ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Redes de Cidades ICLEI promove diálogos para intensificar a ação local em Varsóvia
Na 19ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19/CMP9), que teve início no dia 11 de novembro em Varsóvia, as cidades estarão no centro das negociações climáticas, ao invés de na periferia - um resultado direto e positivo de anos de defesa dos governos locais.

Com o inédito Dia de Cidades em 21 de Novembro, a inauguração dos diálogos entre Ministros e Prefeitos, a oficina ADP sobre urbanização sustentável e inúmeros outros eventos paralelos sobre cidades, as cidades têm agora firmemente cimentado seu papel como atores governamentais na arena climática global.

O relatório recente do IPCC confirma que a taxa de aumento da temperatura e do nível do mar segue subindo. Muitos governos nacionais estão agora se voltando para as cidades para acelerar o ritmo das ações que irão garantir sua transformação, comunidades resilientes ao clima e de baixo carbono.

"Governos nacionais sozinhos não podem trabalhar em todos os ângulos da ação climática, é por isso que as cidades oferecem suas ambições, capacidades e realizações como atores governamentais que devem ser incluídos no novo regime climático ".

"Podemos garantir a entrega de medidas concretas como parte do acordo global em Paris 2015. Varsóvia será o pontapé inicial desta visão, graças ao apoio das Partes, da Presidência Polaca, do Secretariado da UNFCCC e da Cidade de Varsóvia", comentou o Secretário Geral do ICLEI, Gino Van Begin.

O ICLEI é o ponto focal do grupo de Governos Locais e Autoridades Municipais da UNFCCC desde 1995. Também facilita o Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima, processo de mobilização global que começou em 2007, com objetivo reconhecer, engajar e fortalecer os governos locais no regime climático global.

Na preparação para Varsóvia, a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, realizada em Nantes, França concluiu com a Declaração Nantes impulsionando a segunda fase do Mapa do Caminho, que baseia-se nos feitos da primeira fase como o Pacto da Cidade do México, a Carta de Adaptação de Durban, o Registro Climático de Cidades carbonn, e o Protocolo Global sobre Emissões de GEE na Escala Comunidade. A Declaração de Nantes também define uma estratégia clara para um acordo global em Paris 2015, incluindo propostas concretas a serem implementadas, em especial, com o grupo "Amigos das Cidades", que reúne governos nacionais que desejam colaborar com os governos locais e subnacionais.

"Em Nantes, fortalecemos e revitalizamos nossa estratégia global. De Dar-es-Salaam a Oslo, Helsinki, Estocolmo e Copenhague, mobilizamos apoio regional com as perspectivas das comunidades africanas vulneráveis ao clima e os modelos escandinavos progressistas e inspiradoras de urbanização de baixo carbono. Em Varsóvia, vamos expressar tudo isso para estimular o apoio político, financeiro e técnico tão necessário da comunidade climática global", declarou David Cadman, Presidente do ICLEI.


Sobre o Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima

O Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima é um processo de advocacy que começou em 2007. Com o objetivo de dar voz às autoridades locais de todo o mundo, espelha o lançamento do Mapa do Caminho da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, projetado para as nações, para determinar um plano de ação global para uma estrutura pós-Quioto sobre mudanças climáticas para o período pós-2012. Desde então, a governos locais fizeram campanha e obtiveram referências aos governos subnacionais e locais pelos negociadores nacionais. A próxima fase do processo é assegurar a colaboração com as nações, e uma estrutura financeira através da qual os governos locais possam financiar ações climáticas ambiciosas. www.iclei.org/climate-roadmap


Sobre a Participação do Prefeito de Recife

Como Cidade Modelo do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono, Urban LEDS, Recife busca a transição a padrões de desenvolvimento urbano de baixa emissão de gases de efeito estufa e que promovam uma cidade inclusiva, sustentável e com boa qualidade de vida para população. Por estes esforços, o Prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho foi convidado pela Presidência da 19ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP19/CMP9), o Governo da Polônia, a tomar parte em um diálogo de alto nível entre Ministros Nacionais, chefes de delegações, e Prefeitos sobre mitigação às mudanças climáticas nas cidades. É uma oportunidade inédita para as cidades de todo mundo, um convite oficial da Conferência para que cidades façam parte do diálogo rumo a definição de um novo acordo climático, ao qual se espera chegar na COP 21, em 2015, em Paris.
Recife terá a oportunidade de, a partir de sua experiência, influenciar negociadores nacionais a adotarem mecanismos concretos e diretos de financiamento e apoio técnico às ações climáticas locais em todo mundo.

Eventos em destaque:
 14 de Novembro – Quinta-feira


21 de novembro – Quinta-feira: Dia das Cidades

          09:30 - 12:30

          15:00 - 16:00
spacer
Pesquisar
 

spacer