ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Consultores Associados
Fabiana Barbi
Socióloga, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e York University (Canadá). Tem experiência em pesquisa e consultoria nas áreas de políticas públicas, mudanças climáticas, compras públicas sustentáveis e educação ambiental. Foi assessora de projetos do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado da América do Sul, atuando em projetos relacionados a compras públicas sustentáveis, construção sustentável, energias renováveis e mudanças climáticas. Professora em universidades particulares em Jundiaí e Campinas na graduação e pós-graduação em Gestão Ambiental. Revisora da Revista Ambiente e Sociedade. Atualmente é doutoranda em Ambiente e Sociedade no Nepam/Unicamp e consultora do ICLEI, atuando em cursos e treinamentos e na elaboração e revisão de estudos.
Renata Portenoy
Arquiteta pela Universidade Mackenzie de São Paulo (1997). Mestre em Gestão Ambiental Metropolitana pela Universidade de Buenos Aires em Convênio com a Escola Politécnica de Milão, Itália (2002).                                      
Desde 2003 se dedica a projetos de sustentabilidade, tendo atuado principalmente nas áreas de compras públicas sustentáveis (CPS), construções sustentáveis, gestão de resíduos, gestão ambiental de empresas, projetos de uso e descarte racional de papel e educação ambiental com jovens e crianças.
Como consultora do ICLEI participou dos projetos “Implementando CPS no Estado do Rio de Janeiro” (2011) e “Implementando CPS no Estado da Bahia” (2010). Para o projeto “PoliCS – Politicas de Construções Sustentáveis” (2009) elaborou o “Estudo de Caso sobre o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Montevidéu” e realizou o diagnóstico  “Barreiras e oportunidades para a Construção Sustentável em Montevideo”. Ainda para o ICLEI traduziu o manual “Construindo Cidades Verdes: como criar políticas de construções sustentáveis” (2011) e o “Guia de Compras Publicas Sustentáveis” (2006).
Realizou também consultorias para o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Faculdade Getúlio Vargas - GVCes nas áreas de produtos, compras e licitação sustentáveis e mudanças climáticas.
Atualmente é tutora do curso de educação a distância “Compras e Contratações Públicas Sustentáveis na Administração Federal” realizado em parceria pelo ICLEI e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2011).
Andreas Marker
Alemão, doutorado em geologia econômica pela Universidade Técnica de Aachen, na Alemanha, é atualmente sócio-gerente da empresa de consultoria Synergia, dando assessoria ao  ICLEI no âmbito do gerenciamento da Rede Latinoamericana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados – ReLASC. Desde 2003 presta serviço através da Synergia para a Agencia  Alemã de Cooperação Técnica, a União Européia e atua no setor privado,  no Brasil e em outros paises Latino-americanos no âmbito da remediação e revitalização de áreas contaminadas, da  proteção do solo e da gestão ambiental urbana. Foi coordenador executivo da contribuição alemã ao Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha “Gestão de Áreas Contaminadas em São Paulo” junto a agencia ambiental do Estado de São Paulo CETESB entre 1993 e 2003. Foi professor visitante na Universidade Federal da Bahia entre 1989 e 1992 sob contrato da Sociedade Alemã de Pesquisa - DFG e do CNPq. Coordenou projetos no âmbito da utilização de rejeitos da mineração e da exploração de recursos minerais junto à empresa privada e ao Ministério de Pesquisa e Tecnologia da Alemanha, em vários paises da Ásia, África e no Brasil a partir de 1980.
spacer
Pesquisar
 

spacer