ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
REDE ELO - Comunidades Modelo em Energias Renováveis Locais

  • Site Rede Elo [English]
  • Folder do projeto [English]
  • Folder do projeto [Português]
  • Relatório Final da Comunidade Modelo Betim, MG [English]
  • Relatório Final da Comunidade Modelo Porto Alegre, RS [English]
  • Estudo de Caso #112: Aquecedores Solares em Conjuntos Habitacionais de Baixa Renda: Economia de Energia e Financeira em Betim-MG [Português]
  • Estudo de Caso #113: Processo Participativo no CRER-Betim e CRER-Porto Alegre e a Promoção de Políticas Públicas em Energias Sustentáveis [Português]
  • Estudo de Caso #114: Energia Solar é Incentivda em Lei sobre Compensação Vegetal em Porto Alegre [Português]
  • Estudo de Caso #115: CEMIG leva Energia Elétrica à Comunidade de Baixa Renda com Apoio do CRER-Betim [Português]



A REDE ELO - LocalRenewables Model Communities Network, que significa Comunidades-Modelo em Energias Renováveis Locais, é um projeto pertencente à Campanha Cidade para a Proteção do Clima (CCPTM) e foi iniciada em 2005 pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, para criar um elo entre governos locais do mundo que agem como líderes na promoção de Energias Renováveis e Eficiência Energética em centros urbanos.


Os dois objetivos principais da rede são:

- Apoiar as cidades selecionadas em seus esforços para serem modelos em energias renováveis, e
- Facilitar a interação dos participantes da rede e outros atores relevantes.


Dessa maneira, a Rede Elo visa promover a geração e uso de energia de fontes renováveis (ER) e eficiência energética (EE), com foco nos papéis e responsabilidades de governos locais como força motriz para inovação tecnológica e investimento em desenvolvimento sustentável.

Em relação aos impactos destas ações em nível local, busca-se: ampliar e melhorar o acesso a energias renováveis de baixo custo para a população urbana de baixa renda, reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e outros poluentes locais e gerar empregos.

Cidades na Europa, Índia e América Latina já fazem parte da LocalRenewables Model Communities Network. As Comunidades-Modelo na América Latina são Betim (MG) e Porto Alegre (RS), que se comprometeram formalmente a implementar as estratégias da Rede Elo. No Brasil ainda contamos também com Salvador (BA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Volta Redonda (RJ), que participam como Comunidades da Rede, ou seja, cidades que têm interesse em aprender com a rede e contribuir na medida do possível.

As Comunidades-Modelo, como meio de promover o uso de tecnologias de ER e EE, estabelecem e operam centros de capacitação, referência e recurso que são chamados de CRER - Centro de Referência em Energias Renováveis. Tanto Betim (MG) quanto Porto Alegre (RS) já operam os seus centros buscando aumentar a qualidade de vida da população através das ações implementadas.




spacer
Pesquisar
 

spacer