ICLEI Local Governments for Sustainability
About ICLEI
Principal O ICLEI Membros Patrocinadores Programas Serviços Notícias e Eventos Contatos
spacer
Parcerias Locais de Metano para a Redução de Emissões em Aterros Sanitários no Brasil – M2M
O ICLEI-LACS irá contribuir para o objetivo geral da Parceria Metano para os Mercados (M2M) com o desenvolvimento de ações de cooperação internacional para reduzir a emissão de Metano e encorajar o uso de fontes de energia limpa.  O projeto, que está sendo implementado até o final de outubro de 2009, é financiado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos (EPA) e tem o ICLEI - Estados Unidos como parceiro. Três governos locais brasileiros serão escolhidos como cidades modelo para a sua implementação.

O objetivo principal do projeto é reduzir as emissões de metano de aterros sanitários e promover o uso do biogás para a geração de energia. Os governos locais selecionados receberão ferramentas e treinamentos necessários para adotar políticas e medidas eficazes, implementar programas de recuperação de metano e gerar energia renovável.

Com base nas três cidades selecionadas, um Guia sobre o Uso e a Implementação do Metano em Aterros Sanitários será elaborado. Esse documento servirá como referência para que outros municípios possam implementar medidas eficazes de redução da emissão de metano e geração de energia renovável. Nesse guia, serão identificadas opções tecnológicas para aterros sanitários municipais, descritas barreiras comuns enfrentadas pelos municípios na implementação de políticas de geração de energias renováveis e recomendações “passo a passo” sobre a implementação de ações para combater emissões de gás metano.

No final do projeto, um Workshop temático será organizado para lançar o “Guia de Uso e Implementação de Metano em Aterros Sanitários” e para o treinamento de funcionários municipais e eleitos locais sobre as oportunidades e projetos para seus aterros sanitários e manutenção de resíduos sólidos. Os convidados serão municípios selecionados, entidades estaduais e nacionais, importantes atores (outros parceiros do Metano para Mercados, outras ONGs) e setor privado. Será uma valiosa oportunidade para a troca de experiências sobre o tema.

Após a finalização do projeto, eventos serão organizados para que atividades relacionadas à redução da emissão de metano e geração de energias renováveis sejam implementadas em outros municípios e para garantir a continuidade das ações iniciadas durante a execução do projeto.
spacer
Pesquisar
 

spacer