documentos recebidos, entraremos em contato por email, notificando o resultado.

Termo de Referência
Curso de Capacitação do CADES
Neste sábado, dia 16 de julho, acontecerá o quinto módulo do Curso de Capacitação "O Papel do Conselheiro na Política Urbana: da Teoria à Prática".

O tema deste encontro será Instrumentos de Política Urbana, ministrado por Rita Ogera, do depto. de Fomento à Políticas Públicas/SVMA e Denise Malheiros, do depto. de Urbanismo da SMDU, e abordará assuntos como o Plano Diretor Estratégico, Estatuto da Cidade e ocupação do solo.

[Mais informações]
Convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Embaixada do Reino Unido visa promover construções verdes
O Secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, assinaram no dia 22 de junho, um convênio para fomentar a economia verde no Estado do Rio. O acordo estabelece, entre outras medidas, a elaboração de um plano de negócios para construções verdes no estado. O objetivo é transformar o Rio de Janeiro em pólo de construções sustentáveis. O estudo, no valor de R$ 800 mil, será financiado pela Embaixada do Reino Unido.

Fonte: Marcelo Macedo Soares
O Fluminense - RJ
Audiências públicas para a revisão do Plano Diretor de Manaus terão início no dia 26 de julho
No próximo dia 26 de julho terá início a primeira fase das audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus (PDUAM). A primeira será no Parque Municipal do Idoso, na Zona Centro-Sul, e segue até o dia dois de agosto.

Saiba mais
Diretora do ICLEI LACS fala para a Globo News
Durante a C40 (Cities Climate Leadership Group), realizada no início do mês de junho na cidade de São Paulo, a Diretora Regional Interina do ICLEI Brasil, Florence Laloëo foi entrevistada pelo Jornal das Dez da Globo News sobre o tema "cidades compactas" e a atuação de mudanças climáticas de governos locais.


Clique aqui para ver a reportagem
SEA e INEA adotam resolução para Licitações Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado do Ambiente realizou, em parceria com o ICLEI, no dia 10 de junho, o Seminário “Construções e Compras Públicas Sustentáveis para uma Economia Verde”. O evento marcou o final do Projeto ‘Subsídios para Implementação de Elementos de Construção e Compras Públicas Sustentáveis’ (CCPS).

O Seminário serviu também como palco para assinatura pelo Secretário de Estado do Ambiente, Sr. Carlos Minc, de resolução que dispõe sobre o estabelecimento de exigências de natureza ambiental em processos licitatórios realizados no âmbito da SEA e do INEA.

[mais]
Carta de Recomendações em Saúde São Paulo
Preparada especialmente para a São Paulo C40 Large Cities Climate Summit, a Carta de Recomendações em Saúde São Paulo, C40 2011 foi lançada no dia 01 de junho e propõe medidas práticas para serem adotadas por megacidades. Essas medidas combinam de maneira mais efetiva a diminuição e adaptação da emissão dos gases de efeito estufa de um lado e os benefícios imediatos à saúde de outro. Elaborada a partir de um workshop promovido pela Faculdade de Medicina da USP e organizado em parceria com Comitê Gestor Local do C40, Coordenadoria do Quadrilátero Saúde/Direito da USP e Instituto Saúde e Sustentabilidade, o documento tem autoria compartilhada de 78 professores e profissionais. A edição brasileira inova ao incorporar de forma incisiva o tema da Saúde Humana na pauta do evento.

O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibiliza as versões eletrônicas em português e em inglês para download gratuito no site Saúde e Sustentabilidade.
Bright Green Cities/Rio Global Green Business
O Secretariado para América Latina e Caribe do ICLEI se tornou um parceiro do evento Bright Green Cities/Rio Global Green Business. O evento acontecerá no Rio de Janeiro de 01 a 03 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro – FIRJAN, e reunirá representações governamentais, empresas e instituições que estão construindo a Economia Verde no planeta.

À ocasião, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - EUBRA, em conjunto com a ONU, apresentará uma seleção de 100 importantes iniciativas que se destacam na construção desse novo modelo econômico "Verde", através do lançamento do Bright Green Book – "O Livro Verde do Século 21".

Para mais informações, acesse o site do evento.
Semana Mundial da Água em Estocolmo terá participação do Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo
A Semana Mundial da Água de 2011, que acontecerá em Estocolmo, Suécia, de 21 a 27 de agosto terá como foco “A água num Mundo Urbanizado”, inserido dentro do tema “Respostas às Mudanças Globais” que tem sido abordado entre os anos de 2009-2012. Visa otimizar políticas relacionadas à água, sua gestão e planejamento a fim de se adaptarem aos impactos ocasionados pelas mudanças globais.

Este ano, o evento contará com a participação do Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, durante o Painel de Prefeitos.

Clique aqui para saber mais.
Contratação para Consultoria Técnica: Projeto sobre Resíduos Sólidos
O ICLEI abriu concorrência para contratação de Pessoas Jurídicas e/ou Pessoas Físicas para realização de Consultoria Técnica na área ambiental no âmbito do projeto “Apoiando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, iniciativa apoiada pelo Fundo de Prosperidade e pela Embaixada Britânica em Brasília. Os consultores trabalharão junto com o ICLEI e com o Ministério do Meio Ambiente, sendo responsáveis pela consolidação de relatórios que farão parte do processo de capacitação em gerenciamento de resíduos sólidos.

O processo visa contratação de consultoria para o desenvolvimento de dois produtos distintos, podendo o mesmo proponente apresentar proposta para um dos produtos ou, conjuntamente, para os dois.

Os contratos terão duração de 4 meses e 15 dias, de 15 de agosto de 2011 a 30 dezembro de 2011. Os candidatos devem enviar a proposta técnica, os documentos comprobatórios da experiência na área e da regularidade jurídica. Bem como a proposta orçamentária, em envelope lacrado com o nome do projeto e o número da seleção/termo de referência identificados, até às 12h (meio dia) de segunda-feira, dia 15 de agosto de 2011.

Acesse aqui o Termo de Referência
Curso de Capacitação do CADES
Neste sábado, dia 13 de agosto, acontecerá o sétimo módulo do Curso de Capacitação "O Papel do Conselheiro na Política Urbana: da Teoria à Prática".
Nesse encontro será feita uma visita técnica em algumas das áreas abrangidas pela “Operação Urbana Mooca Vila Carioca” A visita será guiada por técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente no escopo do projeto INTEGRATION Urb-al III.

Mais informações
C40 e ICLEI Estabelecem Padrão Global para Emissões de Gases Efeito Estufa das Cidades
O C40 (Cities Climate Leadership Group) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, anunciaram na Cúpula dos Prefeitos das Cidade da C40 em São Paulo que as duas organizações irão estabelecer um padrão global para medir e relatar emissões de gases de efeito estufa (GEE) em escala local. A padronização irá impulsionar a capacidade de acessar financiamentos e implementar ações.

[mais]
ICLEI abre processo de contratação de serviços de acompanhamento do Curso de Ensino à Distância - EAD
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de acompanhamento tutorial de Curso de EAD sobre Compras Públicas Sustentáveis na Administração Pública Federal, uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do ICLEI.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa / consultor estarão relacionadas ao acompanhamento tutorial dos alunos e processos cadastrais, revisão e atualização do conteúdo do curso, alimentação da ferramenta a cada turma.

Para mais informações consulte o Termo de Referência.
ICLEI e Belo Horizonte anunciam sede do Congresso Mundial do ICLEI 2012
No dia 13 de maio, foi realizado o evento de lançamento do Manual de Políticas sobre Construções Sustentáveis e anúncio oficial da cidade de Belo Horizonte como sede do Congresso Mundial do ICLEI em 2012.

É a primeira vez que este evento, realizado a cada três anos, ocorrerá na América Latina. O evento acontecerá entre os dias 14 a 17 de junho de 2012, e espera contar com a presença de ao menos 600 representantes de governos locais, especialistas em temas de sustentabilidade, representantes de organizações internacionais e setor privado de mais de 60 países.

[mais]
Construindo Cidades Verdes: Manual de Políticas Públicas para Construções Sustentáveis
O Manual sobre Políticas de Construções Sustentáveis do projeto PoliCS foi lançado no dia 13 de maio 2011 na Prefeitura de Belo Horizonte.


A publicação, desenvolvida pelo ICLEI, se propõe como uma ferramenta introdutória acessível para formuladores de políticas públicas nas áreas urbanística, de habitação e meio ambiente, que desejem conhecer ou levar às suas cidades o tema de construções sustentáveis.

[mais]
Mensagem Importante para a Rede ICLEI e Parceiros
Leia mensagem importante da Laura Valente de Macedo sobre a nova liderança do ICLEI na América Latina e Caribe. Clique aqui.
ICLEI e Embaixada Britânica Apóiam Workshop sobre o Manejo de Resíduos Sólidos
Ocorreu nos dias 26 e 27 de abril em Belo Horizonte o Workshop Internacional Aproveitamento Energético do Biogás em Aterros Sanitários e Estações de Tratamento de Efluentes. O evento foi realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM) em parceria com a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA) e apoio do ICLEI e Embaixada Britânica.

[mais]
“Madeira de Ponta a Ponta: O caminho desde a floresta até o consumo”
No dia 29 de março 2011 foi lançada a publicação “Madeira de Ponta a Ponta: O caminho desde a floresta até o consumo” pela Rede Amigos da Amazônia, uma iniciativa dos Centros de Estudo em Sustentabilidade e em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas.

[mais]
ICLEI e Embaixada Britânica Realizam Workshop Sobre Digestão Anaeróbia
54 pessoas, incluindo representantes de 20 municípios, estados, governo federal, associações e setor privado participaram no dia 6 de abril do Workshop: “Digestão Anaeróbia como Alternativa para o Manejo de Resíduos Sólidos em Municípios” na sede da Embaixada do Reino Unido em Brasília.

[mais]
Programa LEAD New Earth Leaders abre inscrições para a nova turma
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças ABDL/LEAD Brasil lança a 2ª Edição do programa LEAD New Earth Leaders. O programa é dirigido a profissionais que tenham interesse em desenvolver habilidades para atuar de forma colaborativa no desenho e implementação de iniciativas voltadas à sustentabilidade de suas organizações ou comunidades.

[mais]
22 de março: Dia Mundial da Água!
Neste ano, as cidades estão na vanguarda do Dia Mundial da Água, que tem como tema "Água para Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano".

O ICLEI gostaria de aproveitar esta oportunidade para encorajar todos os membros a intensificarem os seus esforços para uma gestão mais sustentável da água. A natureza apenas nos empresta a água - esta tem que ser tratada com cuidado para assegurar que suas fontes sejam protegidas e para que os benefícios proporcionados a todas as formas de vida sejam mantidos.

Clique aqui para saber mais sobre gestão sustentável da água em cidades do futuro.

Para saber mais sobre a Campanha do ICLEI para o Dia Mundial da Água, acesse aqui.
ICLEI abre processo de contratação de serviços de coordenação e gerenciamento de curso de Ensino à Distância – EAD
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de serviços de coordenação e gerenciamento no âmbito do Curso de Ensino à Distância sobre Compras e Contrações Públicas Sustentáveis, uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do ICLEI.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa / consultor estarão relacionadas ao acompanhamento e analise dos dados processados (relacionados à inscrição dos alunos, número de alunos cadastrados na Plataforma Moodle, verificação do total de alunos que realizaram o curso, etc) e procedimentos de apoio geral.

Para mais informações consulte o Termo de Referência.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 14 de março de 2011, às 10:00hs, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.

A reunião terá como finalidade discutir assuntos de interesse da sociedade.

Nos termos do artigo 12, parágrafo 1º do Estatuto Social, as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes ou representados, ressalvadas as previsões específicas contidas no parágrafo único, do artigo 13.
ICLEI abre processo de contratação de serviços de acompanhamento do Curso de Ensino à Distância - EAD
O ICLEI abriu processo de concorrência para a contratação de acompanhamento tutorial de Curso de EAD sobre Compras Públicas Sustentáveis na Administração Pública Federal, uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do ICLEI.

As atividades a serem desenvolvidas pela empresa / consultor estarão relacionadas ao acompanhamento tutorial dos alunos e processos cadastrais, revisão e atualização do conteúdo do curso, alimentação da ferramenta a cada turma.

Para mais informações consulte o Termo de Referência.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 17 de fevereiro de 2011, às 16:00hs, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.

A reunião terá como finalidade discutir assuntos de interesse da sociedade.

Nos termos do artigo 12, parágrafo 1º do Estatuto Social, as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes ou representados, ressalvadas as previsões específicas contidas no parágrafo único, do artigo 13.

Eduardo Sales Novaes
Presidente
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade
Conferência Cidades Verdes
A Fundação OndAzul realizará, nos dias 27 e 28 e Janeiro, no Rio de Janeiro, a Conferência Cidades Verdes.

O evento busca, através da discussão de idéias e da análise de propostas de desenvolvimento sustentável nas cidades, contribuir para a superação do desafio que é diminuir o impacto ambiental das grandes metrópoles [Mais].
Bahia aprova dois projetos de lei que fortalecem a política ambiental do estado
Os Projetos de Lei de Mudanças Climáticas e de Educação Ambiental da Bahia foram aprovados no dia 22 de dezembro passado, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Após a aprovação pelos deputados estaduais, os projetos elaborados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) aguardam para serem sancionados pelo governador Jaques Wagner.

[saiba mais]
Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco recebe condecoração máxima do Governo do Estado
O Laboratório de Meteorologia do estado de Pernambuco - LAMEPE/ITEP recebeu condecoração máxima do governo estadual no dia 23 de dezembro último.

A coordenadora do laboratório, Sra Francis Lacerda, recebeu a medalha da Ordem dos Méritos do Guararapes, pelo alerta antecipado das chuvas que ocorreram em 17 de junho de 2010 no estado, dado pelo Laboratório, permitindo uma ação rápida do poder civil e minimização dos danos.

Para saber mais, clique aqui.
CHAMADA: EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO ICLEI - BRASIL
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 05 de janeiro de 2010, às 14:00hs, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP.

A reunião terá como finalidade nomear a diretoria com mandato para os exercícios de 2011 e 2012.

Nos termos do artigo 12, parágrafo 1º do Estatuto Social, as decisões serão tomadas por maioria de votos dos membros presentes ou representados, ressalvadas as previsões específicas contidas no parágrafo único, do artigo 13.


São Paulo, 22 de dezembro de 2010.
Conselho Diretor.
Seminário e Oficina “O Poder de Compra do Estado em Prol da Sustentabilidade”
Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2010, foram realizados o Seminário “O Poder de Compra do Estado em Prol da Sustentabilidade”, e oficina de capacitação sobre Compras Públicas Sustentáveis para o Governo do Estado da Bahia. Os eventos foram realizados no âmbito do Projeto CPS-BA, uma parceria entre o ICLEI e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia. 
Clique aqui para saber mais, e acessar os programas, apresentações e fotos dos eventos.
Alta Floresta, se torna a mais recente cidade membro do ICLEI
Alta Floresta, um dos 16 municípios do Portal da Amazônia, tornou-se, nesta sexta-feira 29 de outubro, a mais recente cidade-membro do ICLEI.  O escritório de Projetos de São Paulo, em nome do ICLEI, dá as boas vindas à cidade de Alta Floresta e espera estabelecer uma sólida parceria para a implementação e continuidade de seus projetos. 
II Curso de Compras Públicas Sustentáveis
Para alcançar um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável nos processos de compras e contratações públicas, durante o mês de novembro acontecerá em São Paulo o II Curso de Compras Públicas Sustentáveis. Este curso promoverá o repensar das compras e a capacitação dos servidores para implantação dessas ações. Clique aqui para saber mais.
Curso Preparatório para a COP 16 - Mudanças Climáticas
Em breve o mundo irá se reunir novamente para discutir o aquecimento global, durante a 16 Conferência das Nações Unidas de Mudanças Climáticas, em Cancún, no México. Para quem pretende acompanhar a COP 16 e suas negociações ou simplesmente se manter atualizado sobre o tema, o Planeta Sustentável trará Luiz Gylvan Meira Filho, um dos principais especialistas do Brasil e do mundo, para explicar e debater as questões que envolvem o clima e suas implicações.

O curso acontecerá no dia 16 de novembro na sede da Editora Abril em São Paulo em 3 horários distintos, 10h, 15h e 19h. As inscrições são gratuitas mas as vagas limitadas. Confirme sua presença através do e-mail planeta.biodiversidade@abril.com.br.
Fórum Nacional Sustentabilidade na Prática
Entre os dias 18 e 19 de novembro acontecerá em Brasilia, DF o Fórum Nacional Sustentabilidade na Prática, com a questão central: "Como transformar as Organizações e os sistemas que as envolvem". Nesta ocasião serão apresentados casos práticos, Workshops e palestras com grandes conhecedores do assunto. Para maiores informações acesse www.conexxoes.com.br.
Relatórios e Estudos de Caso do Projeto Rede Elo Disponíveis
Após 2 anos, chega ao fim a segunda fase do projeto Rede Elo (Local Renewables Model Communities Network), iniciada pelo ICLEI em 2005 para estabeler um elo entre os governos locais do mundo que agem como líderes na promoção das Energias Renováveis e Eficiência Energética em centros urbanos.  
Temos grande satisfação em divulgar os relatórios finais e estudos de caso sobre as ações das Comunidades Modelo Brasileiras da Rede Elo: Betim e Porto Alegre, já disponíveis na página do projeto.

Clique aqui para acessar.
Plano de Ação para a Biodiversidade acaba de ser adotado por 193 paises da Convenção de Diversidade Biológica
O Plano de Ação para os governos sub-nacionais, municipais e outras autoridades locais para a Biodiversidade acaba de ser oficialmente adotado por 193 paises da Convenção de Diversidade Biológica.
As grandes implicações disso ainda têm que serem aprofundadas. Basicamente, isto significa que os paises e seus governos subnacionais e autoridades locais são incentivadas, nos termos que você encontrará em http: //www.cbd.int/doc/meetings/cop/cop-10/in-session / COP-10-l-23-en.doc, para cooperar em todos os programas de trabalhos temáticos, questões transversais, ferramentas e mecanismos da Convenção.

Embora nenhuma obrigação financeira ou técnica direta tenha sido definida, ainda que  claro os países definirão, conforme adequado nas suas condições específicas a maneira de implementar o Plano, mecanismos voluntários e atividades indicativas são incentivadas ao longo do Plano e o relatório de progresso é solicitado para a próxima COP, na Índia, em 2012, e posteriormente.
Clique aqui para acessar o site oficial da CBD
Emissões brasileiras de gases estufa aumentaram cerca de 60% entre 1990 e 2005
As emissões brasileiras de gases de efeito estufa aumentaram cerca de 60% entre 1990 e 2005, passando de 1,4 gigatoneladas para 2,192 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente (medida que considera todos os gases de efeito estufa). O número foi apresentado hoje (26) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, durante a reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Agência Brasil
Consulta Pública dos Relatórios de Referência para o Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo
A CETESB/SMA anuncia o processo de consulta pública (início 22 de outubro de 2010) do Primeiro Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo. Elaborado por uma rede composta por instituições especializadas nos setores inventariados, diversos especialistas e coordenado pela CETESB/SMA, o Inventário Estadual é resultado de uma iniciativa inédita no Brasil de elaboração de um amplo e detalhado diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa do Estado de São Paulo no período 1990-2008.
1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde
Reserve a sua agenda para o período de 30 de novembro a 3 de dezembro e participe da BINEV - 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde. O tema central do evento é a migração para um novo modelo de desenvolvimento econômico, com novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental. Clique aqui para saber mais.
Congresso O Futuro das Cidades em Incheon, Coréia
Representantes de cidades do futuro, organizações internacionais e comunidade científica compartilharam seus conhecimentos entre os dias 5 e 7 de outubro,  no Congresso O Futuro das Cidades em Incheon, República da Coreia. Certamente foi um congresso internacional chave deste ano sobre eco eficiência, resiliência, economia verde e felicidade nas cidades. Durante este importante acontecimento, o ICLEI também celebrou seu 20º aniversário e lançou sua estratégia global para 2010-2015. Acesse  www.iclei.org/incheon2010 para baixar todas as informações sobre a conferência em Inglês.
Lançado o boletim Conexão Clima nº 7
Já está disponível no site do ICLEI a sétima edição do boletim Conexão Clima. Este boletim consiste de um resumo de todas as atividades do ICLEI LACS, ao longo do último ano, contendo ainda artigos de opinião, entrevistas e novidades sobre os membros da nossa rede.

[mais]
Seminário Internacional "São Paulo Cidade Compacta"
O Seminário Internacional "São Paulo Cidade Compacta", realizado em 15 de setembro, na sede da Prefeitura de São Paulo, reuniu mais de 200 participantes, dentre eles autoridades locais nacionais e internacionais, representantes da academia, sociedade civil e setor privado. 

[mais]
I Oficina sobre Construções Sustentáveis do Rio de Janeiro
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro realizaram, no dia 1 de setembro de 2010, a I Oficina sobre Construções Sustentáveis do Rio de Janeiro. A oficina teve como objetivo colher contribuições de técnicos do governo e especialistas do setor privado, acadêmico e da sociedade civil ao documento Teoria e Práticas em Construções Sustentáveis no Brasil, em fase de elaboração no âmbito do Projeto Compras e Contratações Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro – CCPS, tendo em vista criar subsídios à implementação de uma política de compras e construções sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber mais.
3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável
Nos dia 08 e 09 de novembro de 2010 aconteceu em São Paulo, o 3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável que tive como tema a Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança. O evento apresentou as principais tecnologias e inovações em construções sustentáveis, divididos em quatro painéis: Sustentabilidade nos Negócios; Otimização de Recursos; Sustentabilidade Habitacional Urbana; e Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da Vida Útil Como Ferramenta de Projeto.
Mesa Redonda sobre Recuperação de Biogás de Aterros Sanitários em Ribeirão Preto
No próximo dia 17 de setembro, Ribeirão Preto sediará evento para discutir a recuperação de biogás de aterros sanitários na cidade. Será uma oportunidade de juntar as partes envolvidas na concessão e na operação dos aterros sanitários municipais e seus projetos relacionados à geração de energia através da recuperação de biogás. Clique aqui para saber mais e acessar a programação do evento.
Belo Horizonte Receberá Cúpula do Mercocidades
A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte convida seus pares a salvarem em sua agenda as datas entre 1 e 3 de Dezembro de 2010.
Durante este período, a cidade receberá duas importantes reuniões para os governos locais da região: a XV Cúpula da Mercocidades e a 58ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.

Clique aqui para acessar convite preliminar
Projeto Apuí Mais Verde é aprovado para receber imagens SPOT de alta resolução espacial
A cidade de Apuí, no sudeste do Amazonas, está em um dos municípios com maior desmatamento acumulado no estado, resultado da ocupação desordenada e da falta de alternativas econômicas. Para reverter essa situação, o Idesam coordena o Projeto Apuí Mais Verde, que visa desenvolver um modelo para conter o desmatamento na região, combinando atividades econômicas sustentáveis com potencial de recuperar o solo e nascentes dos rios, além de oferecer oportunidades para os comunitários promoverem melhoria da qualidade ambiental na região. Clique aqui para saber mais.

Fonte: IDESAM
Seminário sobre Compras Governamentais do ICG
O ICG - Instituto de Compras e Sustentabilidade, com apoio do Governo Federal, do SEBRAE e do ICLEI entre outros parceiros promove, entre os dias 21 e 22 de setembro de 2010 o 10º Seminário sobre Compras Governamentais na cidade de Brasilia - DF. Clique aqui e visite o site oficial do evento para mais informação.
Última Edição do Boletim PEClima - Edição Especial
O Projeto PEClima chegou ao final, após dois anos de atividades apoiando os estados da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco na criação dos Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas e na formulação de suas Políticas Estaduais de Mudanças Climáticas. 

Assim, com o intuito de divulgar o que foi alcançado ao longo destes dois anos junto aos estados participantes, preparamos a última edição especial do Boletim PEClima, que você pode acessar aqui.

Gostaríamos de agradecer a todos pelo apoio e trabalho durante estes dois anos de ação do Projeto PEClima. Os esforços dos estados  pela  construção de políticas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas continuarão. 
Inscrições abertas para o 3º Ciclo do Holcim Awards
Considerado o maior prêmio de construção sustentável do mundo, o prêmio internacional Holcim Awards distribuirá US$ 2 milhões para os vencedores. O concurso mundial criado pela Holcim Foundation for Sustainable Construction  foi criado com o objetivo de reconhecer projetos baseados no conceito de construção sustentável que reúnam inovação, eficiência e visão de futuro para este segmento. O período de inscrições segue até o dia 23 de março de 2011 pelo site www.holcimawards.org.
Entrevista com Especialistas: Como construir uma cidade de baixo carbono
A Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento da China (NDRC) anunciou recentemente um projeto de baixo carbono para províncias e cidades a nível nacional. O jornal chinês semanal Southern Weekly, perguntou à Konrad Otto-Zimmermann, Secretário Geral do ICLEI, sobre  as experiências de baixo carbono. Zimmermann foi entrevistado juntamente com Jiang Kejuan, pesquisador do instituto de pesquisa em energia do NDRC, Ye Zuda, diretor de planejamento e desenvolvimento de uma empresa de consultoria de engenharia que conduziu muitos projetos de comunidades de baixo carbono e Bo Asmus Kjeldgaard, prefeito de Copenhague, Dinamarca e novo membro do Conselho Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas (World Mayors Council on Climate Change).

Clique aqui para ler o artigo em inglês: Como construir uma cidade de baixo carbono.
Fundo Ambiental: Recursos garantidos
Foi sancionada, nesta segunda-feira (09/08), pelo Presidente da República, a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011 (Lei nº 12.309/10), onde, entre outras coisas, foi finalmente mantida a garantia de que os recursos para o Fundo Nacional para Mudanças do Clima – FNMC não poderão mais ser contingenciados pelo Executivo. Essa é uma grande conquista ambiental, pois, após a aprovação no Congresso Nacional, em dezembro de 2009, da Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei nº 12.187/09) e do FNMC (Lei nº 12.114/09), o presidente Lula havia vetado a proteção contra o contingenciamento do Fundo, o que tornou a Lei inócua já que os recursos não foram liberados. Clique aqui para saber mais.

Por Luiz Careira
Deputado Federal
Pernambuco institui Fórum e Comitê Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca
Em 03 de agosto de 2010, o governador Eduardo Campos assinou dois decretos, instituindo o Fórum Pernambucano de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca e o Comitê Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

[Leia mais]
Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul
O ICLEI está apoiando o Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul, que tem o objetivo de apresentar dados e estudos que estão em andamento sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas relacionadas a pobreza no setor de prestação de serviços, especialmente  saneamento, energia, saúde, transportes, habitação, bem como questões demográficas. Clique aqui para mais informações sobre o evento.
European Green Mobility Tour 2010
Entre os dias 20 de setembro e 01 de outubro acontecerá a European Green Mobility Tour 2010. O evento compreende uma jornada pela Europa para conhecer na prática as soluções inovadoras em mobilidade sustentável e transporte das cidades e das empresas. Este ano o projeto está focado na Alemanha. Será uma troca de conhecimento e experiências, além da oportunidade de negócios para a transferência de tecnologia entre Brasil e Alemanha, com foco para a Copa do Mundo de 2014. Saiba mais no site oficial www.greenmobility.com.br/tour.

Fonte: Green Mobility
Site Ficha Limpa
Com o objetivo de tornar o processo eleitoral deste ano mais transparente, foi criado o site Ficha Limpa, que oferece um espaço para os candidatos à Câmara dos Deputados, ao Senado, aos governos estaduais e à Presidência divulgarem semanalmente a prestação de contas das receitas e despesas de campanha, inclusive os nomes dos doadores. Clique aqui para saber mais.
Eco Business 2010
Entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro acontecerá em São Paulo a Eco Business 2010, um evento de disseminação de conceitos e práticas sustentáveis. A Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade, promovida pela MES Eventos desde 2008 em São Paulo, reúne empresas que desenvolvem projetos sustentáveis, ecoprodutos e serviços, com o intuito de gerar negócios, promovendo integração, troca de informações e geração de conhecimento nas esferas social, ambiental e econômica. Clique aqui para acessar a página oficial do evento.
Lucas do Rio Verde simboliza o êxito do Agronegócio
A terra fértil e plana, ideal para a agricultura mecanizada, transformou Lucas do Rio Verde, no norte de Mato Grosso, em fenômeno de prosperidade e qualidade de vida. Todos os bairros têm praça pública e postos de saúde. Não há criança fora da escola. Não há favelas. O PIB per capita local foi de R$ 34 mil, quase o triplo da média nacional (R$ 13,5 mil). Em 2009, o município produziu 1,5 milhão de toneladas de alimentos, lideradas pela cultura intercalada de soja e milho. Lucas do Rio Verde é o símbolo do agronegócio que progride no Arco do Desmatamento. A ocupação, baseada em pequenas fatias de terra, blindou a região dos latifúndios. Hoje, mais de 80% das propriedades locais não passam de 500 hectares. São terras que produzem muito com pouca mão de obra. Gado, ali, não costuma aparecer nem nas feiras rurais. Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

Fonte: O Globo, 09/08/10
Curso Gestão para o Baixo Carbono na FGV – SP
O novo curso com foco na gestão de baixo carbono promovido pela FGV, foi desenvolvido para publicos de empresas, ONGs e governos, e irá apoiar todos aqueles que precisam entender o que se passa nas frentes de políticas publicas, negociações internacionais, mercado, e economia de baixo carbono, o curso será promovido na FGV, em Sâo Paulo, num total de 60hs, e faz parte dos cursos de educação continuada do GVpec (área de extensão da FGV). Clique aqui para acessar a página oficial do curso e obter maiores informações.
Evento marcará o início das atividades da UICN no Brasil
No próximo dia 02 de agosto a partir das 09:00 acontecerá no Centro Cultural de Brasília, o evento que marcará o início das atividades da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) no Brasil. Na ocasião serão apresentadas as visões de ONGs e do Estado sobre a Organização além de Orientações dos Conselheiros e Comissões da UICN. Clique aqui para acessar a programação oficial.
Edital de Convocação da sa Assembléia Geral Extraordinária ICLEI – BRASIL
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 23 de agosto de 2010, às 14:00hs, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP. Clique aqui para saber mais.
Relatório Final do Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima
O projeto "Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima", após traçar por 2 anos a defesa do reconhecimento do papel dos governos locais acordo global para o segundo período do Protocolo de Quioto, chegou ao final.

Neste relatório final, recontamos todo o trajeto dos governos locais, desde a 13 Conferência das Partes, em Bali, Indonésia, em 2007, quando o "Mapa do Caminho dos Governos Lcoais pelo Clima" foi lançado pelo ICLEI e CGLU, até seu destino final, a COP15. Percorremos todas as ações e mobilizações dos governos locais e as compilamos neste relatório.

[lea mais]
Mais de 150 participantes se reuniram na 4a Reunião do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas
No dia 08 de Julho, aconteceu a 4a Reunião do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, em Recife, Pernambuco, na qual foi realizado o workshop “As Mudanças Climáticas em Pernambuco: Desafios e Oportunidades”.  

O evento, organizado pela a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA/PE), com apoio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito do projeto “Políticas Estaduais pelo Clima – PEClima”, reuniu mais de 150 participantes, dentre eles representantes da academia, sociedade civil, setor privado e autoridades locais. O objetivo do encontro, apresentar o cenário atual dos efeitos das mudanças climáticas em Pernambuco e discussão de alternativas para lidar com a questão, foi cumprido com louvor.  

O Workshop contou com apresentações de especialistas renomados como Dr Paulo Nobre do INPE, Dr Eduardo Assad da EMBRAPA e Sr Francisco Maciel, da Bravo Consultoria.  

Confira a programação do evento.
Agricultura e preservação ambiental - Ministro Wagner Rossi
No dia 08 de julho de 2010, a Folha de São Paulo publicou em seu caderno Opinião, um artigo assinado pelo  Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, a respeito do novo plano do governo federal - o Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Esta proposta está incluída no novo plano agrícola e pecuário, e visa ao incentivo da agricultura e pecuária sustentável, permitindo a manutenção da alta produtividade no campo, mitigando a emissão de gases de efeito estufa.

Leia aqui a matéria na íntegra.
Aprovadas as Leis Estaduais de Mudanças Climáticas e Desertificação de Pernambuco
É com grande satisfação que comunicamos a aprovação das Políticas Estaduais de "Enfrentamento às Mudanças Climáticas (Lei 14.090)" e "Desertificação e Convivência com a Seca (Lei 14.091)" do Estado de Pernambuco.

As leis foram aprovadas em plenária e publicadas em diário oficial na sexta-feira, dia 18/06/2010 e são fruto de um trabalho de dois anos do Governo do Estado de Pernambuco (SECTMA/PE) em parceria com o ICLEI LACS, por meio do projeto PEClima.

O projeto, que está em sua fase final, visa à criação de Fóruns Estaduais para a capacitação dos governos na elaboração de um Plano de Ação e de uma Política Estadual em Mudanças Climáticas. Os estados participantes, além de Pernambuco, são Mato Grosso e Bahia.
Congresso: O Futuro das Cidades, Eco-eficiência • Resiliência • Economia Limpa • Felicidade
No próximo mês de outubro, o ICLEI e seus parceiros estratégicos realizarão um Congresso Mundial Especial na Ásia para promover a sustentabilidade nas grandes cidades com rápido crescimento. A Eco-eficiência, a resiliência, a economia limpa e a felicidade serão os temas centrais das apresentações e debates.
No Congresso “O Futuro das Cidades”, o ICLEI celebrará seu 20º aniversário e lançará sua estratégia global 2010-2015, a qual vislumbra um futuro de empoderamento dos governos locais para tratar assuntos urgentes. Clique aqui para saber mais.
Mais de 2 mil prefeitos do mundo vão discutir na Cidade do México as mudanças que o planeta precisa
Mais de dois mil prefeitos do mundo se reunirão em novembro desse ano,  na Cidade do México para discutir e definir políticas para tratar da economia e das mudanças climáticas, dos transportes  e dos direitos humanos, a fim de definir a direção das cidades até o ano de 2030. Saiba mais.
Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis
Com o objetivo de oferecer informações aos cidadãos e aos consumidores institucionais preocupados com a pegada ecológica e social de seus hábitos, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), criou o Catálogo de Produtos e Serviços Sustentáveis.
Seminário sobre Construções Sustentáveis na Câmara dos Deputados
No último dia 10 de junho, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou o Seminário "Construções Sustentáveis", e o ICLEI-Brasil esteve presente apoiando a causa. O Seminário teve por objetivo apresentar a adoção de soluções de projetos e tecnologia em arquitetura e urbanismo com redução de custos e impactos. Clique aqui para acessar a página oficial da Comissão com as informações sobre o evento.
Estados do PEClima participam de Missão Internacional em Londres e Bonn
Entre os dias 24 e 31 de maio, representantes dos estados de Pernambuco e Bahia participaram de uma capacitação técnica em Londres e Bonn, pelo projeto PEClima. De 24 a 26 de maio, a delegação visitou órgãos administrativos de Londres, para conhecer mais sobre políticas urbanas de mitigação e adaptação, além de visitarem empresas que atuam no mercado de carbono. Em seguida, a delegação foi para Bonn, Alemanha, para participar do Congresso Mundial de Cidades e Adaptação às Mudanças Climáticas, entre 27 e 30 de maio. [Mais informações]
Edifício Público Recebe Aquecedor Solar em Porto Alegre
Durante a Semana do Meio Ambiente, Edifício Público de Porto Alegre recebeu um Sistema de Aquecimento Solar. A partir de agora, os chuveiros da Zonal Centro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) serão aquecidos a energia solar. O investimento foi feito no âmbito do Projeto Rede Elo, uma iniciativa ICLEI apoiada pela GTZ e BMZ. Clique aqui para saber mais.
50 países assinam acordo global de REDD+ em Oslo. Importância do papel dos Estados e Municípios é ressaltada
No dia 27 de maio, na Noruega, foi assinado um acordo entre 50 países estabelecendo uma Parceria Florestal Global de REDD+ (como foi chamado o documento), tão esperado desde a 15a Conferência das Partes, para dar escala às atividades e programas de REDD+. O IPAM participou do encontro, representando a sociedade civil, municípios e estados da América Latina e Caribe, no Conselho Normativo de REDD da ONU, para fazer valer o interesse e participação de governos locais e ONGs nesse acordo. Confira a matéria na íntegra, acessando este link.
Terceiro relatório "Panorama Global da Biodiversida
Durante as celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, em Montreal, o Dr Braulio Dias, representante no Brasil da Convenção da Biodiversidade da ONU, anunciou o lançamento da versão em português do terceiro relatório do Panorama Global da Biodiversidade. Segundo Dias, o relatório traduzido é uma contribuição à campanha do Ano Internacional da Biodiversidade e foi lançado em duas capitais brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo.
A versão em português do relatório é fruto de um trabalho conjunto entre os Ministérios do Meio Ambiente brasileiro e alemão, com apoio da GTZ e KfW. Para obtê-la, clique aqui. Mais informações no press release em inglês.
Belo Horizonte Receberá Curso de “Introdução a Projetos de Sistemas de Aquecimento Solar”
Nos dias 10 e 11 de Junho acontecerá em Belo Horizonte o curso de formação básica de projetistas de sistemas de aquecimento solar. O curso é fruto de uma parceria do Studio Equinócio, Instituto Ekos, GTZ (Agência de Cooperação Brasil‐ Alemanha) e Procobre, e conta com apoio do Comitê CMMCE (Comitê Municipal Sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência de Belo Horizonte) e CREA ‐ MG. Clique aqui para ver o release com mais infomações
Seminário Construções Sustentáveis, Novas tecnologias para construção civil
No próximo dia 02 de junho acontecerá na Câmara Municipal de Porto Alegre o Seminário Construções Sustentáveis, que tem como objetivo apresentar as tecnologias e processos sustentáveis passíveis de utilização imediata na construção civil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do telefone (51) 3220 4290 ou pelo e-mail betomoesch@camarapoa.rs.gov.br. Clique aqui para acessar a programação do evento.
II Congresso de Direito Ambiental, Precaução e Sustentabilidade
No próximo dia 24 de maio, acontecerá na Faculdade de Direito da USP em São Paulo, o II Congresso de Direito Ambiental, Precaução e Sustentabilidade. As inscriçoes são gratuitas, e você pode efetuá-la através do e-mail meioambiente.usp@gmail.com. Clique aqui para acessar a programação completa do evento.
Buenos Aires Sedia Congresso Internacional sobre Aterros Sanitários Sustentáveis
Nos dias 31 de maio e 1 de junho ocorrerá em Buenos Aires a Conferência Internacional sobre Aterros Sanitários Sustentáveis (ISWA Beacon Conference 2010) organizada pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA). Clique aqui para saber mais.
X Forum de Debates sobre Licitações Públicas - Sustentabilidade
Acontencerá nos dias 24 e 25 de maio de 2010 o Décimo Forum de Debates sobre Licitações Públicas, que neste ano abordará o tema Sustentabilidade nas Compras Governamentais. O evento está sendo realizado pelo ICG - Instituto de Compras e Sustentabilidade e SENAC, com apoio do Governo Federal, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, do ICLEI - Governos Loacis pela Sustentabilidade e da RHS Licitações. Clique aqui para obter mais informações.
Fórum “Cidades Resilientes 2010”
O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, juntamente com a cidade de Bonn e em cooperação com várias organizações parceiras, irão realizar o Fórum “Cidades Resilientes 2010”, o fórum global anual sobre resiliência urbana e adaptação às mudanças do clima. Pra saber mais, clique aqui.
Projeto Rede Elo: Agência Alemã de Cooperação envia Consultores a Porto Alegre e Betim
Christian Seufert e Hans Jürgen Fiege, representantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit - GTZ), vieram ao Brasil avaliar os resultados da segunda fase do Projeto Rede Elo, do ICLEI, no país. A comitiva chegou a Porto Alegre, RS na noite do dia 26 de abril, e de lá seguiu viagem para Betim, MG. A gerente de projetos do ICLEI,  Paula Gabriela Freitas,  acompanhou o roteiro dos consultores às Comunidades Modelo da Rede Elo no Brasil. Clique aqui para saber mais.
Relatório das atividades dos Governos Locais na COP15
O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade gostaria de agradecer a todos os Governos Locais e organizações por sua contribuição para o LOUNGE dos Governos Locais pelo Clima e por fazer das atividades dos governos locais na COP15 uma história de sucesso. Gostaríamos também de agradecer a todos os participantes e convidados, que tornaram possível o LOUNGE e todas as atividades relacionadas. Muito obrigado pela sua contribuição para a visibilidade dos esforços de militância dos governos locais na COP15.
 Com isto, disponibilzamos dois relatórios sobre o resultado das atividades realizadas pelos Governos Locais durante a COP15. Para obtê-los, acesse a página de nosso projeto.
Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária do ICLEI-Brasil
Convocamos os senhores membros da Assembléia Geral do ICLEI-Brasil para a reunião extraordinária a realizar-se no dia 29 de março de 2010, às 10:00hs, em seu escritório de projetos situado à Av. Quarto Centenário, 1268, sala 215, portão 7A do Parque Ibirapuera – São Paulo-SP. Clique aqui para mais detalhes.
Pernambuco encaminha Projeto de Lei instituindo a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Fundo Estadual de Mudanças Climáticas
O Projeto de Lei instituindo a Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Fundo Estadual de Mudanças Climáticas foi encaminhado à Assembléia Legislativa pelo Governador Eduardo Henrique Accioly Campos, na semana de 23 de março.
 É o primeiro estado do projeto PEClima a encaminhar o Projeto de Lei à Assembléia Legislativa e o primeiro governo subnacional no Brasil a estabelecer um Instituto Estadual de Pesquisa em Mudanças Climáticas, que contemplará inclusive a questão de oceanos e mudanças climáticas.
 A Política de Mudanças Climáticas norteará a elaboração, implantação e operação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, bem como de outros planos, programas, projetos, ações, objetivos administrativos e prioridades relacionados, direta ou indiretamente, à mudança do clima. Clique aqui para baixar o documento.
ICLEI Entrega Manual Para Aproveitamento de Biogás em Aterros Sanitários para o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc
Durante o Primeiro Colóquio Sobre Mudanças Climáticas, Jogos Verdes e Sustentabilidade do Rio de Janeiro realizado na última sexta-feira (26/03), foi entregue ao Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc um exemplar do Manual para Aproveitamento de Biogás Volume 1 – Aterros Sanitários preparado pelo ICLEI. O Ministro saudou a iniciativa do ICLEI e acrescentou que os municípios brasileiros necessitam de ferramentas como esta para melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos e gerar energia a partir de uma fonte renovável. [mais]
1°  Energia em Debate  do CRER - Porto Alegre
No dia 30 de março de 2010 aconteceu, no Sinduscon-RS, o 1° Energia em Debate, para discussão do  tema a Utilização de Sitemas de Aquecimento Solar em Edificações”. Saiba mais
1ª Capacitação de Multiplicadores Contratações Públicas Sustentáveis
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de abril, o ICLEI, em parceria com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão <https://www.convenios.gov.br/portal/>, ministrará a 1ª Capacitação de Multiplicadores Contratações Públicas Sustentáveis em Brasilia, DF. Para mais informações entre em contato pelo e-mail marcilene.aguiar@planejamento.gov.br
Exposição Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente
O Ministério Federal da Economia e Tecnologia, juntamente com o Ministério dos Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha e a Câmara Brasil-Alemanha, anunciam a chegada ao Brasil da exposição "Casa Alemã – a Casa Ecoeficiente", em abril, no Parque Ibirapuera. Saiba mais
"Assim é se lhe parece" - Artigo de Ronaldo Vasconcelos Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte
O célebre título da peça do dramaturgo William Shakespeare serve como luva para definir as marchas e contramarchas da Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas, realizada em Copenhague. Deixaram leituras diversas e duas certezas: o mundo, muito em breve, irá cobrar pelos erros e omissões cometidas, mas poderá comemorar os avanços alcançados ali. Saiba mais
Implantação do Parque Eólico de Tramandaí - RS
O Parque Eólico de Tramandaí deverá entrar em funcionamento até o final de 2010, com capacidade instalada de 70 megawatts, tornando-se o terceiro maior do país. Saiba mais
ICLEI discute parceria com os 16 Municípios do Portal da Amazônia em Alta Floresta, Mato Grosso
Nos dias 15 e 16 de março, o ICLEI esteve em Alta Floresta para discutir parceria com os 16 Municípios do Portal da Amazônia no Mato Grosso. Esses 16 municípios compreendem: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
A ida do ICLEI se deu com o Secretário de Relações Internacionais de Curitiba, Eduardo Guimarães, para discutir potenciais parcerias com os 16 Municipios no âmbito do LAB (Ação Local pela Biodiversidade) e ações relacionadas a Florestas e Clima. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail iclei-lacsbrasil@iclei.org
SP financiará empresa que reduzir emissão de gases
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou hoje a criação de uma linha de financiamento para projetos que reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa em empresas de médio e pequeno porte do Estado. Saiba mais
Novos programas de administração pública englobam idéias de gestão ambiental
Veja os exemplos bem sucedidos do EcoCâmara, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e o novo centro administrativo de BH. Clique aqui.
Nova estratégia para os resíduos de Londres para nenhum aterro em 2025
O projeto de estratégia de resíduos urbanos do prefeito Boris Johnson , determina planos ambiciosos a serem enfrentados pelo membro do ICLEI de Londres (Reino Unido); quatro milhões de toneladas anuais de montanha de lixo, melhora do meio ambiente e redução da emissão de carbono. Saiba mais
As Cidades no Quadro Político Climático Pós-2012: Financiamento para o desenvolvimento de ações pelo clima em Cidades? Visões dos Governos Locais, Especialistas e Empresários.
O papel das cidades no acordo pós 2012 é tema de um relatório recentemente publicado pelo ICLEI Internacional. As cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Santo André participaram de um estudo global construído a partir de 38 entrevistas com governos locais, especialistas internacionais na área de mudanças climáticas e em urbanismo, e representantes do setor privado. Saiba mais
As Cidades no Quadro Político Climático Pós-2012: Financiamento para o desenvolvimento de ações pelo clima em Cidades? Visões dos Governos Locais, Especialistas e Empresários.
O papel das cidades no acordo pós 2012 é tema de um relatório recentemente publicado pelo ICLEI Internacional. As cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Santo André participaram de um estudo global construído a partir de 38 entrevistas com governos locais, especialistas internacionais na área de mudanças climáticas e em urbanismo, e representantes do setor privado. Saiba mais
O futuro das cidades é verde
Cada vez mais humanos vivem em cidades. Somos 3,3 bilhões de pessoas em áreas urbanas – o que corresponde a 51% da população mundial, contra 49% de habitantes de áreas rurais, segundo dados da ONU. Com tanta gente ocupando o mesmo espaço, agravam-se os problemas de saneamento, transporte e uso de recursos naturais, entre muitos outros. Como solucionar esses problemas é a pergunta do momento. Clique aqui para acessar a reportagem da revista "Isto é" na íntegra.
Política Estadual de Mudanças Climáticas - Versão para consulta pública
O Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas disponibiliza para consulta pública a Política Estadual de Mudanças Climáticas com o objetivo de receber contribuições da sociedade Mato-grossense.
As propostas deverão ser encaminhadas para o seguinte e-mail: fmmc@sema.mt.gov.br. Para maiores informações: (65) 3613-7276 – Coordenadoria de Mudanças Climáticas www.sema.mt.gov.br - Clique aqui para acessar a Ficha de Contribuição
III Reunião do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas aprova Minuta de Projeto de Lei
Na terça-feira, dia 09 de março, aconteceu a III Reunião do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, na sede da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma). O Fórum tem a finalidade de promover a discussão no Estado sobre os fenômenos de mudanças climáticas para recolher subsídios à formulação de políticas públicas. [Mais]
Aquecimento Solar no Programa Minha Casa, Minha Vida
Aquecimento Solar no Programa Minha Casa, Minha Vida.
A Portaria 093 de 24.02.10 do Ministério das Cidades ampliou os valores máximos para financiamento de imóveis que tenham sistema de aquecimento solar em até 2,5 mil para cada uma das unidades multifamiliares verticais, e até 1,8 mil para cada unidade habitacional de empreendimentos horizontais. Saiba mais
Primeiro Congresso Mundial sobre Cidades e Adaptação às Mudanças Climáticas
O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a Cidade de Bonn tem o prazer de anunciar o Congresso Cidades Resilientes 2010, o Forum Global Anual sobre Resiliência Urbana e Adaptação às Mudanças Climáticas. Cique aqui para saber mais.
9ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
No próximo dia 12 de maio, acontece no Memorial da América Latina em São Paulo, a 9ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, que neste ano abordará o tema Economia Verde frente às Mudanças Climáticas. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Um dos objetivs do evento é promover um amplo debate, com a iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, instituições de ensino, associações e entidades, imprensa e a sociedade civil organizada, sobre experiências e a prática da sustentabilidade nas empresas do setor público e privado (pequenas, médias empresas), industrias, comércio e serviços. Clique aqui para acessar a página oficial do evento. 
6° Evento Europeu: Cidades Sustentáveis e Conferência das Cidades - Dunkerque (França) 2010
O maior evento europeu dedicado ao desenvolvimento sustentável local reunirá atores-chave para transmitir uma mensagem política para a Europa e o Mundo sobre o clima e a vasta agenda de sustentabilidade. Não perca a oportunidade de participar desta grande conferência. Nós convidamos você a registrar até 30 de Abril. Clique aqui para saber mais.
Curso Projetista Solar em Recife
Entre os dias 13 e 15 de maio de 2010 acontecerá em Recife o Curso Projetista Solar. Este curso tem como objetivo fornecer uma visão geral do sistema e das aplicações do aquecimento solar fazendo uso de diversas ferramentas computacionais e consolidando o conceito de dimensionamento, simulação, análise de viabilidade técnica e econômica e tópicos em projeto e instalações de sistemas de aquecimento solar. Os cursos também estão programados para acontecer em Vitória e Belo Horizonte. Clique aqui para mais informações.
20º Encontro Nacional da ANAMMA
Entre os dias 12 e 14 de maio de 2010 acontecerá em Natal o 20º Encontro Nacional da ANAMMA. O evento terá como tema o "Compromisso com a Gestão Ambiental Municipal" e contará com  a participação de grandes autoridades no assunto, com destaque para os pré-candidatos à Presidência da República Marina Silva, José Serra e Dilma Rousseff. Clique aqui para acessar a página oficial do evento com sua programação completa.
Sociedade civil cobra do governo a regulamentação da política de clima no Brasil
Seminário dia 5 de maio, no Interlegis, em Brasília, discutirá como tirar do impasse a legislação do clima prometida pelo governo ano passado. As 36 organizações da sociedade civil que fazem parte do Observatório do Clima (OC) querem que o governo cumpra a promessa de regulamentar a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009), sancionada pelo presidente Lula em dezembro do ano passado. Conforme o anúncio, a regulamentação seria realizada por grupos de trabalho específicos, com ampla participação da sociedade civil, e concluída em 90 dias [Saiba Mais].
O Caminho de sucesso de Nova Yorque no planejamento da sustentabilidade
O Diretor executivo do ICLEI Estados Unidos, Martin Chavez, foi destaque em uma coluna do site "Líder Ambiental", discutindo o caminho de sucesso de Nova Yorque no planejamento da sustentabilidade. Clique aqui para acessar o site oficial com a reportagem na íntegra.
Oficina Temática do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas
No dia 20 de maio, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) realizará mais uma Oficina da Câmara Temática da Política Mato-grossense de Mudanças Climáticas.
Esta reunião terá como palestrante convidado o ex-Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Sr. Fábio Feldmann, que abordará o tema: "A política nacional e a construção da política de mudanças climáticas do estado de São Paulo".
O evento será no auditório do Parque Massairo Okamura, em Cuiabá, às 8h. Para maiores informações, clique aqui.
Quarta Reunião do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas Estabelece Câmaras Temáticas e Grupo de Trabalho para REDD
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema MT) por meio da Superintendência de Biodiversidade/Coordenadoria de Mudanças Climáticas, realizou nesta segunda-feira, dia 08 de março, no Auditório do Parque Massairo Okamura, a Quarta reunião do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas.[Mais]
Curitiba vence prêmio global de cidades sustentáveis
Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, do Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. "É uma vencedora muito sólida, com um plano que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse o presidente do comitê de jurados do Globe Award, Jan Sturesson, ao anunciar a escolha. A entrega será em 29 de abril no Museu Nórdico de Estocolmo, com a presença do prefeito Luciano Ducci (PSB). [mais].

Fonte: Redação Época com Agência Estado
A Construção Civil, a Madeira e a Floresta
O apelo ecológico, hoje, é indispensável aos empreendimentos residenciais, a começar pelos nomes dos edifícios que invariavelmente adotam palavras como: verde, jardim, vila, também acompanhados de nomes de flores, árvores ou pássaros, tudo isso em idiomas distintos, sem esquecer da sempre presente frase: “Muito verde e qualidade de vida para sua família”. Estes edifícios possuem novas tecnologias que visam propiciar ganhos econômicos e ambientais em sua operação. Clique aqui para acessar o artigo do Eduardo Aulicino na íntegra.
Ecopontos em Porto Alegre receberão resíduos reaproveitáveis
Operando experimentalmente desde o fim de janeiro, foi inaugurado no dia 24/2 o primeiro posto de recebimento, triagem e armazenamento temporário de resíduos sólidos (Ecoponto) em Porto Alegre. A unidade está localizada na Zona Sul, à rua Cruzeiro do Sul, 1445. Para saber mais clique aqui
Palestra sobre o Programa de Eficientização Energética da CEEE
Na manhã do dia 09/03/10 em Porto Alegre, aconteceu gratuitamente uma palestra sobre o “Programa de Eficientização Energética” organizada pelo Centro de Referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética (CRER-POA) / SMAM. Saiba mais
ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade realiza workshop durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, em Curitiba
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade participa da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), que acontece de 10 a 13 de março, no Cietep, sede da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba. Saiba mais.
1º seminário Energia em Debate na sede do  Sinduscon-RS
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realiza no dia 30, a partir das 14h, o 1º seminário Energia em Debate na sede do  Sinduscon-RS (rua Augusto Meyer, 146). Técnicos debaterão sobre o uso de sistemas de aquecimento solar em edificações. Saiba mais
Terceira Reunião Extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas
O Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas realizará, na próxima terça-feira, dia 09 de março, a Terceira Reunião Extraordinária. O encontro será no auditório da sede da SECTMA-PE, em Recife.
Nesta reunião será elaborada a Minuta do Projeto de Lei de Mudanças Climáticas do estado, após as consultas públicas realizadas em Recife, Caruaru e Araripina. [Mais]
Quarta reunião do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas
No próximo dia 08 de março, segunda-feira, no Parque Massairo Okamura, acontecerá a quarta reunião do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas. Este encontro será de grande importância para as atividades do Fórum deste ano, uma vez que nele se dará o fortalecimento de seu papel como espaço de criação de políticas públicas ambientais.[Mais]
Oficina de nivelamento e planejamento - Programa REDD-MT
Nos dias 08 e 09 de fevereiro, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, ocorreu a Oficina de Planejamento e Nivelamento para elaboração do Programa REDD do Estado de Mato Grosso.
O consultor pelo Projeto PEClima, Guarany Osório, esteve presente representando o ICLEI. Estiveram presentes também, membros do Governo do Estado, ONGs e representantes dos setores agropecuário, florestal e da agricultura familiar. [Mais]
Instituto 5 Elementos Oferece Curso de Educação Ambiental
Instituto 5 Elementos abre a quinta turma do curso de Educaçao Ambiental. Quem ministra os encontros é a pedagoga Mônica Pilz Borba, fundadora e coordenadora do Instituto 5 Elementos. Clique aqui para mais informações.
Consultas Públicas em PE sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) está realizando durante o mês de fevereiro, em diversas cidades do estado de Pernambuco, uma série de Consultas Públicas para apresentar e receber contribuições para a construção da Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Tal iniciativa acontece com o apoio do ICLEI, no âmbito do Projeto PEClima. [Mais]
Conferência Internacional de Cidades Inovadoras
O Secretariado para América Latina e Caribe do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade se torna parceiro estratégico da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de março de 2010 em Curitiba, Paraná. O objetivo principal do evento será articular uma rede global de pessoas envolvidas com inovações em cidades ensejando a troca permanente de tecnologias inovadoras de todo tipo entre as cidades conectadas.

Diversos dos membros de nossa rede e equipe se encontrarão em Curitiba, leve sua cidade para participar também. Mais informações e inscrições poderão ser feitas através do site www.cidadesinovadoras.org.br
O Secretariado Mundial do ICLEI agora é sediado em Bonn
A mudança do Secretariado Mundial do ICLEI de Toronto para Bonn está concluida. Atualize seus registros com o novo endereço e telefone:  Kaiser-Friedrich-Str. 7, 53113 Bonn - Alemanha. Tel. +49-(0)228 / 97 62 99-00, Fax +49-(0)228 / 97 62 99-01.
O ICLEI dá as Boas Vindas a Contagem, mais nova cidade membro da Rede
Temos grande satisfação em anunciar a adesão do quinto governo local da Rede ICLEI no Estado de Minas Gerais, o Município de Contagem. A cidade faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e se une à rede ansiosa por agir em prol da sustentabilidade. Clique aqui para saber mais.
ICLEI Lança Manual para Aproveitamento de Biogás em Aterros Sanitários
Como resultado final do projeto M2M-Brasil, implementado pelo ICLEI-LACS em parceria com o ICLEI-Estado Unidos e financiado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA), o ICLEI acaba de lançar o Manual para Aproveitamento do Biogás – Volume I Aterros Sanitários. Clique aqui para saber mais.
Cidades apostam na biodiversidade
A proteção da biodiversidade urbana será um compromisso para 21 cidades de diferentes partes do mundo que se uniram para identificar cinco ações vitais para a conservação de plantas, animais e recursos naturais, com a idéia de colocar esses planos em prática nos próximos 18 meses. Na África, as cidades de Walvis Bay, na Namíbia, e as sul-africanas Cidade do Cabo, Durban, Ekurhuleni e Johannesburgo, fazem parte do projeto Ação Local para a biodiversidade (LAB), lançado em 2006 pelo Conselho Internacional para as Iniciativas Ambientais Locais (Iclei) durante o Congresso Mundial sobre Sustentabilidade. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Envolverde/IPS
Seminário: Vulnerabilidade em Área de Risco: O que Fazer?
No dia 02 de março de 2010 acontecerá no auditório da FGV em São Paulo,  o Seminário: Vulnerabilidade em Área de Risco: O que Fazer?. Este evento tem como objetivo discutir e identificar as diretrizes de atuação perante as áreas de risco que impactam no ambiente construido como áreas de risco geológicos, áreas de risco de inundação e enchentes, áreas de riscos provodados pela ação humana e riscos decorrentes de eventos climáticos extremos. Clique aqui para acessar a programação completa do evento.
Lançamento do Livro Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente
Convidamos todos a comparecerem ao Coquetel de lançamento do  livro "Responsabilidade Civil e Proteção ao Meio Ambiente" de Luciana Stocco Betiol. O lançamento será no dia 03 de março de 2010, às 19:30hs, na livraria Saraiva do Shopping Higienópolis em São Paulo.
Buenos Aires Aprova Lei de Eficiência Energética
No fim de 2009,  a legislatura portenha aprovou a Lei de Eficiência Energética para os edifícios públicos da Cidade de Buenos Aires. A Agência de Proteção Ambiental, como autoridade de aplicação, fixará metas concretas para redução progressiva do consumo de energia e, consequentemente, diminuição de emissões de dióxido de carbono (CO2) em três, cinco e dez anos. Essas metas deverão ser revisadas e atualizadas a cada dois anos. Clique aqui para saber mais.
Manaus Solar
O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, e o governador Eduardo Braga, do Amazonas, selaram pacto para instalar na Zona Franca uma fábrica de equipamentos de geração de energia solar. Clique aqui para saber mais.
Palestra: Subsídios Financeiros da Caixa para Aquecedores Solares
A palestra foi promovida pelo Centro de Referência em Energias Renováveis (CRER) da Prefeitura de Betim, e direcionada ao público integrante do Programa Minha Casa Minha Vida, especialmente construtores e projetistas. Seu objetivo era apresentar as possibilidades de implantação de aquecedores solares em empreendimentos como o Minha Casa Minha Vida através do recebimento de subsídios financeiros disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Clique aqui para saber mais.
Em Porto Alegre, Resíduos da Construção Civil terão Destino Adequado
Porto Alegre terá, em breve, o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. O projeto de lei do Executivo que institui o plano foi aprovado pela Câmara Municipal no último mês de dezembro. Pela proposta, esses resíduos passarão a ser encaminhados a locais adequados, evitando o descarte em locais impróprios ou aterros sanitários. Clique aqui para saber mais.
Cidades Inovadoras 2010
Entre os dias 10 e 13 de março de 2010 acontecerá em Curitiba, Paraná a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras. O objetivo principal do evento é articular uma rede global de pessoas envolvidas com inovações em cidades ensejando a troca permanente de tecnologias inovadoras de todo tipo (inclusive sociais) entre as cidades conectadas. Clique aqui para acessar o boletim informativo e a programação do evento.
Um Longo Caminho até Copenhague
A recente Conferência do Clima realizada em Copenhague (COP15) não atingiu os objetivos aguardados por toda a população mundial. O mundo esperava que os governos nacionais chegassem a um acordo formal que definiria as políticas de combate às mudanças climáticas após 2012. Porém, os países não lograram chegar a um acordo comum e o planeta continua esperando resultados e ações práticas dos governos nacionais para mitigar os danos causados pelo aquecimento global. [mais]
Governo do Estado de Minas Gerais lança Cartilha de Compras Públicas Sustentáveis
Foi lançada pelo governador Aécio Neves, no último mês, a Cartilha de Compras Públicas Sustentáveis para o Governo do Estado de Minas Gerais. A cartilha reúne as ações e iniciativas do Governo de Minas que introduzem o conceito de sustentabilidade como requisito importante nas compras realizadas pelo Estado. Clique aqui para saber mais.
ICLEI e governos locais de todo o País seguem em busca de políticas e práticas de combate às mudanças climáticas após a COP15
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade participou da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-15), que terminou no último dia 18 em Copenhague, na Dinamarca. Durante a conferência, o ICLEI organizou atividades realizadas tanto no “Lounge de Governos Locais pelo Clima”, localizado estrategicamente no centro das negociações, onde se realizou a COP, como em outros pontos estratégicos de Copenhague, e reuniu representantes locais de todo o mundo. [mais]
Acordo de Copenhague
Clique aqui para acesar o documento resultado da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, 2009.
Diagnostico y Analisis de la Situación Actual de Montevideo en Relación a la Construcción Sustentable’
Temos a satisfação de divulgar a versão final do documento Diagnostico y Analisis de la Situación Actual de Montevideo en Relación a la Construcción Sustentable’, que identifica - através de entrevistas com 11 representantes dos governos municipal e nacional, iniciativa privada e sociedad civil - barreiras e soluções para a Construção Sustentável na Cidade de Montevideo em 6 aspectos da questão: Acadêmico; Tecnológico; Financeiro; Conhecimento / Informação; Político e Estrutural; e Comportamental. Clique aqui para saber mais.
Selo de Responsabilidade Socioambiental do Estado de São Paulo facilita compra de produtos sustentáveis
O Selo de Responsabilidade Socioambiental está disponível para visão pública no Catálogo de Materiais e Serviços – CADMAT utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo e que pode ser acessado na Bolsa Eletrônica de Compras – BEC, facilitando a escolha de produtos, materiais e serviços que contemplem critérios socioambientais por parte dos compradores governamentais. Clique aqui para saber mais.
Porto Alegre Inclui Energia Solar e Reúso da Água no Programa Minha Casa Minha Vida
Foram aprovadas em Porto Alegre, no início do mês de dezembro, duas emendas ao projeto de lei do Executivo que institui o Programa Minha Casa Minha Vida, destinado a viabilizar a construção de moradias populares. Essas emendas possibilitarão o uso de sistemas de energia solar para aquecimento da água bem como a captação, armazenamento e utilização da água da chuva nas construções na cidade. Clique aqui para saber mais.
Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima
Acessem a página do Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima em Português e a página oficial em Inglês.
Declaração de Prefeitos e Governos Locais sobre o Fracasso da Comunidade internacional para a ação contra as mudança climáticas
Por que os governos nacionais estão falhando onde os governos locais e sub-nacionais têm sucedido, há muito? Se a comunidade internacional tivesse seguido a orientação dos governos locais na busca e na implementação de ambiciosas soluções climáticas, estaríamos bem em nosso caminho para solucionar este desafio. Ao contrário, nos encontramos em Copenhague à beira de deixar pessoas de todos os cantos do planeta perplexas. [mais]
Catálogo do Clima de Copenhague e Cúpula de Prefeitos para o Clima reúnem metas concretas para redução de emissões de CO2.
Cidades de todo o mundo estabeleceram metas concretas e ambiciosas para reduzirem as suas emissões de CO2. Estas metas foram coletadas no Catálogo de Copenhague pelo Clima, que foi entregue pelo presidente do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade David Cadman e pelo prefeito de Copenhague para o Meio Ambiente Klaus Bondam, à recém - nomeada Ministra do Clima e Energia Lykke Friisis. No Brasil, as únicas cidades que aderiram ao Catálogo foram São Paulo e Porto Alegre. Clique aqui para saber mais.
A atuação dos governos locais na COP 15
As notícias diárias parecem desanimadoras: ainda há esperança para um acordo climático internacional forte e vinculante? Ninguém sabe qual será o resultado da Conferência das Partes (COP 15), mas o que sabemos é que nós, governos locais, estamos bem preparados e iremos levantar a nossa voz em alto e bom som. O que defendem os governos locais que participam da 15a. Conferência do Clima do ONU em Copenhague? [LEIA MAIS]
Estudo aponta impactos do aquecimento global e do desmatamento na Amazônia sobre o clima brasileiro
Dados preliminares do projeto Mudanças Climáticas Impactantes no Brasil (Dangerous Climate Change in Brazil, em inglês), uma colaboração entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Met Office Hadley Centre, do Reino Unido, indicam que o aquecimento global e desmatamentos  podem causar grande impacto na floresta amazônica, afetando o clima local e regional. Clique aqui para saber mais.
Os resultados do programa de compras sustentáveis no estado de Minas Gerais representam um dos melhores exemplos brasileiros de uma tendência que cresce em todo o mundo
Nos últimos três anos, além de criar critérios de compras com o objetivo de reduzir preços e desperdícios, e estado de Minas Gerais criou especificações para fazer também as chamadas "compras sustentáveis". Um dos exemplos mais contundentes é o do uso de asfalto-borracha, feito em parte com pneus velhos reciclados e aproveitados sobretudo na pavimentação de rodovias. Clique aqui para ler na íntegra a reportagem da revista Exame.
Belo Horizonte dá um passo a frente para compatibilizar construção civil e meio ambiente
A Prefeitura de Belo Horizonte, através de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, promoveu no último dia 13 de agosto em Belo Horizonte, o workshop “O Clima para Mudanças nas Edificações em Belo Horizonte”. Cerca de 180 pessoas, entre representantes da construção civil, governos locais, entidades sociais e ONGs, participaram do seminário. Clique aqui para saber mais.
São Paulo estabelece meta de redução de gases de efeito estufa 
O Estado de São Paulo mostrou-se à frente do resto do país na questão de mudanças climáticas com a aprovação, por unanimidade, da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC pela Assembleia Legislativa. O principal avanço estabelecido pela PEMC é a meta de redução, em todos os setores, de 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2020, tendo por base o ano de 2005. Clique aqui para saber mais.
ICLEI Lança Manual para Aproveitamento de Biogás em Aterros Sanitários
Como resultado final do projeto M2M-Brasil, implementado pelo ICLEI-LACS em parceria com o ICLEI-Estado Unidos e financiado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA), o ICLEI acaba de lançar o Manual para Aproveitamento do Biogás – Volume I Aterros Sanitários. Clique aqui para saber mais.
Encontros organizados pelo ICLEI na COP 15 debatem as ações pelo clima de Mato Grosso, no espaço LOUNGE
 O estado do Mato Grosso apresentará dia 14 no LOUNGE do ICLEI, suas atividades para a proteção do clima e da floresta na Amazônia e uma proposta para um projeto-piloto de REDD envolvendo vários atores na região Nordeste do estado. No dia 15 de dezembro, o estado apresentará os esforços e programas para promover a sustentabilidade nos setores de agricultura, pecuária e extração de madeira. Clique aqui para saber mais.
Quarta edição do Boletim Peclima - Especial COP 15
Leia na íntegra o quarto boletim do Projeto PEClima, edicao especialmente preparada para a COP 15. Clique aqui.
LOUNGE dos Governos Locais pelo Clima na COP 15
A COP 15 já começou e, juntamente, as atividades do LOUNGE dos Governos Locais pelo Clima. A defesa do Governos Locais pelo seu reconhecimento e sua inclusão no acordo climático pós-2012 será o principal objetivo das atividades do LOUNGE, além de oferecer um amplo suporte aos participantes de GL no evento. Confira aqui a programação completa em inglês.
Defesa dos Governos Locais na COP 15
Gino Van Begin, Secretário-Geral Adjunto do ICLEI fala sobre o primeiro dia da defesa dos Governos Locais na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima em Copenhague. O ICLEI estará no local durante as duas semanas para defender o reconhecimento do papel dos Governos Locais no novo acordo climático global. Clique aqui para assistir ao video.
Texto Final deve ter referência a Governos Locais
Desde a elaboração do texto do Plano de Ação de Bali, em 2007, até antes de começar a COP, um documento com mais de 180 páginas – que reunia todas as propostas de todos os países em relação ao que deveria ser acordado no final da COP15 – continha mais de cem citações que reconheciam a importância dos governos locais para a implementação das ações nacionais de redução de emissões. Isso também graças ao trabalho desenvolvido a instituições como ICLEI, UCLG, Metropolis, C40 e WMCCC. Agora, no pequeno texto que deve sair de Copenhague – com cerca de dez páginas, especula-se – há apenas uma citação às cidades e estados, mas Laura Valente, do ICLEI, considera que o fato é uma vitória. Confira aqui o que ela diz no vídeo direto de Copenhague.
Ivo de Boer dá os direcionamentos da COP 15
Durante a coletiva de imprensa pré-conferência, o secretário executivo da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, ressaltou a urgência de a COP15 produzir um acordo que garanta a segurança climática a longo prazo. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Planeta Sustentável
Cidades levantam suas vozes quando as nações se reúnem na Cúpula pelo Clima em Copenhague. 
Copenhague, sexta-feira, 4 dezembro, 2009 - Cidades e governos locais de todo o mundo devem ser reconhecidos como parceiros dos governos nacionais na luta contra as mudanças climáticas, defendeu o ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Copenhague durante as próximas duas semanas.
[Leia Mais]
Boletim Informativo do Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima - edição 5
Esta edição traz matérias sobre os diversos eventos-chave na mobilização de Governos Locais em diversos continentes para a COP 15. Confira as matérias sobre a Cúpula Amazônica de GL, a Segunda Cúpula dos Governadores pelo clima dos EUA, bem como os eventos e ações nos países do sudeste asiático.
Acesse aqui e leia as matérias na íntegra.
Prefeitura de São Paulo publica novo decreto sobre aquisição e emprego de madeira nas obras municipais
O estabelecimento de critérios ambientais para a aquisição e emprego de madeira nas obras públicas, em 2005, foi considerada uma iniciativa pioneira da Administração da Cidade de São Paulo. O decreto Nº 50.977, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2008, do Prefeito Gilberto Kassab, publicado dia 07 de novembro, reforça esses critérios já estabelecidos e passa a exigir, além dos documentos que comprovam a origem legal da madeira como o DOF (Documento de Origem Florestal do IBAMA), o cadastramento dos fornecedores de madeira no Cadmandeira do Governo do Estado de São Paulo, a partir de 03 de maio de 2010.
Resultados dos "Cenários Ambientais 2020"
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA promove os resultados de mais uma iniciativa pela sustentabilidade, o Projeto estratégico "Cenários Ambientais 2020". Este projeto teve por objetivo elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazo utilizando cenários prospectivos como referência de futuro. Trata-se de um instrumento inovador de planejamento que busca inserir a dimensão ambiental nas ações do Estado e da iniciativa privada, de forma a direcionar a trajetória ambiental de São Paulo pela melhor rota possível. *
Acesse o site http://www.ambiente.sp.gov.br/cenarios2020 para conhecer os resultados desta iniciativa.
*Texto retirado do site citado 
Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventários de GEE e Ações de Mudanças Climáticas
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, realizaram nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2009, o Curso de Capacitação de Gestores Municipais para Inventários de GEE e Ações de Mudanças Climáticas.

O evento contou com o apoio do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais e 28 municípios paranaenses participaram. Clique aqui para saber mais.  
Centro de Referência em Energias Renováveis tem primeira reunião
Foi realizada na manhã do dia 5 de novembro, a primeira reunião de trabalho do Grupo Consultivo do Centro de Referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética de Porto Alegre (CRER-PoA), gerenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

O objetivo do CRER é promover e incentivar, através de ações e projetos, o uso de tecnologias em energias renováveis e eficiência energética, no âmbito das comunidades locais e regionais. Para saber mais, clique aqui.
Vice-Prefeita de Barcelona saúda reconhecimento crescente dos governos locais durante os Debates sobre o Clima de Barcelona
A Vice-Prefeita de Barcelona, Imma Mayol, saudou hoje o reconhecimento crescente de autoridades locais no encontro sobre Mudanças Climáticas ocorrido em Barcelona nesta semana.

Mayol apontou para a posição adotada pela União Européia há duas semanas, em Luxemburgo, que: “Destaca o papel que autoridades locais terão na execução de medidas de mitigação e adaptação e apela para o reconhecimento deste papel no Acordo em Copenhague”. Clique aqui para saber mais.
Sanção do Projeto de Lei da Política Estadual sobre MC do Estado de SP
No dia 09 de novembro de 2009 acontecerá a Sanção do Projeto de Lei da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo. O evento contará com a presença de sua Excelência o Sr. José Serra, Governador do Estado de São Paulo e será realizado a partir das 13h00 no Hall do Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes, que fica na Av. Morumbi, 4.500 São Paulo.
Mapa mostra impactos climáticos de um mundo 4°C mais quente
O Governo britânico lançou no dia 22 de outubro, no Museu de Ciência de Londres, resultados de um estudo encomendado ao Met Office Hadley Centre, no qual são apresentados os principais impactos que seriam enfrentados ao redor do mundo caso não consigamos frear o aumento da temperatura em 2°C.

O mapa destaca alguns dos impactos que podem ocorrer caso a temperatura média global aumente em 4°C acima dos níveis pré-industriais. Clique aqui para saber mais
Debates de Bangkok
O esforço dos governos locais na defesa de seu reconhecimento como parceiros essenciais às Partes no próximo acordo climático global provou ser de sucesso durante os debates sobre mudanças climáticas ocorridos na Tailândia (Bangkok Climate Talks) entre os dias 28 de setembro e 9 de Outubro de 2009, apesar do receio de uma ruptura do consenso global conquistado em Bali em 2007.
Clique aqui para acompanhar a notícia na íntegra
LGUs (Unidades de Governos Locais) Devem Liderar Ações de Base Popular em Mudanças Climáticas
Uma nova lei assinada pelo Presidente Gloria Macapagal-Arroyo, coloca Unidades de Governos Locais (LGUs) das Filipinas a frente dos esforços de base popular para lidar com as mudanças climáticas.

Sob o Ato Republicano N° 9729, ou o Ato de Mudanças Climáticas de 2009, LGUs “devem ser a agência de vanguarda na formulação, planejamento e implementação de planos de ação sobre mudanças climáticas em suas respectivas áreas.” Clique aqui para saber mais.
Notificação: A Secretaria para América Latina e Caribe do ICLEI, com sede em Buenos Aires, tem novo endereço!
A Secretaria para América Latina e Caribe do ICLEI, com sede em Buenos Aires, mudou de endereço e tem o prazer de anunciar sua nova localização. A novo escritório está situado no edificio do Centro de Informação e Formação Ambiental do Governo da Cidade de Buenos Aires, dentro do Parque Indoamericano na Avenida Escalada e Avenida Castañares. 

Nas próximas semanas, o escritório terá um novo número de telefone, o qual disponilizaremos aqui!
Junte-se JÁ à Ação Local pela Biodiversidade do ICLEI
Ação Local para a Biodiversidade (LAB) é um programa global único para biodiversidade urbana que resulta em uma real gestão da biodiversidade por governos locais. Teve início como projeto-piloto em 2006 com 21 cidades e governos locais pioneiros de todo o globo e está agora estendendo um convite ao próximo grupo de governos locais a aderir a este programa inovador. Clique aqui para saber mais.
A quarta edição do Boletim Informativo do Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima, já está disponível em nosso site.
Esta quarta edição traz como destaque o LOUNGE dos Governos Locais pelo Clima, que é um espaço privilegiado de reunião no edifício da COP 15, em Copenhague, no coração das negociações. Nesse espaço, os governos  locais e suas associações terão a oportunidade de falar e interagir com seus governos nacionais, com outros governos nacionais e locais, ONGs e com a imprensa internacional, nesta única e exclusiva plataforma de espaço privilegiado.

Leia esta e demais matérias em nosso Boletim Informativo 4
Seminário Internacional discute Construções Sustentáveis em Montevidéu
A Intendência Municipal de Montevidéu, em associação com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, realizou no dia 5 de outubro de 2009 em Montevidéu o Seminário “Construções Sustentáveis para uma Montevidéu Sustentável”. Cerca de 250 pessoas entre representantes da construção civil, governos locais, entidades sociais e ONGs participaram do evento.

O evento foi realizado no âmbito do projeto internacional PoliCS – Políticas de Construções Sustentáveis, do qual participam as cidades de... Clique aqui para saber mais.
Lançamento do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas
No dia 22 de outubro, em Cuiabá, Mato Grosso, foram instituídas a instalação e a composição do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas, criado por lei estadual n. 9111, em 15 de abril de 2009.

A assinatura do decreto pelo Governador Blairo Maggi aconteceu durante o Seminário Regional de Mudanças Climáticas da Região Centro Oeste, promovido pela Defesa Civil Nacional, em parceria com outras instituições e governos [leia mais].
Copenhague ou Fracasso
O Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, fala sobre a importância de se firmar um acordo robusto sobre mudanças climáticas na 15ª Reunião das Partes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Copenhague em dezembro deste ano. Em artigo publicado pela revista norte americana Newsweek, o líder britânico afirma inclusive que, se necessário for, irá pessoalmente a Copenhague negociar, e incita outros líderes nacionais a agirem da mesma forma.
Clique aqui para ler artigo completo.
Começa a I Cúpula Amazônica de Governos Locais
A I Cúpula Amazônica de Governos Locais teve início nesta quarta-feira, 7 de outubro, e vai discutir, entre outros assuntos, a preservação e o desenvolvimento sustentável da Floresta. Um dos tópicos debatidos serão as divergências do desenvolvimento econômico conectado à necessidade de preservação ambiental. O encontro ocorre até o dia 10. Clique aqui para saber mais.
2ª Reunião do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA PE) realizou, nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, no âmbito do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, a 2ª Reunião Setorial de Mudanças Climáticas, sob a temática de Desertificação.

O encontro buscou definir a proposta do Estado para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), que acontecerá em Copenhague, Dinamarca, no mês de dezembro deste ano. [Leia mais]
Prazo Prorrogado
Informamos a todos os interessados que o prazo para envio de documentação para contratação de Pessoas Jurídicas para Consultoria Técnica na área ambiental, conforme descrito abaixo, foi prorrogado.
O novo prazo é até às 12:00 (meio dia) do dia de 07 de outubro de 2009. Para maiores informações, ver notícia abaixo. 
Contratação para Consultoria Técnica: Projeto PEClima
O ICLEI abriu concorrência para contratação de Pessoas Jurídicas para realização de Consultoria Técnica na área ambiental. As empresas trabalharão em conjunto com o ICLEI e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA - PE), no âmbito do projeto PEClima, visando à elaboração da Política e do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. [Mais informações]
Cúpula Amazônica de Governos Locais
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e a Prefeitura de Manaus realizarão, entre os dias 7 e 10 de outubro, em Manaus (AM), a Cúpula Amazônica de Governos Locais. O evento contará com o apoio de parceiros como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, FLACMA e CIFAL Atlanta. Para saber mais, clique aqui.
Reunião “Diálogos Setoriais: contribuições à construção da posição brasileira à COP-15”
A Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, em atividade conjunta com o ICLEI  - Governos Locais pela Sustentabilidade realizará no próximo dia 06 de outubro em Brasilia  reunião estratégica junto a entidades voltadas à sustentabilidade das cidades, sobre as contribuições à construção da posição brasileira à COP-15”. Clique aqui para saber mais. 
INTEGRATION: Alemanha e América Latina unem forças e trocam experiências para proteger os solos
As cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo, ao lado de Bogotá, Chihuahua, Guadalajara, Quito e Viña del Mar, participam de um projeto inédito em renovação urbana, liderado pela cidade alemã de Stuttgart na Alemanha,  com recursos da Comunidade Européia por meio do programa Urbal. O projeto INTEGRATION, promove a troca de experiências a partir de suas iniciativas de recuperação urbana, descontaminação de áreas degradadas, revisão de uso e ocupação do solo e integração comunitária no processo de gestão dos espaços urbanos. Para saber mais clique aqui.
Presidente do ICLEI faz declaração para a UNFCCC
O Presidente do ICLEI, David Cadman, fez uma declaração a semana passada para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, cuja próxima reunião acontecerá no mês de dezembro em Copenhague, Dinamarca. Clique aqui para acessar o video da declaração.
Comunicado de Lançamento ReLASC Brasil
Em reunião constituída no dia 14 de setembro de 2009 foi lançada a ReLASC Brasil, como seção brasileira da Rede Latino-Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados - ReLASC, criada em 2006. A ReLASC Brasil tem por missão facilitar a identificação de respostas aos desafios relacionados à prevenção e gestão de áreas contaminadas, compartilhando o conhecimento existente nos setores público, privado e acadêmico. Clique aqui para saber mais.
Em documento internacional, empresários brasileiros pedem acordo climático que favoreça economia de baixo carbono
Líderes empresariais brasileiros que estão na vanguarda das iniciativas mundiais pela redução dos gases do efeito estufa, mitigação e adaptação às mudanças climáticas assinaram um documento internacional entregue hoje, 21 de setembro, em Nova Iorque durante a cúpula da ONU que antecede a Conferência do Clima em Copenhague – COP15. "O Comunicado de Copenhague sobre Mudanças Climáticas apela para um acordo mundial que responda à escala e à urgência das crises que o mundo enfrenta atualmente” Clique aqui para saber mais.
CRER-Betim recebe uma nova casa
Em julho de 2009 o CRER – Centro de Referência em Energias Renováveis de Betim recebeu novas instalações, junto à estrutura física da Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Clique aqui para saber mais.
Rumo a Copenhague (COP 15): Minuta - COP Decision
Em dezembro deste ano, em Copenhague, Dinamarca, ocorrerá a 15ª Conferência das Partes da UNFCCC. O ICLEI, no âmbito do projeto “O Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima”, está apoiando os governos locais na defesa do reconhecimento e fortalecimento do papel destes no combate às mudanças climáticas globais e no acordo pós 2012, atualmente em negociação pelas Partes da Convenção.

Durante a COP 14, em Poznan na Polônia, foi proposta perante a Plenária da UNFCCC uma minuta de texto para o reconhecimento do papel das cidades e autoridades locais na implementação de Estratégias e Planos NacionaisCOP Decision[Leia mais...].
Prefeitura de São Paulo publica novo decreto sobre aquisição e emprego de madeira nas obras municipais
O estabelecimento de critérios ambientais para a aquisição e emprego de madeira nas obras públicas, em 2005, foi considerada uma iniciativa pioneira da Administração da Cidade de São Paulo.

O decreto Nº 50.977, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2008, do Prefeito Gilberto Kassab, publicado dia 07 de novembro, reforça esses critérios já estabelecidos e passa a exigir... Clique aqui para saber mais.
Centro de Referência em Energias Renováveis de Porto Alegre tem primeira reunião
Foi realizada na manhã do dia 5 de novembro, a primeira reunião de trabalho do Grupo Consultivo do Centro de Referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética de Porto Alegre (CRER-PoA), gerenciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

O objetivo do CRER é promover e incentivar, através de ações e projetos, o uso de tecnologias em energias renováveis e eficiência energética, no âmbito das comunidades locais e regionais. Para saber mais, clique aqui.
Mapa mostra impactos climáticos de um mundo 4°C mais quente
O Governo britânico lançou no dia 22 de outubro, no Museu de Ciência de Londres, resultados de um estudo encomendado ao Met Office Hadley Centre, no qual são apresentados os principais impactos que seriam enfrentados ao redor do mundo caso não consigamos frear o aumento da temperatura em 2°C.

O mapa destaca alguns dos impactos que podem ocorrer caso a temperatura média global aumente em 4°C acima dos níveis pré-industriais. Clique aqui para saber mais.
Ambientalistas municipais defendem a descentralização das políticas ambientais
Depois de três dias de intensa programação no Jockey Club do Rio de Janeiro, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), concluiu seu 19º encontro anual com o documento em que estão listados os principais itens da sua agenda, encabeçada pela descentralização das políticas ambientais. Clique aqui para saber mais.
Construção Sustentável: Diretrizes para a Cidade de São Paulo
No próximo dia 06 de outubro acontecerá em São Paulo o evento "Construção Sustentável: Diretrizes para a Cidade de São Paulo". Na  ocasião será apresentada a Política de Mudanças Climáticas, seu Comitê Gestor e o planejamento para o desenvolvimento de atividades e trabalhos para regulamentação da Lei Municipal. Também irá despertar a importância da participação do setor da construção civil, desenvolvimento urbano, órgãos do governo e sociedade civil para formulação de propostas para uma São Paulo Mais Sustentável. Clique aqui para acessar a programação do evento.
Seminário “Eficiência Energética e Energias Renováveis em Cidades Brasileiras” em Porto Alegre
Participe deste evento que reunirá as principais instituições em energias renováveis e eficiência energética no Brasil e apresentará também experiências internacionais. Conheça as ações planejadas pelo Centro de Referência em Energias Renováveis para a cidade de Porto Alegre e casos concretos do uso de resíduos sólidos como fonte de energia no Brasil e no exterior. Clique aqui para saber mais.
Encerramento da Concorrência para Consultoria para o Estado de Mato Grosso
O ICLEI encerrou o processo de contratação de Pessoa Jurídica para Consultoria Técnica a ser realizada no âmbito do projeto PEClima, visando à elaboração da Política de Mudanças Climáticas do Estado do Mato Grosso e apoio ao Fórum Estadual Matogrossense de Mudanças Climáticas. O contrato terá duração de 8 meses, de agosto de 2009 a março de 2010.  O vencedor do certame foi o Consórcio formado por Rachel Biderman Furriela, Guarany Osório e Lilia Diniz, consultores de SF Consultoria e Assessoria de Negócios Ltda. O ICLEI e a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) agradecem a participação de todos os interessados.
1º Encontro SINDIMASP
No próximo dia 25 de setembro acontecerá em São Paulo o 1º Encontro SINDIMASP, Desenvolvimento Sustentável do Setor Madeireiro, que irá fomentar a utilização consciente e sustentável da madeira, desmistificando a imagem negativa associada ao seu uso. Clique aqui para saber mais.
Expectativas sobre a próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - (COP 15 - Copenhague)
Convidamos você a participar deste encontro na Biblioteca Raul Bopp, onde ouviremos a opinião do ambientalista Fábio Feldmann sobre o que a sociedade pode esperar da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em dezembro deste ano em Copenhague, Dinamarca. Este encontro diplomático tem como objetivo estabelecer um novo tratado internacional que substitua o protocolo de Kyoto. Clique aqui para saber mais.
A terceira publicação do boletim do PEClima, edição Pernambuco já está disponível em nosso site.
Este número traz como destaque a realização da I Reunião Ordinária do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, no dia 02 de junho, como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SECTMA).  Neste evento, foram definidos dois grupos de trabalho, um para redigir o regimento interno do Fórum e outro para elaborar a agenda de trabalho de 2009.
Ainda nesta edição, mostramos a participação de Pernambuco na I Jornada de Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável, realizada pelo ICLEI Brasil, entre os dias 18 e 20 de maio deste ano.
Leia estas e demais matérias em nosso boletim. (boletim_peclima_pernambuco_n3)
Lançada a 5ª edição do "Conexão Remate"
É lançada a 5ª edição da publicação “Conexão Remate”, o boletim eletrônico do ICLEI que divulga aos governos locais e autoridades as notícias mais recentes sobre o que está sendo feito no âmbito das compras públicas sustentáveis no Brasil e no mundo.
São Paulo tem lei municipal de Mudanças Climáticas
São Paulo é pioneira na elaboração de uma política municipal de combate às mudanças climáticas. Através da articulação promovida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente junto a outros órgãos municipais, profissionais especializados, sociedade civil e institutos como ICLEI e FGV, foi elaborado um Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Mudança do Clima no Município de São Paulo. Esta lei estabelece como meta a redução de 30% das emissões nos próximos quatro anos, apontando estratégias nas diversas áreas de atuação da Prefeitura. Clique aqui para saber mais.
ECO Business Show 2009 reúne empresas e lideranças para discutir iniciativas sustentáveis
Entre os dias 1 e 3 de setembro, acontece em São Paulo, a ECO Business Show 2009 - Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, o evento reúne no Centro de Exposições Imigrantes, empresas e lideranças nacionais e internacionais para debater a sustentabilidade e sua importância nos negócios. Clique aqui para saber mais.
19º Encontro Nacional da ANAMMA
A ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente tem a satisfação de convidar  para o seu 19º Encontro Nacional, a ser realizado de 31 de agosto a 02 de setembro de 2009, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Clique aqui para saber mais.
Energia solar poupa recursos naturais em CEU da zona leste
No último dia 25/05, o Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus, na zona Leste de São Paulo, tornou-se o primeiro da Rede Municipal de Ensino a utilizar energia solar. Os painéis solares foram instalados nos banheiros do Centro de Educação Infantil e nos vestiários do ginásio de esportes e das piscinas, a partir do projeto de economia energética do professor do CEU, Ulisses Vakirtvis. Clique aqui para saber mais.
CBCS realiza simpósio sobre construção sustentável
Com o objetivo de apontar a importância de um diálogo que ofereça alternativas ecoeficientes para a cadeia produtiva e de consumo que envolva o setor da construção civil, a fim de reduzir seus impactos socioambientais, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS realiza o 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável no dia 24 de agosto, em São Paulo. Clique aqui para saber mais.
Congresso da ABEMA discutirá agenda dos estados para a Política AmbientalEntre os dias 12 e 14 de agosto  a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, realizará em São Paulo seu primeiro Congresso, cujo objetivo será discutir o papel dos estados na Política Ambiental brasileira. Cerca de 500 pessoas participarão do evento, dentre as quais dirigentes, técnicos e assistentes jurídicos de secretarias e órgãos estaduais de meio ambiente. Clique aqui para saber mais.
Contratação para Consultoria Técnica: Projeto PEClima em Mato Grosso
O ICLEI abriu contratação para Consultoria Técnica de Pessoa Física. O(a) Consultor(a) trabalhará em conjunto com o ICLEI e com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SEMA - MT), no âmbito do Projeto PEClima, visando à elaboração da Política Estadual de Mudanças Climáticas e apoio ao Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. Clique aqui para saber mais.
Legisladores de São Paulo Aprovam Política Municipal de Mudança do Clima
A Câmara de Vereadores do Município de São Paulo aprovou na noite de quarta feira (3/6) o Projeto de Lei 530/2008 que implementa a Política Municipal de Mudança do Clima. O texto foi acatado por unanimidade (51 votos a zero) e estará em vigor após ser sancionado pelo prefeito.  A cidade será a primeira no Brasil a possuir uma legislação específica sobre o tema.  Clique aqui para saber mais.
Semana do Meio Ambiente em Pernambuco é marcada pela I Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas
Como parte das atividades do Estado de Pernambuco ligadas à Semana do Meio Ambiente, aconteceu em Recife, no dia 02 de junho de 2009, a I Reunião Ordinária do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, instituído pelo Decreto nº 33.015, de 16 de fevereiro de 2009.

Estiveram presentes na reunião representantes de universidades, sociedade civil, institutos de pesquisa e do Governo Estadual. Clique aqui para saber mais.
Coletivo a hidrogênio
Um ônibus movido a hidrogênio passará a rodar provavelmente ainda neste mês de junho numa linha convencional urbana entre os bairros do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, e São Mateus, na zona Leste, passando pelos municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e Mauá, dentro da Região Metropolitana de São Paulo. Clique aqui para saber mais. Fonte: Revista Pesquisa FAPESP
Primeira casa modelo da CDHU é inaugurada em Sertãozinho
O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, inaugurou no dia 22, em Sertãozinho, a primeira casa-modelo da Companhia. Casas-modelo tem três dormitórios, pé-direito de 2,6 metros, piso cerâmico, azulejo na cozinha e banheiro, aquecedor solar, entre outros itens. Clique aqui para saber mais.
Politécnica organiza curso para preparar profissionais em construção sustentável 
A Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo - USP, realiza, no período de 21 de julho a 22 de dezembro de 2009, o curso de aperfeiçoamento “Construção Sustentável – Teoria & Prática”, com aulas às terças e quintas-feiras, das 13h00 às 17h00, num total de 180 horas. São 40 vagas destinadas a engenheiros, arquitetos e outros profissionais de empresas públicas e privadas, que atuam na área de construção e operação de edificações e negócios imobiliários. Clique aqui para saber mais.
XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Acontecerá, entre os próximos dias 14 e 16 de julho, a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Além da Marcha, o ICLEI convoca seus membros a participarem especialmente da Reunião Preparatória para a Cúpula Amazônica de Governos Locais, da qual é parceiro. Clique aqui para saber mais.
Lançamento da biblioteca temática em Meio Ambiente Raul Boppe 
No dia 18 de julho às 10h30 acontecerá o lançamento da área temática sobre Meio Ambiente da biblioteca Raul Boppe. Neste encontro, Laura Valente de Macedo irá debater sobre os desafios do consumo consciente e sustentabilidade no contexto global. A Biblioteca Raul Bopp está situada à rua Muniz de Sousa, 1155 Parque da Aclimação, São Paulo. Clique aqui para acessar a programação completa da biblioteca.
Boletim PEClima, n.2 – edição Pernambuco
As mais recentes atividades em curso no Estado de Pernambuco no âmbito do Projeto PEClima – Apoiando a Ação Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas estão descritas na 2ª Edição do Boletim trimestral de Pernambuco.

O destaque desta edição é o lançamento do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, em 17 de fevereiro de 2009 a bordo do Navio Artic Sunrise do Greenpeace, um dos resultados do projeto PEClima. Além disto, o boletim menciona a participação de Pernambuco na reunião da 14ª Conferência das Partes, em Poznan – Polônia, em dezembro de 2008, e as ações em curso no Estado em relação às mudanças climáticas.

Para acessar ao boletim, clique aqui.
Segundo Boletim PEClima edição Mato Grosso
Disponibilizamos no site a versão em PDF da segunda publicação do boletim PEClima, edição Mato Grosso, referente aos meses de março, abril e maio.

Esta edição destaca o Projeto de Lei encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que institui o Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas. Saiba também sobre a participação dos estados do PEClima na 14ª Conferência das Partes (COP 14) em Copenhague, Dinamarca, em dezembro de 2008.

O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembléia Legislativa e publicado no Diário Oficial no dia 15 de abril. A Reunião Inaugural se realizará no mês de maio. Leia sobre estas e as demais matérias acessando o link abaixo.

Boletim PEClima edição Mato Grosso

Lei 9111 de 15 de abril de 2009 - Institui o Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas
Comércio e investimentos no setor de biocombustíveis e Mudanças Climáticas
No próximo dia 23 de junho acontecerá na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas o evento sobre "Comércio e investimentos no setor de biocombustíveis e negociações sobre Mudanças Climáticas: afinando discursos e práticas" das 9:00 às 13:30. Clique aqui para saber mais e acessar a programação do evento.
Mesa Redonda do Observatório do Clima: Rumo à COP 15
No próximo dia 24 de junho acontecerá em Brasilia a Mesa Redonda do Observatório do Clima onde serão discutidas estratégias nacionais Rumo à COP 15. Na ocasião, organizações, governo e academia estarão reunidos para discutir a estratégia brasileira de mudanças climáticas em Copenhague.
Clique aqui para acessar a programação do evento.
Para acessar a versão final do manifesto do Observatório do Clima produzido no evento, clique aqui.
Cidade de Buenos Aires adota decreto para combater as mudanças climáticas
A cidade de Buenos Aires terá uma equipe do governo para combater as mudanças climáticas. O prefeito da cidade, Mauricio Macri, criou através do Decreto 137/09, uma equipe inter-Ministerial para elaborar estratégias de proteção ao combate das mudanças climáticas junto com as políticas necessárias para executá-las.
Clique aqui para saber mais.
Patrocinadores oferecem US$ 200.000 de prêmio em concurso de Inovação Energética
Se você possui idéias inovadoras para a promoção de energias renováveis, maior eficiência energética e acesso à energia, participe do “Concurso de Inovação Energética” e receba até US$ 200.000 para desenvolver a sua idéia. O GVEP Internacional, o Banco Interamericano para o Desenvolvimento, o Governo Coreano e a Cooperação Técnica Alemã para o Desenvolvimento buscam respostas criativas para os atuais desafios energéticos enfrentados por países da América Latina e Caribe.
Clique aqui para saber mais.
Fomenta Minas - Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais
O Governo do Estado de Minas Gerais, em uma iniciativa conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE com o objetivo de fomentar uma aproximação entre os setores público e privado para ampliar o mercado das micro e pequenas empresas nas Contratações Públicas, realizará, através da Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG, o Fomenta Minas - Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2009, no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto – MG. Clique aqui para saber mais.
MT começa enfrentamento direto dos problemas de mudanças climáticas
Mato Grosso deu largada, efetiva, no sentido de agregar condições para que sejam tomadas medidas concretas visando reduzir os efeitos das mudanças climáticas no planeta. No Brasil, deverá ser o primeiro Estado a ter uma Lei do Clima. Mensagem endereçando o Estado para tais objetivos foi encaminhada nesta quarta-feira pelo líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauri Savi (PR). Clique aqui para saber mais.

Fonte: 24 Horas News
Campanha pede fim dos HFCs na refrigeração
Com a campanha “Refrigeração, naturalmente!” (Refrigerants, Naturally!), uma instituição ambiental do Reino Unido quer que supermercados se comprometam a não instalar novos equipamentos com Hidrofluorcarbonetos (HFCs) até o fim de 2009 e, para isso, pede a ajuda do público exigindo mudanças. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Envolverde/ CarbonoBrasil
Governo local tem papel importante na diminuição de emissões
Associação internacional de governos locais e outras organizações governamentais voltada para questões ambientais, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade conta mais de 1.000 membros em todo o mundo, entre cidades, municípios e associações. “Nossa missão é fazer com que ações cumulativas no nível local influenciem o global”, explica a arquiteta Laura Valente, diretora-regional para América Latina e Caribe. Clique aqui para ver a entrevista na íntegra.

Fonte: Clima em Revista
XVI Workshop Internacional CIFAL Curitiba
O Centro Internacional para Formação de Autoridades Locais – CIFAL Curitiba, um programa de cooperação descentralizada e desenvolvimento local do UNITAR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, promoverá de 24 a 27 de março de 2009 em Curitiba o debate sobre o papel dos Governos Locais na prevenção, adaptação e mitigação de fenômenos relacionados às Mudanças Climáticas. O encontro reunirá autoridades locais da América Latina, Caribe e países africanos de língua portuguesa. Clique aqui para saber mais e acessar a programação do evento.
Curso de Especialização em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais
O objetivo do curso é possibilitar uma compreensão abrangente sobre o Meio Ambiente, o Desenvolvimento Sustentável e as Questões Globais. Desta forma, objetiva-se a formação de profissionais capacitados a colaborar com empresas, entidades empresariais e o Governo, em seus diferentes níveis, a ampliar sua participação em uma economia globalizada. Clique aqui para mais informações.
Programa Madeira É Legal
Há uma semana foi assinado o Protocolo de Cooperação do Programa Madeira é Legal, uma iniciativa que consolida várias ações de diferentes atores com objetivo de incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada na construção civil no Estado e no Município de São Paulo. Para saber mais clique aqui.

Para saber mais sobre manuais, protocolo, signatários, palestras e para fotos do evento, entre em: http://www.anggulo.com.br/madeira/retro/hotsite_retro.htm
USP adota "micros verdes"
A Universidade de São Paulo (USP) adotou medida pioneira na prevenção do problema do lixo eletrônico. Incorporou pela primeira vez um processo de licitação para compra de computadores livres de chumbo e outros metais pesados, eficientes no uso de energia e feitos com componentes recicláveis.

Clique aqui para saber mais.

Fonte: Portal do governo do Estado de São Paulo
07 de novembro de 2008
Prefeitura de Belo Horizonte promove encontro com secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana
A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, promove, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, encontro com os secretários Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana. Durante o encontro serão discutidos os impactos causados pelas Mudanças Climáticas e o papel central das cidades frente a alternativas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para saber mais.
XIV edição do Katoomba Group Meeting
A XIV edição do Katoomba Group Meeting foi realizada em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 01 e 02 de abril. O evento apresentou as mais recentes iniciativas de pagamentos por serviços ambientais (florestas, água e biodiversidade) e do mecanismo REDD. O encontro também abordou as tecnologias e mercados que estão sendo implementados para combaterem os problemas ambientais mais críticos.

Clique aqui para saber mais.
XVI Workshop Internacional CIFAL
Entre os dias 24 e 27 de março, em Curitiba, Paraná, aconteceu o XVI Workshop Internacional CIFAL, cujo tema foi Governos Locais e Mudanças Climáticas. O foco deste encontro foi o debate sobre a atuação dos Governos Locais na prevenção, adaptação e mitigação de fenômenos relacionados às Mudanças Climáticas.

Clique aqui para saber mais.
Câmara Municipal de Porto Alegre utilizará serviço de bike-entrega
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre passará a dar preferência à utilização de serviços de tele-entrega realizados por ciclistas. Todos os setores da Casa receberão uma lista com o nome dos profissionais que fazem o trabalho, também conhecido como bike-entrega.

“O estímulo ao uso das bicicletas é uma tendência mundial e um eficiente meio de reduzir o impacto ambiental, o consumo energético e os problemas de tráfego”, afirma o vereador Beto  Moesch, autor da sugestão do serviço juntamente com o vereador Mauro Zacher (PDT).

Clique aqui para saber mais.
São Paulo tem 35 ‘EcoPontos’ para entrega voluntária de inservíveis
O entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação.

Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos e grandes geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Clique aqui para saber mais.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
Edição: Iclei Brasil
ABDL lança 2a turma do Programa Liderança para a Segurança Climática/ LEAD turma 14
Pioneira na educação para a sustentabilidade no Brasil, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) lança em abril a 2a turma do Programa Liderança para a Segurança Climática, que equivale à 14a edição do Programa LEAD. 

O programa se propõe a desenvolver lideranças na transição para sociedades com baixo teor de carbono capazes de se adaptar às mudanças climáticas, combinando enfoques, metodologias e disciplinas que contemplam as dimensões pessoal, organizacional, interpessoal e sistêmica da sociedade. Clique aqui para saber mais.
8ª Conferência “Produção Mais Limpa – Saúde e Ambiente: impactos das mudanças climáticas”
No próximo dia 26 de maio (terça-feira), a partir das 8 horas, acontece a 8ª Conferência “Produção Mais Limpa – Saúde e Ambiente: impactos das mudanças climáticas”.

A Conferência tem a finalidade de abordar os riscos que o desequilíbrio ambiental representa à saúde pública, entre eles, as enchentes e a alta incidência de doenças como a dengue, a malária, a leptospirose. Para maiores informações acesse http://www.anggulo.com.br/maislimpa/pl/index.htm.
Acordo Mundial de Proteção ao Clima de Governos Locais e Prefeitos
Cidades e governos locais mobilizam lideranças e ação local pelo Clima. Prefeitos, governos locais e atores relevantes são convidados a aderir ao compromisso que foi lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ,pelo ICLEI, Conselho Mundial de Prefeitos para Mudança do Clima (WMCCC), Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e pelo C40- Grupo de Liderança pelo Clima em Bali, Indonésia, 12 de dezembro de 2007.
ICLEI apóia o projeto de lei 530/08 do Poder Executivo que institui a Política Municipal de Mudança do Clima no Município de São Paulo
O poder executivo da prefeitura de São Paulo enviou esta semana à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê diversas medidas para combater a emissão de gases efeito estufa no município de São Paulo. A elaboração deste projeto de lei contou com a colaboração do ICLEI e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (GVces). Clique aqui para mais informações.
Artigo: ''O Caso da Política Municipal de Mudança do Clima''
O prefeito Gilberto Kassab de modo corajoso resolveu enfrentar o tema do aquecimento global mediante elaboração de uma legislação sobre mudança do clima, a exemplo de muitas cidades norte-americanas e européias. O presidente Clinton tem liderado uma iniciativa denominada C40, cujo objetivo é engajar as 40 principais cidades do planeta nesta causa. Nada mais justo porque muitas delas têm volume de emissão de gases de efeito estufa mais significativo do que muitos países. No caso de São Paulo, não há como deixar de registrar que estamos diante de números significativos. Clique aqui para ver o artigo na íntegra.
Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade de Edmonton
Casos já apresentados:

Como último caso de nossa série, apresentamos a Cidade de Edmonton, no Canadá, que será sede do Congresso Mundial do ICLEI no ano de 2009. A cidade de Edmonton, lar do maior parque municipal urbano da América do Norte, tem usado abordagens inovadoras para proteger e manejar sua biodiversidade urbana. Clique aqui para ver o caso completo.
ICLEI dá as boas vindas à Mumbai, como 1000º membro da Organização
Mumbai, a capital financeira da Índia, se junta a metrópoles como Joanesburgo, São Paulo, Seoul e Los Angeles, assim como comunidades menores, como o 1000º membro do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, associação global de governos locais comprometidos com a sustentabilidade. Clique aqui para mais informações.
Acontece em Belo Horizonte: Treinamento “Introdução sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa”
Aconteceu em Belo Horizonte, no último dia 11 de novembro, o primeiro treinamento de uma série sobre inventários, “Introdução sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, o evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, e tinha como objetivo não apenas capacitar os presentes no uso dessa ferramenta, mas antes disso trazer uma discussão sobre porque usá-la. Clique aqui para ver mais detalhes, fotos e apresentações.
Livro:  "Exposição de Motivos para a Política Municipal de Mudanças Climáticas para São Paulo
Foi criado no âmbito do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) o Livro "Exposição de Motivos para a Política Municipal de Mudanças Climáticas para São Paulo, com o objetivo de contribuir para o processo de discussão, formulação e implementação da Política Municipal sobre mudança do Clima, de iniciativa do Poder Executivo do município de São Paulo submetido à votação pela Câmara dos Vereadores. Clique aqui para acessar o livro da íntegra.
Mobilidade nas Grandes Metrópoles é assunto do Programa "Espaço Responsabilidade Social" da TV Cultura
Programa "Espaço Responsabilidade Social" da TV Cultura abriu grande espaço para a discussão sobre a Mobilidade nas Grandes Metrópoles. Nesta ocasião, o programa contou com a participação de vários especialis no assunto, dentre eles a Diretora Regional do ICLEI-LACS, Laura Valente de Macedo. A discussão deu enfoque desde as Políticas Sustentáveis Urbanas até as Tecnologias para Energia mais Limpa. Clique aqui para acessar as entrevistas na íntegra.
Treinamento sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa
No ultimo dia 14 de novembro de 2008, aconteceu o Treinamento sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O objetivo foi capacitar os funcionários de diversas secretarias do Governo do Estado de Mato Grosso e do setor acadêmico em metodologias de quantificação de emissões de GEE nos setores de energia e resíduos e nas ferramentas disponíveis. Clique aqui para ver mais detalhes, fotos e as apresentações dos palestrantes.
Compras Responsáveis no Grupo de Autoridades Locais de Londres
O Grupo de Autoridades Locais de Londres (GLA) gasta a cada ano, um total de mais de três bilhões de Libras (aproximadamente 3.7 bilhões de euros). Em dezembro de 2006, o Grupo lançou sua nova Política de Compras Responsáveis, a qual tem como alvo assegurar que suas compras apóiem objetivos sociais, econômicos e ambientais mais abrangentes de modo a oferecer reais benefícios de longo prazo para Londres. Clique aqui para saber mais.
O estado de Minas Gerais completa todas as fases da Metodologia de Compras Públicas Sustentáveis
É com enorme satisfação que anunciamos que um dos governos-piloto do projeto, CPS-Brasil completou todas as fases da metodologia de compras públicas sustentáveis do ICLEI! Clique aqui para saber mais.
Convite ao EcoProcura 2009 - Clima Neutro através da Compra
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a Assembléia Municipal de Reyjavik têm o prazer de anunciar a conferência EcoProcura 2009: Clima Neutro através da Compra.
Clique aqui para saber mais.
Treinamento “Compras Públicas Sustentáveis” em Belo Horizonte
Foi realizado em Minas Gerais, no último dia 21 de novembro, o Treinamento “Compras Públicas Sustentáveis”, no âmbito do projeto "Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil", com o objetivo de auxiliar os compradores públicos a realizarem licitações sustentáveis.
Clique aqui para ver mais detalhes, fotos e as apresentações dos palestrantes.
Entrega da proposta do Observatório do Clima sobre a Política Nacional de Mudanças Climáticas ao Congresso Nacional
último dia 26 de novembro, foi entregue em Brasília ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e à Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional o documento "Elementos para Formulação de um Marco Regulatório em Mudanças Climáticas no Brasil: Contribuições da Sociedade Civil", com a participação de especialistas  e representantes da sociedade em geral. Clique aqui para saber mais e acessar o documento na íntegra.
Lançada 3ª edição do "Conexão Remate"
Durante o último treinamento sobre Compras Públicas Sustentáveis ocorrido em Belo Horizonte foi lançada a 3ª edição da publicação “Conexão Remate”, o boletim do ICLEI que divulga aos governos locais e autoridades as notícias mais recentes sobre o que está sendo feito no âmbito das compras públicas sustentáveis no Brasil e no mundo.
Governo Basco se compromete 100% com compras sócio-ambientalmente sustentáveis
No primeiro semestre deste ano, o governo Basco (Espanha) adotou uma política relativa à inclusão (entre outras itens) de critérios sociais e ambientais em compras públicas da administração central basca e suas organizações. Clique aqui para saber mais.
Autoridades do estado de São Paulo assinam Protocolo para melhorar desempenho ambiental na construção*
Os secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da Habitação, Lair Krähenbühl, assinaram no dia 16/10 o Protocolo Ambiental da Construção Civil Sustentável, envolvendo os setores da indústria da construção civil, além de empresas de empreendimentos imobiliários do estado de São Paulo. Clique aqui para saber mais.
* Artigo adaptado do texto de Newton Miura; Valéria Duarte e Rene Lima, disponível na página eletrônica do Ministério do Meio Ambiente (http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=204)
Prêmio Políticas Públicas e Equidade
O Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas lança o Concurso de Ensaios e Monografias sobre experiências inovadoras no campo das políticas públicas com foco na redução das desigualdades, e irá premiar os melhores ensaios. Clique aqui para acessar o regulamento e realizar sua inscrição.
Comitê Consultivo do Projeto SNAPP discute a relação das mudanças climáticas com setores da economia no Brasil
No último dia 07 de novembro integrantes do Comitê Consultivo do Projeto SNAPP, da WWF-Brasil, reuniram-se em São Paulo para discutir uma série de avaliações sobre a relação entre as mudanças climáticas e os diversos setores da economia no Brasil, como o setor de energia, florestas, transportes, agricultura, entre outros. Clique aqui para saber mais.
Decreto municipal regulamenta lei sobre reciclagem de óleos e gorduras de uso culinário na cidade de São Paulo
O Decreto municipal  nº 50284, de 1º de dezembro de 2008, regulamenta a Lei nº 14.487, de 19 de julho de 2007, que introduz o Programa de Conscientização sobre a Reciclagem de Óleos e Gorduras de Uso Culinário no Município de São Paulo, bem como a Lei nº 14.698, de 12 de fevereiro de 2008, que dispõe sobre a proibição de destinar óleo comestível servido no meio ambiente. Clique aqui para acessar o decreto na íntegra.
O Local Articulado Globalmente
A máxima “pensar globalmente e agir localmente” se tornou discurso comum quando se discute meio ambiente. No caso da agenda de mudanças climáticas não é diferente. Embora políticas e diretrizes nacionais e internacionais sejam extremamente necessárias e essenciais para a mitigação e a adaptação ao fenômeno, a questão não dispensa um tratamento localizado. Clique aqui para acessar a matéria na íntegra.
Fonte: Revista Eletrônica "Mudanças Climáticas" - Embaixada do Reino Unido no Brasil
Iniciativa de Eficiência Energética da Cidade do Cabo é revelada
A Cidade do Cabo apresentou um estudo de caso sobre a Iniciativa de Eficiência Energética da Cidade na conferência do Green Building Council da África do Sul . Lançada em fevereiro de 2007, esta iniciativa, foi a primeira parceria criada entre os setores público e privado a nível municipal na África do Sul com o objetivo de aumentar a eficiência energética nos prédios comerciais.
Clique aqui para acessar a matéria na íntegra.
Fonte: EPROP
Diretrizes para compras sustentáveis de biocombustíveis para uso em transporte
A Parceria Européia de Cidades pelos Biocombustíveis está atualmente desenvolvendo o Guia de Compras Sustentáveis de Biocombustíveis. O guia, na área de transportes, será publicado ainda este ano. Clique aqui para saber mais.
Dr. Rajendra Pachauri discute estratégias com as cidadades para redução das emissões de carbono
O Dr. Rajendra Pachauri, chefe do IPCC – o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas palestrou para as Sessões de Governos Locais pelo Clima em Poznan, na Polônia. Ele é reconhecido como um dos líderes de cientistas que explicam aos governos e tomadores de decisões a relevância de lidar com as questões das mudanças climáticas de maneira urgente. Clique aqui para saber mais.
Líder das Negociações para o Clima das Nações Unidas palestra para 300 governos na Polônia
Ivo de Boer, o chefe da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas palestrou nas Sessões de Governos Locais pelo Clima, em Poznan, na Polônia. O Sr. de Boer expressou o seu apoio para os governos locais que estão lutando pelo reconhecimento do papel das cidades em lidar com as mudanças climáticas. Clique aqui para saber mais.
Minas Gerais: Casas populares terão aquecedor solar e lâmpada econômica
O governador Aécio Neves anunciou na quinta (04/12), no Palácio da Liberdade, a instalação de sistema de aquecimento solar nos conjuntos habitacionais construídos pela Cohab, a partir do ano que vem. O Governo de Minas destinará R$ 10 milhões para atender 5 mil famílias por ano. Além do aquecedor solar, cada família receberá cinco lâmpadas fluorescentes compactas, de 25 watts, que consomem menos energia. Em 2009, primeiro ano de execução do programa, serão beneficiados moradores de 61 municípios. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Superávit
Energia solar em Mato Grosso
Cuiabá tem condições extremamente favoráveis para o emprego intensivo de energia solar térmica, mas hoje é Belo Horizonte quem ostenta o título de capital solar do Brasil. Chama a atenção a inclusão de "energia solar" como atributo do imóvel nos classificados de Belo Horizonte. A explicação é que a disponibilidade de energia solar alavanca a venda e é por lá uma exigência de mercado, tal o reconhecimento das vantagens dessa instalação. Clique aqui para saber mais.
Fonte: A Gazeta-MT
Introdução sobre Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Montevidéu
No dia 21 de novembro de 2008, das 9 às 12 horas, realizou-se na Sala de Conferências da DNETN - Dirección Nacional de Energía y Tecnología Nuclear - o primeiro evento do Projeto PoliSus na cidade de Montevidéu, Uruguai. Clique aqui para saber mais.
Reunião do Grupo de Trabalho sobre Compra em Consórcio de Ônibus Sustentáveis para Transporte Público
A primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Licitação Consorciada de Ônibus Sustentáveis para Transporte Público (COMPRO) ocorreu no dia 18 de setembro de 2008 em Bremen. COMPRO é um projeto europeu que visa contribuir para o desenvolvimento de um mercado comum europeu de veículos "limpos", adotando medidas no lado da demanda. Clique aqui para saber mais.
2ª Edição do Guia de CPS é lançada
Temos o prazer de anunciar que a 2ª edição do "Guia de Compras Públicas Sustentáveis -Uso do poder de compra do governo para a promoção do desenvolvimento sustentável" foi lançada. O Guia, uma publicação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, visa auxiliar nas escolhas das compras realizadas pelos governos para promover o desenvolvimento sustentável. Mais informações e a versão em PDF do Guia estão disponíveis aqui
Belo Horizonte proíbe sacolas plásticas a partir de fevereiro
A partir de 28 de fevereiro, os moradores de Belo Horizonte devem repensar o modo como tratam o meio ambiente. BH é a primeira cidade do país a obrigar estabelecimentos comerciais a substituirem as sacolas plásticas por outras feitas de material biodegradável ou reciclado. O decreto que regulamenta a Lei Municipal 9.529, foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Município (DOM). Clique aqui para saber mais.
Mariana se torna a mais recente cidade membro do ICLEI
Mariana, cidade histórica mineira tornou-se, no início de 2009, a mais recente cidade-membro do ICLEI.  O escritório de Projetos de São Paulo, em nome do ICLEI, dá as boas vindas à cidade de Mariana e espera estabelecer uma sólida parceria para a implementação e continuidade de seus projetos. Clique aqui para saber mais. 
Projeto Negócios Públicos: é lançado Observatório Europeu sobre Compras e Comércio Justo! 
A Associação Européia de Comércio Justo (EFTA) deu início a seu novo projeto, "Negócios Públicos" (Public Affairs), no começo deste ano. O projeto tem o intuito de promover ações pela compra de produtos comercializados de forma justa. Clique aqui para saber mais.
Compra sustentável protege meio ambiente e economia
A política de compras sustentáveis, adotada há mais de um ano pelo Governo de Minas, está trazendo resultados positivos. Com o procedimento implantado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a regra é que o produto ou serviço adquirido deva causar menor impacto ao meio ambiente, não trazer prejuízo econômico para o Estado e mostrar resultados sociais. Clique aqui para saber mais.
Governo de SP lança protocolo sobre madeira certificada
Em fevereiro, o Governo do Estado de SP deve divulgar um protocolo de intenções que recomendará o uso de madeira certificada na construção civil. Clique aqui para saber mais.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Data: 25/01/2009
Brasil perde R$ 11 bi por mau uso de energia
O Brasil perde, por ano, R$ 11 bilhões com ineficiência energética. São desperdiçados 12,6 bilhões de MWh de energia, volume suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro por 12 meses, segundo dados da Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia) apresentados, no último dia 17, no Seminário Nacional de Eficiência Energética. Clique aqui para saber mais.
Economia de energia em SP
Eletropaulo concluiu o projeto de eficientização no Hospital das Clínicas. O trabalho, que contou com investimentos de R$ 5,3 milhões, possibilitará uma redução de 3.945 MWh/ano no consumo de energia do estabelecimento, o equivalente a uma economia anual de R$ 1,1 milhão, com gastos em energia. Também é prevista uma demanda evitada de 740 kW. Clique aqui para saber mais.
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo implanta o uso de serviço de bicicletas
Combinando ganhos econômicos e ambientais, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo (SVMA) passou por um processo pioneiro ao contratar um serviço de bicicletas para entregas. O serviço é terceirizado e os entregadores, carinhosamente apelidados de “bikeboys”, fazem principalmente e prioritariamente entregas rápidas de documentos internos e pequenos volumes entre órgãos municipais com sede no centro da cidade. Clique aqui para saber mais.
SMA contrata buffet sustentável para Seminário do CPS-Brasil
Na preparação para o Seminário Regional “Licitações Sustentáveis: O Uso do Poder de Compra do Governo em Prol da Sustentabilidade” do projeto “Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil” (CPS-Brasil), realizado em 7 de novembro de 2008, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo tomou a iniciativa de contratar um serviço de buffet sustentável, por se tratar de um evento cujo tema central era exatamente a sustentabilidade. Para saber mais, clique aqui.
Prefeitos Europeus se comprometem a reduzir suas emissões em 20% até 2020
No dia 10 de fevereiro de 2009, durante a Semana de Energia Sustentável da União Européia de 2009 (EUSEW 2009), que acontece entre 9 e 13 de fevereiro de 2009, prefeitos de aproximadamente 400 cidades assinaram o “Acordo de Prefeitos”, no qual firmaram o compromisso de reduzir suas emissões de dióxido de carbono em até 20% até 2020. Clique aqui para saber mais.
III Reunião da Rede Nacional de Inventário de Resíduos
No dia 17 de fevereiro a partir das 13:00hrs especialistas da área de resíduos e meio ambiente se reunião na III Reunião da Rede Nacional de Inventário de Resíduos em Vitória -ES.
Clique aqui para mais informações e inscrições.
Lançamento do Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas
No dia 17 de fevereiro o Governo de Pernambuco assinou decreto criando o Fórum Pernambucano de Mudanças Climáticas, que tem como objetivo proporcionar um espaço democrático para discussão dos problemas do aquecimento global no âmbito local. O evento aconteceu a bordo do navio Artic Sunrise do Greenpeace, ancorado no Porto de Recife desde a semana passada.  Na ocasião também foi criado Grupo Técnico de especialistas que irão dar suporte ao já existente Comitê Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas (CEEM). A Portaria para sua criação e regulamentação também foi assinada durante o evento. Clique aqui para saber mais.
MG busca produtos sustentáveis em parceria com CEFET
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG), enquanto uma secretaria sistêmica, tem a missão de integrar as ações governamentais por meio da coordenação do planejamento e da gestão pública. Neste sentido, a Secretaria desenvolve um programa de utilização contínua e crescente das opções de produtos sustentáveis oferecidas pelo mercado a partir dos diversos programas e projetos em andamento. Clique aqui para saber mais.
É Lançada a 4ª edição do "Conexão Remate"
É lançada a 4ª edição da publicação “Conexão Remate”, o boletim do ICLEI que divulga aos governos locais e autoridades as notícias mais recentes sobre o que está sendo feito no âmbito das compras públicas sustentáveis no Brasil e no mundo.
Governo Alemão realizará Congresso ECOGERMA
Nos  dias 12 e 13 de março será realizado o CONGRESSO ECOGERMA, paralelo à feira sobre sustentabilidade Ecogerma 2009. Serão três simpósios temáticos realizados paralelamente, durante dois dias, totalizando nove simpósios, organizados por cinco ministérios da Alemanha.Para mais informações acesse www.ecogerma.com.br ou clique aqui para ver o programa completo.
Lançamento do Programa MADEIRA É LEGAL acontece no dia 18 de março
No dia 18 de março será assinado o protocolo de Cooperação Madeira É Legal, concretizando o lançamento, assim, do programa Madeira é Legal. O documento tem como objetivo estabelecer a divulgação de informações, capacitação dos envolvidos no setor público e privado, realização de pesquisas e desenvolvimento de produtos mais adequados à construção civil, incentivo ao comércio responsável de produtos de madeira e, principalmente, a integração das ações dos signatários.
 Inscrições no site: www.anggulo.com.br
 Clique aqui para conferir a programação do evento.
Seminário: Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado São Paulo: gestão de emissões de GEE
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, juntamente com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e o Fórum Paulista de Biodiversidade e Mudanças Globais do Clima, convidam para o Seminário "Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado São Paulo: gestão de emissões de GEE, período de 1990-2008" que se realizará no dia 17 de março. Clique aqui  para acessar a programação.
Energia solar é primeiro passo da Construção Sustentável
O engenheiro Racine Prado, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Laboratório de Sistemas Prediais, afirmou durante palestra sobre aquecimento de água por meio da energia solar que "este é o primeiro passo para se ter uma construção sustentável". Durante seminário realizado pela Orbi Projetos e Resultados, Prado disse que a energia solar "é a solução mais acessível, já que pode ser realizada em pequena escala e proporciona o retorno mais rápido, por utilizar tecnologia relativamente simples, se comparada com a fotovoltaica, a eólica e a biomassa", segundo sua assessoria. Clique aqui para mais informações.
Decreto institui Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 21 de agosto de 2008, o Decreto de nº. 53.336, que institui o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis. Clique aqui para ver a publicação com o decreto completo.
Homenagem ao Prof. Dr. José Goldemberg
No próximo dia dia 04 de dezembro, acontecerá uma homenagem ao Prof. Dr. José Goldemberg, face ao prêmio BLUE PLANET (oferecido pela OSAHI GALSS FOUNDATION, do Japão), dada sua reconhecida contribuição tanto no âmbito da física como nas questões ambientais, energéticas e relativas aos impactos decorrentes das mudanças climáticas. Clique aqui para mais informações.
Consulta Pública: Política Municipal de Mudança do Clima
No dia 24 de novembro de 2008 acontecerá em São Paulo a consulta pública sobre a criação da Política Municipal de Mudança do Clima. Na ocasião serão discutidos o Projeto de Lei n. 01-530/2008 de autoria do Poder Executivo e o Projeto de Lei n. 01-239/2007 de autoria do Vereador Paulo Frange dentre outros.Clique aqui para acessar os referidos Projetos de Lei.
Entrará em vigor Lei dos Aquecedores Solares na Cidade de São Paulo
A partir de 23 de julho de 2008 começará a vigorar a Lei municipal dos aquecedores solares em São Paulo, em que torna obrigatória a instalação do sistema de aquecimento de água por meio do uso de energia solar nas novas edificações da cidade. Clique aqui para mais informações.

Revista ''Negócios Públicos'' destaca o sistema das Licitações Sustentáveis
A Revista Negócios Públicos exaltou a modernidade das práticas de Licitações Sustentáveis pelos governos, destacando o importante papel do ICLEI nesse cenário através do Projeto ''Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil''. Clique aqui para mais informações.

Projeto de Lei Política Municipal sobre Mudanças do Clima para São Paulo
Em artigo publicado no Jornal ''O Estado de São Paulo'', o professor José Goldemberg destacou o Projeto de Lei Política Municipal sobre Mudanças do Clima para São Paulo, que foi preparado com a colaboração do ICLEI e da Fundação Getúlio Vargas e está tramitando no gabinete do prefeito para ser enviado à Câmara Municipal. Clique aqui para mais informações.
Força-tarefa de Construção Verde
Em um discurso, Greg Nickels, prefeito da cidade de Seattle, nos Estados Unidos, assumiu o compromisso de tornar a cidade a mais eficiente energeticamente do país, através de melhorias de, pelo menos, 20% em eficiência energética nos setores comercial e residencial. Os 50 membros da Força-Tarefa de Construção Verde recomendarão medidas que contribuirão para alcançar este objetivo. Clique aqui para mais informações.
Portugal: Energia Solar na Adega
Nas Cortes de Cima, em vez de apenas nos escondermos dos abundantes raios de sol alentejanos, decidimos captá-los! Cinqüenta e seis metros quadrados de painéis solares no topo do nosso telhado virado a sudoeste, combinados com um tanque aquecido de 5.000 litros, para abastecer a adega com toda a água quente necessária. Estes painéis solares possuem uma capacidade de cerca de 2 KW (à radiação solar de 1000 W por metro quadrado). Clique aqui para mais informações.

Programa Liderança para a Segurança Climática
A ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças) lança o Programa Liderança Para a Segurança Climática, turma 13 do programa LEAD, desenvolvido em parceria com o LEAD Internacional e GLN (Global Leadership Network). O Programa Contribui para o desenvolvimento de recursos pessoais, interpessoais e organizacionais a partir da formação de lideranças de diferentes setores da sociedade em um ambiente de aprendizagem e colaboração que favorece a integração entre teoria e Prática. Clique aqui para mais informações.

O Pacote do Meio Ambiente
A Prefeitura enviou à Câmara Municipal projeto de lei sobre a Política Municipal de Mudanças Climáticas, contendo normas que visam à melhoria do meio ambiente e têm como meta principal a redução, até 2012, de 30% nas emissões de gases causadores do efeito estufa. A meta foi calculada com base em valores de 2005, ano em que 15 milhões de toneladas de carbono foram lançadas na atmosfera da cidade. Clique aqui para mais informações.

São Paulo deve perder R$ 33 bi com trânsito
A cidade de São Paulo deve perder neste ano cerca de R$ 33,1 bilhões com os congestionamentos, o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) . A projeção leva em conta custos com o tempo perdido pelos trabalhadores em engarrafamentos, gastos com combustível, com problemas causados à saúde pela poluição e com o atraso na entrega de cargas. Clique aqui para mais informações.

Publicado Manual Jurídico Brasileiro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
O  Manual Jurídico Brasileiro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo tem por objetivo a capacitação do setor profissional e acadêmico envolvido no regime multilateral de combate ao aquecimento global, tanto no âmbito do Direito Brasileiro quanto do Direito Internacional, em suas esferas pública, privada e terceiro setor. Clique aqui para mais informações.
Califórnia quer usar planejamento urbano para reduzir emissões de CO2
A primeira lei que liga as emissões de gases do efeito estufa com o planejamento urbano deve entrar em vigor na Califórnia, estado norte-americano famoso pelos subúrbios residenciais afastados e longos congestionamentos. A proposta de lei, em tramitação no legislativo do estado, pretende dar prioridade aos investimentos no setor de transporte, tanto a nível local, estadual ou federal, para os centros urbanos que tiverem uma alta densidade populacional.  Clique aqui para mais informações.
Secretário Geral do ICLEI integrará o Conselho da Agenda Global sobre Gestão Urbana
O Secretário Geral do ICLEI, Konrad Otto-Zimmermann, foi convidado pelo presidente do Foro Econômico Mundial a se tornar membro do Conselho da Agenda Global sobre Gestão Urbana. Clique aqui para mais informações.
Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade de eThekwini
A municipalidade de eThekwini, na África do Sul, é uma das primeiras do mundo a reconhecer a contribuição econômica de espaços abertos e serviços dos ecossistemas. Clique aqui para ver o caso completo.

Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade de Curitiba
O Programa BioCidade, de Curitiba, combina iniciativas públicas e privadas em um esforço para contribuir com a meta global de redução da perda de biodiversidade até 2010. Clique aqui para ver o caso completo.

Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade de Barcelona
Os esforços de Barcelona na proteção da biodiversidade têm raízes nos resultados de um processo, levado a cabo há vários anos, de formulação de uma Agenda 21 Local compreensiva, que indicou o interesse da população por uma ampla proteção da biodiversidade.Clique aqui para ver o caso completo.

Com a palavra: nosso Secretário Geral
"Celebrar a chegada do membro municipal de número 900 é um marco importante para nossa associação. Nós temos passado por uma fase de crescimento notável e, por não estarmos lutando meramente por quantidade, o fato de que mais e mais governos locais têm decidido se unir ao movimento e buscar em nossa organização inspiração e orientação, é motivo de orgulho."
Clique aqui para ver o pronunciamento completo do secretário geral do ICLEI, Sr. Konrad Otto-Zimmermann.

Metodologias de Inventário de Gases de Efeito Estufa para Organizações Públicas e Empresas
Convidamos todos a participarem do Encontro Técnico ''Metodologias de Inventário de Gases de Efeito Estufa para Organizações Públicas e Empresas: Transparência na Prestação de Contas Sobre a Gestão de Emissões”, que será realizado no dia 21 de agosto na cidade de São Paulo. Clique aqui para mais informações.

III Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública
Dando prosseguimento à inserção de critérios de sustentabilidade e gestão ambiental nas ações do governo, o III Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, abordará o tema "Construção Susentável e Eficiência Energética". Clique aqui para mais informações.

Projeto de Cooperação Técnica Internacional: Programa de Treinamento para Terceiros Países
Como parte de um Acordo sobre Cooperação Técnica entre os governos do Brasil e do Japão, entre os dia 04 e 29 de agosto será realizado em Curitiba o 3º Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana. Clique aqui para mais informações.

Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade do Cabo
A Cidade do Cabo (África do Sul) abarca uma biodiversidade das mais proeminentes do mundo e é uma, de apenas três cidades no mundo, a estar classificada como um hotspot urbano de biodiversidade. Clique aqui para ver o caso completo.

Série de estudos de caso da Ação Local pela Biodiversidade: Caso da Cidade de São Paulo
Como maior metrópole do hemisfério sul e grande centro financeiro e comercial, São Paulo é um importante consumidor de recursos naturais e por isso adotou uma série de medidas para proteger a biodiversidade. Clique aqui para ver o caso completo.

São Paulo ganha mais de 400 projetos sobre meio ambiente, saúde e desenvolvimento social
Esses Projetos, elaborados por Agentes Comunitários de Saúde, foram desenvolvidos durante o PAVS (Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis), e contemplam ações em todas as regiões da cidade. Clique aqui para mais informações.

CO2 pode ser reduzido em 5% com uso de fontes domésticas de energia
As emissões de CO2 britânico seriam economizadas anualmente em 30 milhões de toneladas se o sistema atual de fornecimento de energia fosse substituido por micro unidades de energia renovável. Clique aqui para mais informações.

Dedução de 30% no IRS na utilização de energias renováveis em Portugal
O Orçamento Estado 2008 dá permissão aos cidadãos portugueses deduzir 30% do montante gasto na compra de novos equipamentos para utilização de energias renováveis e também de equipamentos para produzir energia elétrica e ou térmica. Clique aqui para mais informações.

Gazeta Mercantil ressalta importância das Compras Públicas Sustentáveis
Em reportagem do dia 08 de julho de 2008, a Gazeta Mercantil abriu grande espaço às iniciativas em Compras Públicas Sustentáveis. A matéria relatou que governos locais podem ser indutores na adoção de padrões sustentáveis, principalmente se levarem em consideração características como o ciclo de vida do produto, reutilização, reciclagem ou ainda critérios relacionados a impactos sociais e ambientais. Clique aqui para mais informações.

Realizada em Portugal Conferência Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas
Realizada no dia 23 de junho, esta Conferência teve como principal objetivo iniciar um amplo debate junto a sociedade, agentes públicos e privados sobre a adaptação às alterações climáticas e os impactos causados em seus respectivos setores.

Betim promoverá oficinas de ASBC - Aquecedor Solar de Baixo Custo
A Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, por meio do CRER Betim – Centro de Referência em Energias Renováveis, abrirá inscrições para as Oficinas de ASBC – Aquecedor Solar de Baixo Custo - que acontecerão no 2° semestre de 2008.


''Pedala Volta Redonda'': Cidade investe em Sustentabilidade
A cidade de Volta Redonda demonstra grande empenho quando o assunto é sustentabilidade. Na busca por meios não poluentes de locomoção, a cidade foi incorporada ao projeto ‘’Rio, Estado da Bicicleta’’, que tem por objetivo incentivar os municípios a implantarem ciclovias e bicicletários. Clique aqui para mais informações.

2ª Edição do Conexão Remate
Foi lançada a 2ª Edição do Conexão Remate, o e-boletim do ICLEI, que reúne  informações sobre o tema de Compras Públicas Sustentáveis , em especial, sobre o projeto “Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil” (CPS-Brasil), uma iniciativa da campanha global do ICLEI.

Aprovado novo Projeto do ICLEI sobre Construção Sustentável
O Escritório de Projetos do ICLEI Brasil tem o orgulho de anunciar que o “Projeto Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul” recebeu o financiamento do Fundo de Programas Estratégicos do Governo Britânico com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília.
Este novo projeto que terá a duração de dois anos, está previsto para ter início no mês de junho e terá como parceiros, no Brasil, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Petrópolis e Porto Alegre, na Argentina, Buenos Aires e no Uruguai, Montevideo.
Para mais informações clique aqui.

Lançado novo projeto do ICLEI de Combate às Alterações Climáticas no Brasil.
 O Escritório de Projetos do ICLEI Brasil já começou a implementar um dos seus mais recentes projetos, “O desenvolvimento de políticas de estado e ações para o combate às alterações climáticas no Brasil”, com o apoio do Fundo de Programas Estratégicos do Governo Britânico / Strategic Programme Fund (SPF) e intermédio da Embaixada Britânica em Brasília.
Para mais informações clique aqui

ICLEI busca Coordenador de projeto
O escritório de projetos do ICLEI no Brasil procura profissional com conhecimento na área de políticas públicas para mudanças climáticas.  Acesse o perfil do profissional.

Introdução à Licitação Sustentável
Minas Gerais foi sede, no dia 13 de março de 2008, do primeiro seminário do projeto “Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil”, que está sendo implementado em sua fase inicial pelos governos estaduais de Minas Gerais e São Paulo e pelo município de São Paulo, projeto administrado pelo ICLEI. [...mais]

Porto Alegre sediou Seminário Nacional de Gestão Sustentável nos Municípios
Foi realizado entre 26 e 28 de março, na PUCRS, em Porto Alegre, o Seminário Nacional de Gestão Sustentável nos Municípios.  O encontro reuniu membros da sociedade civil e lideranças da administração pública de diversas cidades brasileiras para compartilhar informações e experiências sobre a gestão sustentável nos municípios. [...mais]

Lançamento Conexão Clima N°5
O ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade tem o prazer de apresentar a 5ª edição do Conexão Clima!Acesse aqui a página com todas as edições do Conexão Clima

UNEP divulga campanha do ICLEI para Biodiversidade
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente-PNUMA (UNEP em inglês) está divulgando em seu mais recente NewsLetter, a campanha do ICLEI para Biodiversidade. Clique aqui para fazer o download do documento (em inglês) e visite a página da Campanha para Biodiversidade do ICLEI.

Concurso internacional de redação 2008: A cidade que sonhamos - a voz dos jovens
O Banco Mundial, a Aliança de Cidades e o Governo da Noruega estão promovendo um concurso de redação voltado aos jovens dos 18 aos 25 anos. A proposta é ouvir como os jovens vêem suas cidades, os problemas que percebem e o que podem fazer para transformar as cidades em lugares melhores, superando os desafios que elas apresentam, e o papel que ele desempenha nesse contexto. [...mais]

1ª OFICINA DE ASBC-Aquecedor Solar de Baixo Custo em Betim
No dia 29 de janeiro de 2008 foi realizada a 1° oficina de ASBC para integrantes do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Município de Betim, que teve por objetivo mostrar as vantagens e ganhos de se usar este tipo de energia. Novas oficinas serão ministradas ao longo do semestre. [...mais]

Betim recebe prêmio por melhor trabalho municipal de meio-ambiente
A prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta do Meio Ambiente foi agraciada com o prêmio de Melhor Trabalho no Âmbito Municipal oferecida pelo Jornal do Brasil no 2° Prêmio Brasil Meio Ambiente. O prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado no CRER-Betim - Centro de Energias Renováveis que faz parte da iniciativa do ICLEI a Rede Elo. [...mais]

Projeto CRER de Betim recebe prêmio
A Prefeitura Municipal de Betim por meio da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente venceu o Prêmio Brasil de Meio Ambiente na Categoria ÂMBITO MUNICIPAL da Editora JB pelo trabalho realizado pela equipe do Centro de Referência em Energias Renováveis (CRER - Betim), produto do projeto da Rede Elo, uma iniciativa do ICLEI. [...mais]

Sessões dos Governos Locais sobre o Clima
O ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, que organizou as Sessões dos Governos Locais sobre o Clima, na Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, e teve lugar nos dias 10-11 de Dezembro em Bali, na Indonésia, convidam você a saber mais sobre os eventos.
Acesse aqui o site oficial do evento do ICLEI (em inglês) e fique atento para mais informações.
Acesse aqui a nossa página sobre o evento (em português).

ICLEI realiza sessão sobre Transversalidade da Gestão de Resíduos
No dia 5 de dezembro o ICLEI realizou uma sessão sobre Transversalidade da Gestão de Resíduos no encontro Metrópoles América Latina e Caribe em Belo Horizonte.O evento teve por objetivo reunir as administrações públicas das principais cidades da América Latina e do Caribe para discutir os problemas e experiências nas gestões públicas.[...mais]

1ª Edição do Conexão Remate no ar
Acesse a 1ª edição do Conexão Remate!
Com o objetivo de construirmos juntos verdadeiros remates sustentáveis, criamos o boletim que reúne informações sobre o tema de compras públicas sustentáveis e, em especial, sobre o “Projeto Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil". 

Eco-licitação: Governo pretende adotar critérios sustentáveis para compras
Até o final do ano, entrará em vigor no Ministério do Meio Ambiente (MMA) uma portaria que adequará as compras do órgão aos padrões de sustentabilidade. A informação é do diretor de Economia e Meio Ambiente do MMA, Luiz Fernando Merico. Segundo ele, os procedimentos de compras públicas sustentáveis serão aplicados não só nas licitações do próprio ministério como também nas de seus órgãos vinculados, entre eles, o Ibama e a ANA (Agência Nacional de águas). [...mais]

Publicação do PNUMA e PNUD destacam Betim
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram uma publicação contendo exemplos de conquistas de governos locais em direção à sustentabilidade e as parcerias feitas com uma variedade de atores que contribuíram para o sucesso das iniciativas destes governos locais. Essa publicação destaca a cidade de Betim, que, em pareceria com a CEMIG e apoio do ICLEI traçaram a meta de melhoria da eficiência energética e até o momento conseguiram uma economia de aproximadamente 40% do consumo de energia graças à instalação de aquecedores solares.Tales of Two Cities [PDF, 1,98Mb]. Para recebê-la na íntegra, entre em contato conosco.

ICLEI apresenta projetos em reunião com o PAVS
No dia 25 de fevereiro aconteceu uma reunião com os parceiros e assessores de imprensa do PAVS, com o objetivo de aproximar todos os envolvidos no projeto “guarda-chuva” PAVS do trabalho desenvolvido por cada agência implementadora, proporcionando uma compreensão holística do projeto e das conquistas do PAVS. [...mais]

Eike Batista se associa a empresa chinesa para produzir energia solar no Brasil
A MPX, subsidiária de energia do grupo EBX, de Eike Batista, fechou parceria com a chinesa Yingli Solar para a construção de uma fábrica de painéis solares no Porto do Açu, norte do estado do Rio de Janeiro. Batista estima que a operação comercial terá início em 2009, com um projeto piloto de uma unidade que deve produzir anualmente uma quantidade de painéis capazes de gerar 50 MW de energia. [...mais]

É lançado o relatório anual do REN21 (Renewable Energy Policy Network for the 21 Century)
Foi lançado o relatório anual de 2007 do REN21 (Renewable Energy Policy Network for the 21 Century), parceira do ICLEI, que tem por objetivo oferecer uma perspectiva da situação das energias renováveis, e que mostra que no ano de 2007.  [...mais]

PAVS: Avançam as intervenções na comunidade
Estimulados pela aquisição de novos conhecimentos, por meio de um programa de formação na temática saúde e meio ambiente integrados, aproximadamente 5.000 agentes comunitários da capital paulista que participam do PAVS iniciam uma etapa de desenvolvimento de projetos e ações nas comunidades. [...mais]

1° Edição do Conexão Remate no ar
Acesse a 1ª edição do Remate Sustentável! Com o objetivo de construirmos juntos verdadeiros remates sustentáveis, criamos o boletim que reúne informações sobre o tema de compras públicas sustentáveis e, em especial, sobre o “Projeto Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil. [...mais]

Betim recebe prêmio por melhor trabalho municipal de meio-ambiente
A prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta do Meio Ambiente foi agraciada com o prêmio de Melhor Trabalho no Âmbito Municipal oferecida pelo Jornal do Brasil no 2° Prêmio Brasil Meio Ambiente. O prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado no CRER-Betim - Centro de Energias Renováveis e que conta com o apoio do ICLEI por meio do Programa Cidades pela Proteção do Clima.[...mais]

1º Reunião do Comitê Gestor e Conselho do projeto “Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil"
No dia 09 de novembro de 2007 foi realizada a 1º Reunião do Comitê Gestor e Conselho do projeto “Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil", em parceria com o Governo da Cidade de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Governo do Estado de Minas Gerais, ICLEI e FGV, além de contar com a presença dos governos dos municípios de Betim e Porto Alegre e com as Secretarias do Meio Ambiente do Município de São Paulo e da Federação. [...mais]

O ICLEI no UN Climate Change Conference
O ICLEI, em parceria com o WMCCC e outras associações de governos locais, que incluem Citynet e UCLG, enviaram uma delegação de governos locais para observar as deliberações internacionais no COP 13, e fazer uma declaração em nome de autoridades locais e municipais. O foco da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em Bali é alcançar um acordo internacional para passos que levem a um acordo pós-Kyoto, e para tomar decisões maiores e imediatas.[...mais]

ICLEI realiza sessão sobre Transversalidade da Gestão de Resíduos em BH
No dia 5 de dezembro, o ICLEI realizou uma sessão sobre Transversalidade da Gestão de Resíduos no encontro Metrópoles América Latina e Caribe em Belo Horizonte.O evento teve por objetivo reunir as administrações públicas das principais cidades da América Latina e do Caribe para discutir os problemas e experiências nas gestões públicas.[...mais]
 

Consultora fala sobre poluição atmosférica na Smam
No dia 30 de novembro, funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam) assistiram palestra da Doutora em Ciências, Angélica Pretto, consultora externa do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, com sede em São Paulo. Na oportunidade, foram abordados temas como Poluição Atmosférica, Mudanças do Climáticas, e Poluentes Atmosféricos, com enfoque para o papel das cidades. [...mais]

Projeto CRER de Betim recebe prêmio
O Projeto CRER - Centro de Referência em Energias Renováveis, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Betim e pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, é vencedor na edição 2007 do Prêmio Brasil de Meio Ambiente, categoria ÂMBITO NACIONAL, realizado pela Editora JB. [...mais]

Especialistas debatem alternativas para o consumo sustentável de madeira
Especialistas e parlamentares discutiram nesta terça-feira (06) a criação de procedimentos para a aquisição responsável de madeira, exigindo provas de sua legalidade e origem. O objetivo é evitar a destruição de florestas e combater o consumo indiscriminado de madeira. [...mais]

Comitê discute políticas de mudanças climáticas e ecoeficiência
Nesta quinta-feira, dia 8, às 10h, a Prefeitura promove mais uma reunião do Comitê Municipal Sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência no Centro de Educação Ambiental do Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras). Na reunião, serão debatidos temas que tragam soluções e avanços para o processo de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente de Belo Horizonte. [...mais]

USP ganha prêmio da ONU com projeto de óleo de fritura
SÃO PAULO - A pesquisa sobre produção de biocombustível a partir do óleo de cozinha da Universidade de São Paulo (USP) foi premiada na semana passada como um dos quatro programas vencedores da edição 2007 do projeto Jovens Embaixadores Ambientais, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a Bayer.
[...mais]

Fé contra as mudanças climáticas
As mudanças climáticas e os esforços para contê-las deixaram de ser assunto apenas de governantes e especialistas no assunto. Além da sociedade civil, que já desempenha um importante papel na defesa do meio ambiente, a religião também aderiu à luta contra a devastação do planeta pelo homem. [...mais]

Vaticano carbono neutro
Além de ajudar a difundir a mensagem de preservação do planeta, o Vaticano deu um grande passo na adoção de medidas contra o aquecimento global. Recentemente, os cardeais aceitaram uma proposta feita pela empresa húngara Klimafa, de compensação pelas emissões deste pequeno Estado localizado em Roma. [...mais]

Projeto de Meio Ambiente de Betim é premiado
A Prefeitura de Betim recebeu, na última terça-feira, 25, o prêmio Destaque ICMS Ecológico Saneamento é + de 100, em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas na cidade. Betim recebeu o prêmio Ouro, critério Pioneirismo, entregue pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por ter sido o primeiro município no Estado a ter um aterro sanitário licenciado. [...mais]

Dia Sem Carro: faça essa idéia circular!
O dia 22 de setembro conquistou um lugar de destaque no calendário dos paulistanos. A data marca a chegada da Primavera, o Dia do Rio Tietê, o Dia Internacional da Paz (comemorado em 21/9) e uma iniciativa que já virou tradição na cidade: o Dia Mundial Sem Carro. Implantado pela primeira vez na França, em 1997, é realizado em São Paulo desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. [...mais]

A lei solar de Porto Alegre é debatida
Porto Alegre já tem lei de incentivo ao uso da energia solar, mas ainda precisa ser regulamentada.A capital gaúcha foi a primeira cidade brasileira a contar com uma legislação de incentivo ao uso de energia solar. Em novembro do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou o uma lei que cria o Programa de Incentivos ao uso de Energia Solar nas Edificações. [...mais]

Projetos de Lei Solares em Belo Horizonte aprovados
Dois projetos de lei que dizem respeito ao aquecimento solar foram aprovados em junho de 2007, por unanimidade, na câmara dos vereadores. As leis foram aprovadas para que Belo Horizonte esteja na vanguarda da preservação ambiental e da conservação de energia [...mais]

Cidade de São Paulo adere ao Dia Mundial sem Carro
SÃO PAULO - A campanha da edição paulistana do Dia Mundial sem Carro será lançada na próxima quarta-feira, 8. Apesar de abrigar atividades relacionadas à campanha desde 2005, será a primeira vez que a cidade vai integrar oficialmente o calendário global do evento, realizado sempre em 22 de setembro. [...mais]

"Cidades e Soluções" neutraliza suas emissões
Foi assinado durante a semana de 15 de janeiro 2007 um contrato entre a Rede Globo e a organização Iniciativa Verde que permitirá a neutralização de todas as emissões de gases estufa do programa "Cidades e Soluções" durante o ano de 2007. É a primeira vez que um programa de televisão tem suas emissões neutralizadas. [...mais]

Betim participa de treinamentos em Freiburg (Alemanha) & Nagpur (Índia)
Betim participa de treinamentos em Freiburg (Alemanha) & Nagpur (Índia)

A Comunidade Modelo da Rede Elo no Brasil, Betim (MG) representado pela Secretaria do Meio Ambiente, Cleide Pedrosa de Melo e a Gerente do Desenvolvimento do Projeto, Bitia Sousa, participou de treinamentos e reuniões em Freiburg (Alemanha) e do Workshop do LocalRenewables Model Communities Network em Nagpur. Confira as fotos aqui.
"Cidades e Soluções"
"Cidades e Soluções" é o nome do programa que estreou domingo, 15/10/06, às 21:30h, na Globo News, marcando os 10 anos de existência do canal. [...mais]

NOVIDADE - Mudamos!!
É com muito prazer que anunciamos que o Secretariado da América Latina e Caribe do ICLEI (LACS) está agora localizado em Buenos Aires, Argentina.
Por favor atualize os nossos novos contatos em seus bancos de dados, sites e etc. conforme abaixo:

ICLEI LACS (Brasil)
Escritório de Projetos
Avenida Quarto Centenário, 1268
Sala 212
Portão 7A do Parque Ibirapuera
04030-000 São Paulo, SP
Brasil

Tele/Fax: (em breve disponível)
Email: iclei-brasil@iclei.org
www.iclei.org/lacs


Agradecimentos
Agradecemos ainda a Cidade do Rio de Janeiro, Brasil que nos hospedou nesses últimos anos e ao nosso novo anfitrião, a cidade de Buenos Aires. Temos certeza que esta mudança é um passo importante no fortalecimento da missão do LACS na Região – unindo e apoiando governos locais para alcançarem o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para seus habitantes.Agradecemos sua compreensão durante este período de mudança e esperamos continuar nossa cooperação a partir de nosso novo escritório. Atenciosamente, Equipe ICLEI - LACS.

spacer
Pesquisar
 

spacer