ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Conselho Consultivo - ICLEI SAMS
Felipe Faria
Conselheiro Consultivo

Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Responsável pelas operações nacionais do GBC Brasil que compreende as áreas de Educação (capacitação profissional), Informação (compilação e disseminação das melhores práticas, tecnologias, materiais e cases de sucesso), Relações Governamentais (desempenho proativo junto aos Órgãos da Administração Pública para o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o setor da construção sustentável) e promoção da certificação internacional LEED. O Sr. Faria também representa o GBC Brasil no Comitê Internacional de Desenvolvimento de Novos Conselhos do World Green Building Council, cujo objetivo é analisar o auxiliar o processo de novos GBCs, bem como é Membro do LEED Steering Committee, órgão consultivo e deliberativo que rege a certificação LEED no mundo.

Ladislau Dowbor
Conselheiro Consultivo


É doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas. É autor de “Democracia Econômica”, “A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada”, “O Mosaico Partido: a economia além das equações”, “Tecnologias do Conhecimento: os Desafios da Educação”, todos pela editora Vozes, além de “O que Acontece com o Trabalho?” (Ed. Senac) e co-organizador da coletânea “Economia Social no Brasil“ (ed. Senac) Seus numerosos trabalhos sobre planejamento econômico e social estão disponíveis no site www.dowbor.org
Sérgio Besserman Vianna
Conselheiro Consultivo


Economista e ecologista carioca,presidente da Câmara Técnica deesenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e professor do departamento de economia da PUC-Rio. É também comentarista de sustentabilidade e economia urbana de diversos veículos de comunicação, membro do conselho de organizações não governamentais que tratam do tema e ocupou ainda, entre outros cargos, a diretoria de planejamento do BNDES , a presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do IPP (Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos).
Tibério R. R. Romão
Conselheiro Consultivo


Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Há 13 anos no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, gerencia desde 2008 as áreas de meio ambiente e inovação da instituição, sendo responsável por projetos em finanças sustentáveis, mobilização regional, sustentabilidade ambiental, políticas públicas e cooperações técnicas com organismos multilaterais. Tem experiência em pesquisa e consultoria nas áreas de legislação ambiental, energias renováveis, parcerias público-privadas, convivência com a seca e combate à desertificação, mudanças climáticas e economia de baixo carbono. Também é instrutor de meio ambiente, inovação e sustentabilidade, consultor da Revista Econômica do Nordeste (REN) e membro da Comissão de Ética do BNB.
Roberto Kishinami
Conselheiro Consultivo


Físico pela Universidade de São Paulo, onde obteve seu mestrado. É especializado em planejamento energético, com ênfase em usos industriais de energia elétrica e de combustíveis. Foi diretor executivo do Greenpeace no Brasil, de 1994 a 2001, e na última década tem atuado como consultor de empresas de energia, de biocombustíveis e grandes indústrias, nos temas planejamento energético, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, análises de ciclo de vida para redução dos conteúdos de carbono, água e energia de produtos e serviços
spacer
Pesquisar
 

spacer